Psicologia juridica
FACULDADE COMUNITÁRIA DE CAMPINAS UNIDADE I CURSO DE DIREITO ALEIR ALVES – RA: IMELDE CV • RA MARCELA J c F – RA: MÁRCIO J F – RA: PALLOMA SANTOS – RA VALERIA – RA Psicologia juridica Psicopatologias ors to view nut*ge PSICOPATOLGIA TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC) O Toc é um transtorno psiquiátrico bastante comum, que se caracteriza pela presença de obsessão e ou compulsões severas que ocupam boa parte do tempo do paciente, na execução do ritual, causando desconforto e comprometimento do seu desempenho profissional ou escolar e seus relacionamentos nterpessoal.
Pode ser leve ou severo o suficiente para incapacitar seus portadores. Manifestações mais comuns são: Necessidade repetida de lavar as mãos ou objetos como louças, fazer verificações e contagens. Obsessão: tem a mente invadida por pensamentos , pa avras ou frases que não conseguem afastar mesmo que achem absurdas . Isso pode durar horas durante o dia . É comum terem medo exagerado e por isso evitarem tocar em trincos de portas , sofás , moveis ,dinheiro corrimão de escadas ou frequentarem lugares considerados sujos ou contaminados
Toc é um transtorno crônico que muitas vezes se inicia na infância e acomete principalmente indivíduos jovens ate 30 anos. Acomete levemente mis mulheres, sempre vem acompanhado de muita angustia aflição, sentimento de Impotência, diminuição a auto-estima e eventualmente depressão. Muitos pacientes têm vergonha de seus rituais ou de seus pensamentos obsessivo, e por isso procuram esconde-los de seus familiares e das demais pessoas para realizar os atos que eles mesmo consideram a absurdos .
Os familiares não toleram as manifestações do Toc ue interferem de forma acentuada nas rotinas da própria familia do paciente. Os tratamentos mais efetivos no momento incluem o uso de certos medicamentos, inicialmente utilizados no tratamento da depressão, que posteriormente se descobriu serem efetivos também do TOC, e algumas técnicas psicoterapias chamadas de cognitivas e comportamentais. Ex: O cantor Roberto Carlos sofre de toc, tem compulsão pela cor azul, para ele tudo tem que ser nesta cor.
PSICOPATOLOGIA TRANSTORNO BIPOLAR No passado, o transtorno bipolar era conhecido pelo nome de psicose maníaco-depressiva, uma doença psiquiátrica aracterizada por alternância de fases de depressão e de hiperexcitabilidade ou mania. Nesta fase, a pessoa apresenta modificações na forma de pensar, agir e sentir e vive num ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes como sair comprando compulsivamente tudo o que vê pela frente, ou então investindo em empreendimentos acreditando que renderão lucros vertiginosos de ou envolvendo-se em experiências perigosas sem levar em conta o mal que podem causar.
Não devemos confundir transtorno bipolar com as alterações de humor motivadas por dificuldades cotidianas estressantes, ois estas são momentâneas e tendem a desaparecer quando as dificuldades são resolvidas. Os sintomas são a mudança do comportamento de euforia para depressão ou vice-versa é súbita, mas o indivíduo não percebe esta alteração ou a atribui a algum fator do momento, pois o e a capa indivíduo não percebe esta alteração ou a atribui a algum fator do momento, pois o senso crítico e a capacidade de avaliação objetiva das situações ficam prejudicadas ou ausentes.
O tratamento mais indicado atualmente é uma combinação de medicamentos com psicoterapia. A diagnóstica precoce aliada a uma terapêutica adequada e um bom caminho para a melhoria e manutenção da qualidade de vida do portador desse distúrbio. Ex: Kurt Cobain (guitarrista e vocalista da banda niwana ) era portador do transtorno bipolar , morreu em 1994 em Seattle USA , devido ao seu transtorno e ao uso de drogas ele cometeu suicídio .
SINDROME DO ESTOCOLM PAGF uma necessidade ,inicialmente inconsciente , a pessoa passa a ter uma Idéia errada de que não há como escapar da situação , e começa a aceitar as regras impostas e assim garantir uma equena parcela da sua integridade , este estado psicológico não é tão raro quanto pensamos , pode se desenvolver em caso de cárcere privado , mulheres e crianças submetidas a violência domestica e familiar , como mulheres que são agredidas pelo marido e continua a ama-los e defende-los , crianças que são abusadas sexualmente por um familiar em um certo período de tempo , lógico não são todos os casos que isso se desenvolve , mas para aqueles que isso ocorre o tratamento é terapias com psicólogos ou dependendo da gravidade com siqu•atra e compreensão de seus familiares . Exemplo de um caso foi o do seqüestro da filha de Sílvio Santos, Patrícia Abravanel, que, ao dar entrevistas, lembrava com afeto dos seus captores). Outro caso Patty Hearst, após ser seqüestrada durante um assalto a banco realizado pela organização militar politicamente engajada (o Exército de Libertação Simbionesa). Depois de libertada do cativeiro, patty juntou-se aos seus captores, indo viver com eles e sendo cúmplice em assalto a bancos. BIBLIOGRAFIA WWW. BRASILESCOLA. COM. BR