Etnias do sul de angola

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇÃO O termo Nheneca-Humbe, é utilizado parar designar um conjunto de etnias do sudoeste de Angola Localizado ao longo do curso do rio cunene, na sua maior parte na provincia da Hulla. Esta etnias combinam a criação de gado bovino com uma agricultura geralmente destinada a mais alta substância do que a comercialização. Cada etnia Mwila Handa etc„ tem a sua identidade social e suas características culturais e linguísticas próprias, e elas não se consideram como fazendo parte de um conjunto abrangente.

A maior parte dos Nhaneca-Humbe, aderiu o cristianismo redominante a igrej A escolarização fez p res ors nacional. uma parte nifi S”ipe to view cidades. Abandonad de vida tradicional. o período colonial. ua a baixo nível er nas vilas e parte o seu modo O cortejo do boi sagrado praticado em parte mais tradicional da região, tem de acordo com alguma parte a sua origem no curto do boi. DESENVOLVIMENTO A população do planalto da Huila, resultou de da fusão de vários grupos étnico, cujas mgraçbes se sucederam no período em que estamos a estudar.

A sucessão provável da chegada parece er sido as seguintes: Nhanecas, Tchipungos, Humbes e Handas. No inicio do Imbangala que devido provavelmente ao facto de possuírem melhores condições de armas, nomeadamente de fogo, se impuseram à população que ai se organiza Swlpe to vlew next page organizava. Outros grupos preferiram emigrar para sul, evitando o choque com os recém-chegados. Os Imbangalas constituíram dois novos reinos o da Huila e o de Lunkumbi, este governado por Humbi-lnene. O mais extenso era contudo o da Huila, impondo a sua autoridade até ao rio cunene e região litoral.

O nome Nganga de origem imbangala aparece frequentemente entre os chefes destes estados comprovando-se a relação entre as famílias aristocráticas reinantes e os imbangala. Conhece-se no século XVII o ohamba da Hila, canina, que em 1787 governava ainda uma vasta região. Contudo depois da sua morte, o reino foi dividido em varios sobados: Jau, Huila, Kihita Ngambue, Tchilengue e Tchipungo. O soba do Jau estendia a sua autoridade sobre vários grupos de Herero, como atrás. – A PRODUÇÃO: Quando chegaram ao sul, os Nhaneca Humbe constituíam trios e ada uma era o conjunto de vários clãs de pastores, agricultores e artesãos.

Cultivavam massango e massambala, algum milho, feijão, ginguba e abóboras. Os instrumentos agrícolas e as armas eram de ferro, extraído e fundido pelos homens. Estes cabiam ainda as tarefas de desnatação e criação de gado. As mulheres cavavam, semeavam e limpavam as ervas. O conjunto de casas de uma família eumbo_compreendia não só as casas do homem e suas mulheres, mas ainda as lavras de cada mulher e marido. O gado era a grande riqueza familiar, os maiores criadores de ado contratavam pastores para tomar conta das manadas de bois. O gado servia especialm contratavam pastores para tomar conta das manadas de bois.

O gado servia especialmente como meio de troca ou como bem de prestígios para os seus donos. A agricultura fornecla a base da alimentação, guardando-se uma parte da produção anual que servia para os anos de seca ou para troca. Os homens também caçavam enquanto as mulheres pescavam no rio com nassas e armadilhas. Os artesãos produziam objectos de ouro, ferro, madeira e barro, vestuário, vasos para o leite e cerveja, tambores, cestos, panelas Contudo não havia ainda uma grande especialização nestas tarefas, a divisão do trabalho processou-se entre os sexos.

A existência de excedentes permitiu trocas entre as tribos e com outros povos vizinhos. O sal, os cereais, as armas, instrumentos de ferro e adornos (cochas) eram alguns do produtos trocados. -AS CLASSES O ESTADO A propriedade fundiária entre os Nhaneca-Humbe, era comunitaria: as terras eram do clã, mas os instrumentos eram do homem ou da mulher que os utilizava; contudo, o gado foi se tornando propriedade individual. A medida que a propriedade e bens imóveis aumentava, começou a surgir contradlçbes entre o direito matrilinear e os interesses dos filhos das famílias aristocráticas em receberem os bens do pai.

Na sucessão ao trono verificavam-se conflitos desse tipo-os filhos contestavam a herança aos tios ou primos do lado materno. Além dos aristocratas que tinham poder político, militar e religioso, havia os camponeses e os artesãos. Sabemos que a agricult PAGF3rl(FS tinham poder político, militar e religioso, havia os camponeses e os artesãos. Sabemos que a agricultura era a ocupação só as mulheres. Havia ainda escravos resultantes das guerras, de crimes pratlcados, ou de dlVidas contraídas. Contudo tratava-se duma escravidão patriarcal que conhecemos de outras regiões já estudadas.

O chefe máximo das tribos Nhaneca•Humbe era o ohamba que governava com ajuda de um conselho de velhos. Quando se constituíram os reinos, foi escolhido um dos ohamba para rei. Na sua ombala (residência real), ele vivia rodeado dos seus familiares, ministros, criados, escravos, caçadores, cozinheiros, etc. Recebia presentes dos seus súbditos em certas épocas do no, dos povos vizlnhos que aceitavam que aceitavam a sua supremacia, recolhia impostos e em consequência das guerras em que se envolvia tinha direito ao saque obtido sobre os vencedores.

A sucessão no puder era regulamentada pelo direito patrilinear, mas isso não impedia que por vezes houvesse conflitos por oposição de outros familiares. Os reinos eram divididos em omikunda, províncias governadas pelos chefes de famílias aristocráticas, muitas vezes parentes próxmos do ohamba. Este tlnha ainda poderes máglcos, competindo-lhe, cumprir os rituais necessários para atrair a huva e proteger o país das invasões estrangeira. Competia ainda chefiar os guerreiros em tempo de combate.

Devido aos assaltos frequentes que estes reinos sofreram por parte dos vizinhos e dos portugueses, foram construídos recin PAGF frequentes que estes reinos sofreram por parte dos vizinhos e dos portugueses, foram construídos recintos amuralhados, como o de ossi, a fim de proteger as populações desses ataques. CONCLUSÃO predominante a igreja catolica, no decorrer do período colonial. A escolarização fez progressos lentos e continua a baixo nível nacional. Uma parte significativa passou a viver nas vilas e cldades.

Abandonado completamente ou em parte o seu modo PENSAMENTO Dois pensamentos oposto não podem ocupar a mente ao mesmo tempo (Anónimo) AGRADECIMENTO Em primeiro lugar, queremos agradecer a Deus, que tudo tem feito por nos. Em segundo lugar viemos por uma honra especial, agradecer a direcção da escola por ter nos concedido este trabalho tão valloso. Não esquecendo os nossos familiares que têm sido tão bons por cada um de nós, aos nossos colegas pela vossa camaradagem DEDICATÓRIA Dedicamos este trabalho a es que ao longo dos

Tecnicas de negociação

0

PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO O processo de negociação trata fundamentalmente das entradas, processo em si, saídas e feedback dentro da negociação.

Read More

Nenhum a menos

0

Sofistas Os sofistas foram os primeiros filósofos do periodo socrático. Eles se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam

Read More