Psicomotricidade na educação infantil.docx transferido co

Categories: Trabalhos

0

A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos ffsicos, mental, afetivo-emocional e socio-cultural, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educando. A psicomotricidade como ciência da educação, enfoca a unidade educando o movimento, ao mesmo tempo em que focaliza as funções intelectuais da criança.

As primeiras evidências do desenvolvimento mental são as manifestações motoras, durante a primeira infância at 0 função imediata dod en O corpo é sempre u noção de espaço, e a preparo para as oper a inteligência é a uscular. qu criança tenha uma s corporais há um , através da própria filosofia, que a criança é o ser mais lógico que existe. A lógica repousa na coordenação geral das ações antes de formar-se o Plano da linguagem. M Sabe-se que a vida é movimento e o gesto humano é uma das primeiras manifestações de expressão e de comunicação entre o ser e o meio em que ele vive. O exercício das atividades motoras pela criança, além de exercer papel predominante no esenvolvimento somático e funcional, estimula e desenvolve as suas funções psiquicas. Eis a razão de ser a educação do corpo como instrumento e como fator de equilíbrio geral do organismo.

Essa educação corporal está ligada às atividades psicomotoras que caracterizam a criança em desenvolvimento, todas as cri SWipe to page crianças normais e sadias apresentam possibilidades de educar as potencialidades psicomotoras através dos meios que a educação fisica lhes oferece, sendo importante começar o mais cedo possível, respeitando a idade cronológica, os limites fislológicos e s princípios e fundamentos psicopedagógicos da criança.

A coordenação geral necessita de uma perfeita harmonia de jogo muscular, que, em repouso e em movimento, não alcança seu desenvolvimento definitivo senão aos 15 anos de idade, o que facilita sua educação precoce e progressiva. A coordenação geral apresenta dois aspectos diferenciados: coordenação estática (repouso) e coordenação dinâmica (movimento).

A coordenação estática estabelece função com o tônus e permite a conservação voluntária das atividades, como, por exemplo, as tividades de ginástica, que além de possibilitarem a liberdade de expressão e criação, proporciona na criança o conhecimento das suas capacidades corporais. Já a coordenação dinâmica é a colocação de ações simultâneas de grupos musculares diferentes, como, por exemplo, correr, saltar, arremessar, etc.

Ambas as coordenações estão subordinadas á maturação do sistema nervoso e á idade, portanto, graduando os exercícios de acordo com a idade cronológica de cada criança, o seu desenvolvimento motor estará sendo trabalhado, evitando fadiga e o aborrecimento. Esse é o resultado de todo o dinamismo da criança, tanto da atividade corporal quanto da que se refere somente a seus movimentos manuais. A função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão intimamente ligados na criança.

A psicomotricidade vem justamente destac 10 desenvolvimento afetivo estão intimamente ligados na criança. A psicomotricidade vem justamente destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade, e facilitar a abordagem global da cnança por meio de uma técnica. Há dois tipos de motricidade: ampla (que é o movimento dos grandes úsculos) e a fina (que é o movimento dos pequenos músculos).

A motricidade ampla se compõe pelas seguintes capacidades: a capacidade de rolar o próprio corpo de uma maneira controlada, capacidade de sentar ereto em posição normal, engatinhar com as mãos e os joelhos de maneira uniforme e coordenada, capacidade de andar ereto, de maneira coordenada sem apoio, a capacidade correr, arremessar um objeto o mais longe possível, passar um objeto para o companheiro, receber algo com o uso de uma ou ambas as mãos, rebater e quicar. A motricidade fina se baseia no desenvolvimento conseguido través de anos de existência que vai se aperfeiçoando, passando a ser condutas permanentes.

Para tanto se trabalha atividades de recorte e colagem, dobradura, junção (perfuração), desenho, construção, pintura a dedo, pintura com pincel, modelagem, dramatização. Os movimentos expressam o que sentimos, nossos pensamentos e atitudes que muitas vezes estão arquivadas em nosso inconsciente. Estruturas o corpo com uma atitude positiva de si mesma e dos outros, a fim de preservar a eficiência física e psicológica, desenvolvendo o esquema corporal e apresentando uma variedade de movimentos.

Através da ação sobre o meio fisico com o meio social e da interação como ambiente social, processa-se o desenvolvimento e a aprendizagem do interação como ambiente social, processa-se o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano. É um processo complexo, em que a combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais, produz nele transformações qualitativas. para tanto desenvolvimento envolve aprendizagem de vários tipos, expandindo e aprofundando a experiência individual.

O professor deve estar sempre atento às etapas do desenvolvimento do aluno, colocando-se na posição de acilitador da aprendizagem e calcando seu trabalho no respeito mutuo, na confiança e no afeto. Ele deverá estabelecer com seus alunos uma relação de ajuda, atento para as atitudes Diante desta visão, as atividades motoras desempenham na vida da cnança um papel importantíssmo, em multas das suas primeiras iniciativas intelectuais. Enquanto explora o mundo que a rodeia com todos os órgãos dos sentidos, ela percebe também os meios como quais fará grande parte dos seus contatos.

Portanto, a educação psicomotora na idade escolar deve ser antes de tudo uma experiência ativa, onde a criança e confronta com o meio. A educação proveniente dos pais e do âmbito escolar, não tem a finalidade de ensinar à criança comportamentos motores, mas sim permite exercer uma função de ajustamento indivldual ou em grupo. As atividades desenvolvidas no grupo favorecem a integração e a socialização das crianças com o grupo, portanto propicia o desenvolvimento tanto psíquico como motor.

Os movimentos, as expressões, os gestos corporais, bem como suas possibilidades de utilização (danças, jogos, esportes… ), recebem um dest corporais, bem como suas possibilidades de utilização (danças, jogos, esportes… , recebem um destaque especial em nosso desenvolvimento fisiológico e psicológico. Diante disso, percebe-se a importâncla do trabalho da psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem, pois a mesma está intimamente ligada aos aspectos afetivos com a motricidade, com o simbólico e o cognitivo.

A educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na escola primária. Ela condiciona todas as aprendizagens pré-escolares e escolares: leva-se a criança a tomar consciência do corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, há dominar o tempo, a adquirir habilidade suficiente e oordenação de seus gestos e movimentos. A educação motora deve ser praticada desde o início da infância e conduzida com perseverança, permite prevenir certas inadaptações difíceis de melhorar, quando já bem estruturadas. (LE BOUCH, 1966, p. 4). O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento o comportamento psicomotor. Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica.

A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio socio-afetivo Desde o inicio da vida, conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo Desde o inicio da vida, a crianças passa pela fase de vivência corporal. Ela trabalha seu corpo em busca de repostas. Nesse eríodo, a criança, através da movimentação, vai enriquecendo a experiência de seu corpo, ampliando as potencialidades motoras espontâneas e coordenadas.

Considerando a criança como ser integral desse processo, cabe a escola criar o máximo de situações onde ela interaja de maneira atrativa e prazerosa, com atividades que favoreçam o seu amadurecimento psicomotor. É através da atividade psicomotora, principalmente nos jogos e atividades lúdicas que a criança irá explorar o mundo que a cerca, diferenciando aspectos espaciais, reelaborando o seu espaço psíquico, Igações afetivas e domínio do seu corpo.

Se o professor desenvolve sua pratica tendo por referência teórica a idéia de que o conhecimento é construído pelo aluno em situações de interação, precisará dispor de estratégias que ajudem a compreender o que cada um já traz consigo, elevando suas potencialidades, sendo de grande importância a escolha das atividades curriculares. Elas devem contemplar a psicomotricidade a partir de uma relação entre o conhecimento prévio do professor frente às etapas do desenvolvimento motor infantil.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A psicomotricidade é um elemento pedagógico que contribui ara o desenvolvimento infantil, auxiliando no reconhecimento de desajustes motores. Além de fazer com que a criança passe a reconhecer o seu próprio corpo e interagir com o mundo a sua volta. A partir desta pesquisa, da análise dos benefícios que a psicomotricidade pode oferecer nas aulas de Edu PAGF 10 pesquisa, da análise dos benefícios que a psicomotricidade pode oferecer nas aulas de Educação infantil, chega-se a conclusão que ela é um elemento fundamental para ser trabalhado desde os primeiros anos de vida da criança. orém, o professor deve sempre lembrar que é necessário utilizar os elementos lúdicos m suas aulas, para que os pequeninos sintam prazer em participar das mesmas. Na educação infantil, a prioridade deve ser ajudar a criança a ter a percepção adequada de si mesma, compreendendo suas possibilidades e limitações reais e ao mesmo tempo, auxiliá-la a se expressar corporalmente com maior liberdade, conquistando e aperfeiçoando novas competências motoras.

Além disso, pode ser destacado o fato de que as brincadeiras e os jogos são importantes no mundo da fantasia da criança, que torna possível transcender o mundo imediatamente disponível, diretamente perceptível. O mundo perceptível das pessoas é sempre um mundo significativo, isto é, sempre um mundo interpretado por alguém e, portanto, singular e subjetivo tal como a escrita.

Quanto à parte mental, se a criança possuir um bom desenvolvimento motor, poderá explorar o mundo exterior, fazer experiências concretas que ampliam o seu repertório de atividades e soluções de problemas, adquirindo assim, várias noções básicas para o próprio desenvolvimento intelectual, o que permitirá também tomar conhecimento do mundo que a rodeia e ter domínio da relação corpo e meio. É inegável que o exercício isico é necessário para o desenvolvimento mental, corporal, emocional do ser humano e em especial da criança.

O exercício fisico estimula a respiração, circulação, aparelho digestivo, além de forta exercício físico estimula a respiração, circulação, aparelho digestivo, além de fortalecer os ossos, músculos, aumentar a capacidade física geral, dando ao corpo pleno desenvolvimento. Anallsa-se que a partir da relação de confiança estabelecida entre professor e aluno que se poderá propor dinâmicas que auxiliem no desenvolvimento infantil, contribuindo na capacidade e expressão e de habilidades motora das crianças.

A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇAO INFANTIL Rosiléia de Araujo Nascimento Sanches RESUMO Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em omportamento significante. ? necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento. O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do c Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento sicomotor.

Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo. Palavras-chave: Psicomotricidade; Educação Infantil; Movimento. 1- Professora de Educação Infantil, cursando Psicopedagogia Institucional e cllnica pelo Instituto Dimensão pós Graduação e Extensão Universitária.

INTRODUÇÃO Este texto mostra uma re flexão sobre a psicomotricidade na educação infantil, esta caracterizada por uma educação que se utiliza do movimento para atingir outras aquisições mais elaboradas, como as intelectuais. Por meio do desenvolvimento dos elementos do corpo a cnança se desenvolve aprimorando suas qualidades físicas, do esquema corporal, do espaço temporal, conscientização apresentadas pelo seu corpo.

O movimento é a primeira manifestação de vida no corpo do ser humano, pois desde a vida uterina realizam-se movimentos, no qual vão se estruturando e exercendo enormes influencias o comportamento do individuo. A partir desse conceito e através da pratica no contexto escolar, considera-se que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que promove prevenção e intervenção, pr considera-se que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que promove prevenção e intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situações de difilcudades no processo ensino-aprendizagem.

Os movimentos expressam os sentimentos, pensamentos e atitudes. O desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano se processam pela interação com o ambiente social, com o meio ocial e com o meio físico, sendo este um processo complexo, em que a combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais produz transformações qualitativas envolvendo aprendizagem de vários tipos e aprofundando a experiência individual.

O professor devera estar bem atento as etapas do desenvolvimento do aluno, colocando-se como facilltador da aprendlzagem e estabelecendo uma relação de afeto e confiança. Diante disso, percebe-se a importância do trabalho da psicomotricidade no processo ensino-aprendizagem, pois a mesma esta intimamente ligada aos aspectos afetivos, com a otricidade, com o simbólico e com o cognitivo. Por tanto a educação psicomotora na idade escolar deve ser antes de tudo uma experiência ativa, onde a criança se confronta com o meio.

As atividades motoras desempenham na vida da criança um papel importantíssimo, em muitas da suas iniciativas intelectuais, enquanto explorar mundo que a cerca, ela também percebe os meios com os quais fará seus contatos sociais. REFERÊNCIAS LE BOUCH, J. A educação pelo movimento. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1996. MUTCHELE, Marly Santos. Como desenvolver a psicomotricidade. São Paulo, Brasil, 1996. 2 Edição . Edições Loyola.

Historico da cidade de catu

0

Histórico CATU BAHIA Monografia – NO 440 Ano: 1969 ASPECTOS HISTÓRICOS Quando os portugueses aportaram na Bahia Viviam no território

Read More

Gestão democrática: um estudo de caso

0

INTRODUÇÃO Segundo Mograbi (2002): Teorizar é tematizar, trazer a consciência o que usamos como pressupostos. As teorias podem iluminar nossos

Read More