Questões – introdução à organização de computadores

Categories: Trabalhos

0

1- Descreva os componentes básicos de um sistema de processamento de dados. O componente do computador que é capaz de entender e realizar uma operação definia por uma instrução de maquina denomina-se UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO -UCP. Que é o componente de hardware de um computador, constituido da unidade aritmética e lógica(UAL), da unidade de controle (UC), dos registradores, dos barramentos internos para interligação entre os diversos componentes. – Descreva os quatr OF9 segundo a classificaç de Swip next page SISP (Single Instructio Um único conjunto d omputadores ream): processadores que executam uma instrução por vez sequencialmente. MISD (Multiple Instruction Stream, Single Data Stream) Varias instruções podem ser executadas simultaneamente, manipulando um único conjunto de dados, é o caso dos processadores vetoriais. SIMD (Single Instruction Stream, Multiple Data Stream) Opera de modo que uma única instrução acessa e manipula um conjunto de dados simultaneamente nesse caso a unidade de controle do processador aciona diversas unidades e processamento.

MIMD (Multiple Instruction Stream, Multiple Data Stream) – Explique porque um computador é considerado um sistema (reveja o conceito de sistema para responder)? um sistema pode ser compreendido, como um conjunto de partes que cooperam para atingir um objetivo comum, Portanto o computador é considerado um sistema pois é um conjunto de partes que se compõe para realizar o objetivo de realizar cálculos matemáticos. 5 – Qual foi o propósito que conduziu ao desenvolvimento do primeiro computador eletrônico do mundo?

O propósito foi à quebra de códigos militares alemãs secretos, por ocasião da segunda grande guerra mundia e o primeiro omputador verdadeiramente eletrônico foi colocado em operação em 1943 com o nome de Colossus. 6- Quais eram as caracter[sticas básicas da arquitetura proposta por John von Neumann? As características eram as instruções (programa) e dados residem na mesma memória, toda a informação (instrução e dados) residente na memória é acessada através de endereços das células que ocupa, as instruções estarão dispostas na memória de forma a serem executadas seqüencialmente. Instruções e dados eram armazenados na mesma memória. – Instruções dispostas na memória acessadas sequencialmente. Informação residente na memória é acessada através do endereço das células que ocupa. 7-Responder às questões de 1 a 13 do Capitulo 2 do ivro-texto. 8- Responder as questões 12 e 13 do capitulo 4 do memória. Cite dois exemplos de memórias na vida prática (evite usar exemplo de memória de computador). Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados.

Sem uma memória de onde os processadores podem ler e escrever informações, não haveria nenhum computador digital de programa armazenado. A memória do computador pode ser dividida em duas categorias: • Principal: de acesso mais rápido, mas de capacidade mais restrita. Armazena informações temporariamente durante um processamento realizado pela IJCP. • Secundária: de acesso mais lento, mas de capacidade bem maior. Armazena grande conjunto de dados que a memória principal não suporta. Ex. : Telefones celulares, que armazenam números de telefone, fotos, arquivos, músicas, etc. ) Descreva as funções de uma UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO. A CPU (Unidade Central de Processamento), também chamada e processador ou microprocessador, é o “cérebro” do computador. A CPU tem a função de controlar e executar todas as tarefas que são exigidas pelos utilizadores. 3) Faça o mesmo para memória de computador. Toda memória, seja Secundária ou Principal, permite a realização de dois tipos de operações: escrita e leitura. Entende por leitura a recupera ão da informação armazenada e a escrita é a gravação (ou to) da informação na 3 DE 9 possível trabalhar com parte dela.

A leitura não e uma operação destrutiva, pois ela consiste em copiar a informação contida em uma célula da MP para a UCP, través de um comando desta. Pelo contrário a escrita é uma operação destrutiva, por que toda vez que se grava uma informação em uma célula da MP, o seu conteúdo anterior de eliminado. 4) Para que servem os dispositivos de entrada e de saída de um computador? Cite alguns exemplos Para permitir que os Sistemas de Computação se comuniquem com o mundo exterior, convertendo, também a linguagem do SC para a linguagem do meio interior.

Ex. : caracteres e números. 5) Imagine uma empresa qualquer. Cite exemplos de arquivos e registros a serem criados para o armazenamento das nformações de circulam na tal empresa. Contas a pagar, posições de produtos no estoque, cadastro de cliente e produtos, contas a receber, faturamentos, vendas, compras, etc. 6) Conceitue o bit, o byte e a palavra. Bit: menor unidade de informação armazenável Byte: um conjunto e 8 bits Palavra: unidade de transferência de informação entre a UCP e a memoria 7) Indique o valor de X nas seguintes expressões: a) 65. 36 = X 64 b) 12. 288k xM x = 12 c) 19. 922. 944 xM 19 d) 8 Gbvtes = x bits x 4DF9 bytes = x bits x- 2 M 8) O que é vazão em um sistema de computação? E tempo de resposta? Em que circunstância são utilizadas estas informações? Vazão define a quantidade de transações que pode ser executada por um sistema na unidade de tempo. Tempo é a resposta é uma medida ligada ao desempenho do sistema comum em um todo. Ex. tempo entre a sua solicitação de saldo e a sua apresentação na tela. 9) Em que um supercomputador difere de um computador de grande porte?

Um supercomputador é projetado para executar grandes quantidades de cálculos matemáticos o mais rapidamente possível. Normalmente tem aplicação cientifica ou estratégica. 0) Quais são as principais características que definem um microcomputador? Uso pessoal e UCP num único chip. 1 1) Qual é a diferença entre a linguagem de alto nível e linguagem de máquina? Linguagem de alto nível é bem próxima da linguagem do ser humano e por ele é compreendida. Linguagem da máquina é a linguagem que os computadores entendem, mas extremamente difícil de ser compreendida pelo ser humano.

Pessoas programam em linguagens de alto nível e, depois, convertem seus programas para a linguagem de máquina, por um processo conhecido como compilação. 2) Cite os conceitos fundamentais de um computador que se inspire na arquitetura pro von Neumann. S exemplos de UCP comerciais. Intel 80486, Intel Pentium III, AMD K6, Digital/Compac ALPHA e IBM RISC 6000. Capítulo 4 1) Desenvolva a tabela verdade para as seguintes expressões booleanas: [pic] IA IB IC IA. B A. B. C + not (A. B. C. ) IA. B. c IO 0 II li Not (A. B. C. ) IA o Not (A + C) [PiC] ID IA.

C INOtB INOtB+A. C (NOTB+A. C) IA + NOT(NOT B + A. C)xorB) IA + Not (Not B + A. C) xor NOT D) 10 IO II 011 II 10 1010 10 10 b) x = 0000 d) x – 0000 10101011 II 1011011 011 10111 OIO II 11 1011 II II II 1010 III II 1011 II 3) Considere os seguintes valores binaries: A: 1011 B = 1110 c = 0011 Obtenha o valor de X nas seguintes expressões lógicas: = 1001 1001 = 1101 8 expressão lógica que represente a seguinte afirmação: “O alarme soará se for recebido um sinal de falha juntamente com um sinal de parada ou um sinal de alerta. Onde, A = alarme ; F sinal de falha ; p = sinal de parada e T = sinal de alerta. 12) Desenvolva a expressão lógica que represente a seguinte afirmação: “O computador irá funcionar somente se o sinal de energia for ecebido ou se for recebido o sinal de força alternativa, mas não se ambos forem recebidos simultaneamente. C: E xorA C = computador; e = sinal de energia e A = Sinal de força alternativa 13) Projete um circuito lógico que decida o que Bruno deve fazer com relação ao seguinte problema: – Bruno deverá ir ao jogo de futebol somente se Felipe for à praia e Roberta fora estudar. – Roberta irá estudar se Renata ou Patrícia trouxer o livro. – Renata concorda em trazer o livro, mas Felipe não quer ir a praia. O que Bruno deverá fazer? g

Sistemas de controle através de diagramas de blocos

0

índice 1. 2. 2. 1. 2. 1. 1. 2. 1. 2. 3. Objetivo 5 Introdução 5 Tipos de Controle 5

Read More

Fichamento do manifesto comunista

0

[pic] UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIENCIAS SOCIAIS – IFCS LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

Read More