Sociedade tecnologia e ciencia

Categories: Trabalhos

0

Evolução Histórica da Actividade Económica A actividade económica das primeiras comunidades era muito simples. Com efeito, o Homem, para satisfazer as suas necessidades essenciais, limitava-se a caçar, pescar e recolher frutos e raízes – era um recolector. Uma vez esgotados estes recursos deslocava-se para outro local – era um nómada. Passaram-se muitos milhares de anos. Há cerca de IO 000 anos, a descoberta da agricultura e a criação de animais provocaram grandes transformações na vida do Homem.

A agricultura e a riação de gado são r do Homem. Estas novas passasse a ser Swipe to page so de sedentarismo que o Homem um produtor. Assim se toram criando condições para que se produzisse um excedente de alimentos relativamente às necessidades e estes tornaramse objectos de troca entre os homens — revolução neolitica. Houve evolução na agricultura e criação de gado motivada pelo melhoramento dos instrumentos de trabalho – foram descobertos nesta altura e utilizados metais como o cobre, o bronze e o ferro contribuindo para esta evolução.

A criação de excedentes está, contudo, na origem do aparecimento de desigualdades sociais isto porque a apropriação dos excedentes irá divisões irão dar origem ao Estado, forma de organização politica para manter a ordem. A actividade economica que passou a basear-se, em grande parte, no trabalho de escravos, originou a acumulação de riquezas. Depois este modelo estagnou devido ? decadência da produção. Os proprietários não utilizavam novas técnicas de produção devido à aparente rentabilidade da mão-de-obra dos escravos.

Com o fim o Império Romano do Ocidente, a economia europeia sofreu profundas modificações. A circulação dos homens e as comunicações comerclals tornaram-se mais difíceis. As relações comerciais, marítimas e terrestres diminuíram e a produção agrícola e artesanal passou a limitar-se às produções de auto-subsistência, consumidas nos domínios. Aqui se iam definindo relações de dependência entre os homens. Criava-se a sociedade feudal. Neste novo tipo de sociedade os servos tomam o lugar dos escravos na manutenção das explorações agrícolas.

Os servos eram obrigados a entregar aos senhores feudais prestações em espécies de rendas dinheiro. Estes cada vez exigiam mais e assim os servos sem condições de sobrevivência devido ao facto dos senhores feudais ficaram com excedente da produção todo, migraram em massa para as cidades. O suporte de toda a actividade económica – o trabalho dos servos actividade económica – o trabalho dos servos – enfraquece e o sistema entra em crise. Na Idade Média o comércio desenvolveu-se e as cidades cresceram.

Surge um novo grupo que nriquece e se desenvolve junto à nobreza – a burguesia. A burguesia surge ligada a novas actividades da cidade, actividades não agrícolas, como o artesanato, indústria primitiva (minas, trabalho de lã, metalurgia). É a vida urbana que vai permitir as primeiras manifestações de capitalismo na Idade Média, pelo menos na sua forma de capitalismo comercial. efeito, é o comércio que, apoiado numa indústria nascente, permite a acumulação de excedentes, que formam a base do poder da burguesia.

Estavam lançadas as bases da sociedade capitalista que constitui oje o modo de organização social dominante e se caracteriza por: propriedade privada dos meios de produção, dos resultados da produção, produção essa para venda, com o objectivo de obter um lucro e utilização da força do trabalho assalariado durante o processo produtivo, mediante uma remuneração – o salário. O captalismo não deixou de evoluir até aos nossos dias tendo já ultrapassado a dimensão nacional. Efectivamente o cenário económico é, hoje, o de mundialização e interdependência entre as economias.

Corrosão microbiologica

0

CORROSAO MICROBIOLOGICA CONCEITO A corrosão é chamada microbiológica quando um processo de corrosão é acelerado pela presença de organismos vivos

Read More

Amperes – fisica 3

0

FLAVIO SAN OS Física 3 – Lei dos Amperes Rio de Janeiro Novembro 2011 Sumário: 1 – História 2- Lei

Read More