Projeto integrador cbc
A CBC ( Companhia Brasileira de confecções) foi uma empresa que passou por varias etapas no seu desenvolvimento, desde começar com pouco capital e muita força de vontade, a se tornar uma referencia no mercado de confecções e após sofrer instabilidade por demonstrar desatualização e desorganização. ……. 3 5. CONSIDERAÇÕES ……. 5 6 O mundo capitalista contemporâneo está inserido em um ambiente onde a competitividade aumenta a cada dia que passa, independentemente do mercado. Esta percepção é muito clara quando se compara o presente com o passado.
A mesma sensação pode ser percebida quando são comparados países menos desenvolvidos, caso do Brasil, com outros mais desenvolvidos. De uma forma sistêmica a impressão também pode ser a mesma ao se comp Swipe to view next page comparar uma região isolada do Brasil, como é o caso do Amazonas, com as regiões mais desenvolvidas. Criatividade, profissionais qualificados, qualidade de produtos e atenção às tendências da moda são os principais requisitos do negocio de uma empresa de confecção como CBC.
Em um mercado sazonal e bastante competitivo, roprietários de marcas afirmam que buscar o diferencial é fundamental para sobreviver à concorrência. Os produtos CBC podem ser variados como de toda empresa de confecção, vindo de lingerie ate roupas como camisas, causas etc. , além de produtos importantes como linhas de créditos. A CBC possuiu um mercado rentável composto por lojistas e ate clientes finais, estes são os responsáveis diretos pelo consumo de produtos.
E que tinham a mesma como referencia no mercado de confecções por confiar em sua qualidade, absorvendo rapidamente seus novos lançamentos permitindo a CBC lançar modas mudar estilos de uma eraçao. A CBC começou quando Claudio, gerente de uma das mais conceituadas lojas de modas da capital, decidiu largar tudo e se juntar a Marcel, experiente nas técnicas industriais de confecções, para seu próprio negocio pensando na mistura perfeita entre administração e técnica. Enquanto a sociedade durou ativa essa foi uma combinação perfeita.
O sistema organizacional da CBC De inicio todas as tarefas organizacional era dividido entre 2(dois) sócios, Claudio e Marcel, onde Claudio já adaptado e com grande experiência na rotina administrativa, tomava toda decisão burocrática e financeira da empresa. Já Marcel dotado de experiência da indústria parisiense de confecções, ficava com a parte operacional dotado de experiência da indústria parisiense de confecções, ficava com a parte operacional apenas se preocupando em como produzir mais gastando menos, como cumprir um compromisso de entrega provavelmente estipulado por Claudio.
Podemos perceber uma organização muito centralizada, talvez por Claudio ser auto confiante e Marcel muito técnico não se aproximando do setor administrativo, a empresa dependia muito da criatividade Claudio e da competência de executar de Marcel. Não havendo troca de conhecimento entre os dois limitando cada um a sua área. Dessa forma a empresa cresceu e se tornou referencia no setor de confecções do país, tendo quase 500 (quinhentos) funcionários e possuindo clientes em todo território nacional.
Tendo assim necessidade de remodelar o setor de produção e o comercial, foi assim aberta 5(cindo) vagas nas diretorias comercial, técnica, industrial, financeira e administrativa. Os diretores foram escolhidos entre os funcionários que mais se destacaram e de grande confiança, Claudio assim se tornou o Diretor Presidente e Marcel Diretor Superintendente. O planejamento da CBC é parecido com os da maioria em seu setor comercial, sempre voltado para as estações, sendo assim são planejados produtos para inverno, primavera, verão e outono o que se tratava de períodos de 4 (quatro) meses.
Seus estoques são renovados, seus modelos atualizados de acordo com a estação. Não se vê planejamentos futuros, limitando assim a empresa a acontecimentos do presente, ou seja, tomadas decisões de acordo que fossem acontecendo as variações internas e externas. Todas até então acertadas pela sensibilidade e competência de Claud variações internas e externas. Todas até então acertadas pela sensibilidade e competência de Claudio que sabia levar a empresa como ninguém com decisões rápidas e objetivas.
O sistema de direção da CBC O sistema de direção da CBC também é muito centraliza, não são aceitas sugestões por parte dos funcionários, assim não tem como saber dentre eles se havia pessoas habitas para assumir novos cargos ou até mesmo substituir alguém em caso de grande necessidade ou desagrado. Talvez por verem que as relações entre os diretores eram bem harmoniosas, achavam que não havia necessidade de capacitar substitutos. A palavra final sempre era do Diretor Presidente,Claudio, nem os diretores muito menos os funcionários tinham tomada de decisão.
Claudio aparecia como absolutista e os diretores como os comandados que acatavam suas ordens fielmente e dependiam muito disso para a estabilidade da empresa. Quando um empregado comete um erro por motivos de negligência ou falta de atenção provavelmente era chamada atenção e punido pelos seus próprios chefes metódicos. Claudio não encorajava os seus colegas de diretoria a cultivar a arte de analisar alternativas e tomar qualquer decisão tudo cabia a ele. Os erros por tentativa de melhorar o processo era erro gravíssimo pois estava tentado mudar os métodos e padrões estipulados pelo Direto Presidente.
Todas as decisões são tomadas nos níveis gerenciais principalmente por Claudio. Este era dominador de tudo, cabendo aos demais fazerem a leitura do que estaria acontecendo passar para ele e esperar uma decisão para executar. Isso era cômodo pois achavam que Claudio sempre estaria ali tirando de sua decisão para executar. Isso era cômodo pois achavam que Claudio sempre estaria ali tirando de suas costas (os diretores) tal responsabilidade. O Sistema de controle da CBC Claudio delegava deveres aos seus diretores que por sua fez delegavam e monitoravam os seus deveres junto ao corpo operacional da empresa.
Todos seguiam uma ordem de hierarquia estável e estática. Por isso quando Claudio adoeceu as regras foram forçadas a mudar, não se tinha ninguém capaz de assumir em dar ordem e nem de receber. Ver que Claudio adoeceu desestabilizou por completo o sistema de controle da CBC. Marcel foi eleito para assumir o lugar de Claudio talvez por ser o mais experiente ou o mais antigo, de certo Marcel não era habituado a burocracias, nem a rotinas administrativas Marcel é muito técnico. Começa assim uma falta de controle na empresa já que Marcel teve que assumir seu sócio, sua vaga de diretor superintendente também ficou em aberto.
Não tinha ninguém capaz de assumir e todos cobiçavam o cargo. Não havia preparo para tal situação e nem Marcel era capaz de assumir o lugar deixado por Claudio. Na hora da grande expansão da empresa houve uma política de motivação dos empregados com esperança de crescimento dentro da empresa, pois Marcel e Claudio escolheram dentro do seu corpo de funcionários 5 (cinco) para compor suas diretorias. Mais após esse evento não houve mais relatos de motivação aos seus funcionários que não podiam opinar muito menos tomar decisões, tornando assim difícil a esperança de crescimento por capacidade profissional.
Não se sabe se houve métodos de recompensas na li ução e vendas, mas também na Não se sabe se houve métodos de recompensas na linhas de produção e vendas, mas também na se sabe se houve métodos de recompensas na linhas de produção e vendas, mas também nada se sabe a nível de puruçao. O sistema de controle da CBC era muito estável enquanto toda a Família CBC estava completa, com a ausência de Claudio e vaga de Marcel aberta tudo saiu de fluxo natural, dando lugar a desordem. E para piorar alguns dos melhores técnicos e alguns gerentes com muitos anos de casa decidiram deixar a organização quase ao mesmo tempo.
Avaliamos a capacidade gerencial de Claudio e de Marcel deficiente, já que souberam executar seus planos transformando o sonho de uma pequena confecção numa grande empresa no setor. Mas pecaram em achar que a centralização de tudo em volta deles e seus diretores eram suficientes como se a Família CBC fosse eterna. Não capacitando e nem dando oportunidade a novos lideres ficaram vendidos quando um se ausentou. A grande preocupação com presente fez com que não olhassem para o futuro causando todo um colapso interno na grande CBC.
Considerações finais Podemos aprender com a determinação e profissionalismo de Claudio e Marcel em executar seus planos, Claudio se demonstrou com grande visão comercial, pois acertou na maioria de suas decisões, mas errou administrativamente, não prevenindo sua ausência e ate mesmo não preparando substituto capaz de assumir a responsabilidade de tomar decisões em seu lugar. Alem de ter acostumado os demais aceitarem ordem apenas dele, fazendo difícil a aceitação de utros em lugar. O ideal era desde o inicio criar uma rotatividade de setor fazendo que cada diretor e gerente conhecessem um pouco mais dos demais setores da empresa.
Delegando tam sabilid mais dos demais setores da empresa. Delegando também responsabilid e gerente conhecessem um pouco mais dos demais setores da empresa. Delegando também responsabilidades de tomarem decisões se essa fosse uma decisão clara de melhoria pra empresa. Ouvir os funcionários é fundamental assim pode saber o que se passa nas outras esferas da empresa, podendo prevenir ou ate corrigir eventuais falhas. Estabelecendo ordem, não nunca o absolutismo. A contratação de um consultor foi mais uma decisão inteligente de Claudio.
Este seria capaz de avaliar a real situação da empresa sem a preocupação com interesses próprios. Nessa situação o que a CBC precisa é de experiência organizacional, que um consultor trará com uma visão de fora. Como consultor poderia recomendar novas contratações para substituir as perdas profissionais, fazer uma pesquisa de atualização no mercado, reorganizar a estrutura de hierarquia, montar cursos de capacitação profissional. Criar fóruns e debate sobre melhorias para empresa entre os funcionários, isso é fundamental, descentralizar as funções, lembrando que a CBC é todos que nela trabalham.