Psicopedagogia

Categories: Trabalhos

0

Simulado de Interpretaçao extual 80 ano c e D Março – 2012 Professora: Silvia Gonçalves QUIMICA DA DIGESTAO Para viver, entre outras coisas, precisamos de energia. Como não podemos tirar energia da luz do sol para viver, como os vegetais, essa energia usada pelo nosso organismo vem das reações químicas que acontecem nas nossas células Podemos nos comparar a uma fábrica que funciona 24 horas por dia. Vivemos fazendo e refazendo os materiais de nossas células.

Quando andamos, cantamos, pensamos, trabalhamos p ou brincamos, estam pelo nosso proprio o alimentos que come s. No motor do carr misturam-se com o a OF4 química gerada bustivel vem dos a ou o álcool ustao, que é uma reação química entre o combustível e o oxigênio do ar. Do mesmo modo, nas células do nosso organismo, os alimentos reagem com o oxigênio para produzir energia. No nosso corpo, os organismos são transformados nos seus componentes mais simples, equivalentes à gasolina ou ao álcool, e, portanto, mais fáceis de queimar.

O processo se faz através de um grande numero de reações químicas que começam a se produzir na boca, seguem no estômago e acabam nos intestinos. As substâncias presentes nesses alimentos são decompostas pelos ermentos digestivos e se transformam em substâncias orgânicas mais simples. Daí esses componentes são transportados pelo sangue até as células. Tudo isso também consome energi Swipe to next energia. A energia necessária para todas essas transformações é produzida pela reação química entre esses componentes mais simples, que são o nosso combustível e o oxigênio do ar.

Essa é uma verdadeira combustão, mas uma combustão sem chamas, que se faz dentro de pequenas formações que existem nas células, as mitocôndrias, que são nossas verdadeiras usinas de – O texto afirma que o nosso corpo pode ser comparado a uma fábrica porque a) reage quimicamente pela combustão. b) move-se a base de gasolina ou álcool. c) produz energia a partir dos alimentos. d) utiliza oxigênio como combustível. 2 – “Tudo isso também consome energia” (30 parágrafo ) No trecho, a expressão em destaque se refere a a) Fermentos digestivos.. ) combustíveis. c) reações químicas. d) usinas de energia. 3 — Depois de processadas pelos fermentos digestivos, as substâncias são levadas para a) a boca. b) as células. c) o estômago. d) os intestinos. Gabarito: 1-C; 2-c;3-B Simulado de Interpretação Textual 70 ano CeD Leia o texto e responda as questões. Por que algumas aves voa formando um V? para a escolha dessa formação de vôo pelas aves. A primeira consiste na economia de energia que ela proporciona.

Atrás do corpo da ave e, principalmente, das pontas de suas asas, a resistência do ar é menor e, portanto, é vantajoso para as aves voar atrás da ave dianteira ou da ponta de sua asa. Ou seja: ao voarem desta forma, as aves poupariam energia, se esforçariam menos, porque estariam se beneficiando do deslocamento de ar causado pelas outras aves. Isso explicaria, até, a constante substituição do líder nesse tipo de bando. Essa é a primeira explicação para o voo em I’V”. E a segunda? O que diz?

Ela sustenta que esse tipo de vôo proporcionaria aos integrantes do bando um melhor controle visual do deslocamento, pois em qualquer posição dentro do “V” uma ave só teria em seu campo de visão outra ave, e não várias. Isso facilitaria todos os aspectos do vôo. Os aviões militares de caça, por exemplo, voam nesse mesmo tipo de formação, justamente para ter um melhor campo de visão e poder avistar outros aviões o mesmo grupo. Essas duas explicações não são excludentes. É bem possível que seja uma combinação das duas o que torna o vôo em “V” favorável para algumas aves. NACINOVIC, Jorge Bruno, por que algumas aves… Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n. 150, set. 2004. ) 1 -Bandos de aves e aviões militares de caça têm em comum A) o objetivo de economizar energia. 3) a necessidade de ter um bom campo de visão. C) a preferência por vôos longos. D) a substituição permanente do líder. 2 – Segundo o texto, as aves poupam energia voando em “V” 3 porque A) são beneficiadas pelo deslocamento do ar causado pelas aves da frente. B) podem se ajudar mutuamente durante longos percursos.

C) podem obter melhor controle visual do deslocamento. D) têm o instinto de sempre seguir o líder do bando em seu itinerário. 3- Pode-se afirmar que o texto A) conta uma história curiosa e divertida sobre pássaros. B) defende uma Idéia sobre uma questão cientifica. C) explica os movimentos das aves com base em informações cientiTicas. D) noticia uma descoberta científica ultrapassada sobre o vôo das aves. 4- (UEPG-PR) Só num caso a oração é sem sujeito. Identifique-a: A) Faltavam três dias para o batismo.

B) Houve por improcedente a reclamação do aluno. C) Sobrou tempo suficiente para as comemorações. D) Choveu intensamente nesse fim de semana. 5- Assinale a única frase com predicado nominal: a) Os alunos permaneceram em sala; b) Estavam todos na praça assistindo ao filme; c) O tempo parece que vai melhorar; d) Infelizmente, o professor continua doente. 6- Assinale a frase com predicado verbal: a) O colega acusou-o de covarde; b) Gostei do passeio marítimo; c) O professor entrou preocupado em sala; d) Os amigos ficaram surpresos com sua reação; 4DF4

Clima urbano

0

O SISTEMA CLIMA URBANO Urna Visao geográfica Júlio Barboza Chiquetto – pós-graduando em geografia física Introdução Apropriação da natureza pelo

Read More

Resenha critica

0

NSTITUTO PRO SABER Prepare-se! O mundo vai precisar do seu conhecimento 201 1 Matriz analítica para montagem de projeto Ler

Read More