Questionario de biologia

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA ZONA OESTE – UEZO R] Filipe Souza da Silva – 0723800156 Professor: Allan Santos QUESTIONARIO DE BIOLOGIA 1 . Descreva, de forma sucinta, a diferença entre resposta imunológica humoral e celular, indicando os principais tipos celulares envolvidos em cada uma. Imunidade humoral é uma subdivisão da imunidade adquirida onde a resposta imu no sangue, denomin linfócitos B, diferente realizadas pelos linfó Podem acontecer SI ora moléculas existentes uzidos pelos por células, que são S”ipe tc a depende da célula linfócito T e a outra depende do lint cito B.

Imunidade mediada por célula é mediada por células chamadas linfócitos T; os microorganismos intracelulares, tais como vírus e algumas bactérias, sobrevivem e proliferam dentro dos fagócitos e de outras células do hospedeiro, onde ficam inacessíveis aos anticorpos circulantes. 2. O que são endonucleases (ou enzimas) de restrição e qual sua função nas bactérias onde essas enzimas são naturalmente produzidas?

As enzimas de restrição, também chamadas de endonucleases de restrição, reconhecem uma sequência de bases especifica na dupla-hélice de DNA e cortam ambas as fitas da hélice, arte de um mecanismo de proteção ao ataque de bacteriófagos chamado sistema de restrição modificação. Uma molécula de DNA viral que continha sítios para uma endonuclease bacteriana, ao ser injetada na bactéria, é prontamente cortada nesses pontos e deixa de funcionar. O DNA da própria célula bacteriana é protegido por metilação.

Hoje são conhecidas centenas dessas enzimas, que são purificadas e comercializadas por diversos laboratórios no mundo. 3. Células do tubo digestivo estão expostas a várias substâncias tóxicas e geralmente vivem por apenas alguns dias ou semanas. Comente a importância da apoptose para que essas células não se tornem celulas cancerosas. É a morte celular de forma programada, isto é, a própria célula desenvolve mecanismos para que haja sua fragmentação, incluindo a do nucleo, terminando em sua desintegração e morte. ? diferente de outras mortes celulares, desencadeadas por vírus, toxinas ou injúrias, pois a apoptose não desencadeia resposta inflamatória. Geralmente ocorre como mecanismo de defesa para inibir multiplicação de célula tumoral, ou outros erros de replicação e transcrição graves para o organlsmo. 4. Relacione transcrição e tradução do material genético com a presença (eucariotos) ou ausência (procariotos) de núcleo nas células. Os organismos eucariotas São sempre unicelulares, os procariotos podem ser ou não.

Os procariotos não possuem um sistema interno de membranas, não são subdividido em compartimentos, como ocorre com os eucariotas. A transcrição do RNA a partir do DNA e a tradução do RNAm em proteínas são fenômenos que ocorrem concomitantemen RNA a partir do DNA e a tradução do RNAm em proteínas são fenômenos que ocorrem concomitantemente nos procanotos, já que estão próximos, em um só espaço. Nos eucariotos, a transcrição ocorre no núcleo e a tradução em proteínas vai acontecer mais tarde, no citosol. Os eucariotos dividem se por mitose e nos procariotos a divisão celular é a divisão binária.

Nos eucariotos as moléculas de DNA estão sempre conjugadas com proteínas histônicas formando a cromatina. Nos procariotas, raramente se observa alguma proteína associada ao DNA. Ainda podem ser observadas outras diferenças quanto ao tipo de metabolismo, tamanho, organização gênica. 5. Defina a primeira e a Segunda lei de Mendel. A primeira lei de Mendel, chamada de lei da segregação ou lei a pureza dos gametas, na formação dos gametas, os pares de fatores se segregam. Ou seja, O tipo hereditário da descendência não é intermédio em relação aos tipos dos progenitores.

Apenas predomina um deles. Se cruzarem duas variedades bem definidas de uma mesma espécie, o descendente hlbrido mostrará as características distintivas de um dos progenitores (característica dominante). Mendel realizou outros experimentos utilizando dois ou mais fatores e com base nos resultados encontrados Mendel postulou sua segunda DA SEGREGAÇÃO E COMBINAÇÃO INDEPENDENTE) segundo a qual os genes localizados em romossomos diferentes, segregam independentemente, ou seja, a característica recessiva é latente manifestar-se-á na seguinte generação, resultante de se cruzar os hibridos entre si.

Três quartos irão mostrar à característica dominante e um quarto a cara PAGF3ÜFd cruzar os híbridos entre si. Três quartos irão mostrar ? característica dominante e um quarto a característica recessiva. 5. Cite e explique uma aplicação de técnicas de engenharia genética. Engenharia genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo, eralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem freqüentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do ADN num chamado “corpo de prova”, geralmente para exprimir um gene.

Exemplos é a produção de insulina humana através do uso modificado de bactérias e da produção de novos tipos de ratos como o Oncomouse (rato cancro) para pesquisa, através de re- estruturamento genético. Já que uma proteína é codificada por um segmento específico de ADN chamado gene, versóes futuras podem ser modificadas mudando o ADN de um gene. Uma maneira de o fazer é isolando o pedaço de ADN contendo o ene, cortando-o com precisão, e reintroduzindo o gene em um segmento de ADN diferente. 7.

De forma simplificada, o quê é evolução biológica? EVOLUÇÃO BIOLÓGICA consiste na mudança das características hereditárias de grupos de organismos ao longo das gerações. Grupos de organismos, denominados populações e espécies, são formados pela divisão de populações ou espécies ancestrais; posteriormente, os grupos descendentes passam a se modificar de forma independente. portanto, numa perspectiva de longo prazo, a Evolução é a descendência, com modificações, de diferentes linhagens a partir de ancestrais comuns.

A história da luta olimpica

0

IA História da luta olímpica Por maiores que sejam as tentativas de se vincular a luta olímpica às remotas competições

Read More

Just in time

0

MATERIAL PARA ATIVIDADE EXTRA CLASSE LOGISTICA Just-n-time – A filosofia Just-ln-Time (JIT) foi introduzida na Toyota (lapão), ao final da

Read More