Quiosques informativos

Categories: Trabalhos

0

RESUMO Elaboração de um projeto para implantação de quiosques informativos nas cidades de São paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ com informações sobre a Copa do Mundo FIFA de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, eventos esportivos internacionais que ocorrerão nessas cidades, respectivamente. O projeto inicia pela escolha dos pontos estratégicos onde serão instalados os quiosques. A escolha do softwar de aquisição e licenci hardware robusto pa as org Sv. ipe to view ou nulo custo essidade de um A interface e ferramentas desenvolvidas visam atender ao público internacional com quaisquer níveis de conhecimento tecnológico.

O hardware é escolhido buscando a melhor relação custo- benefício considerando conceitos de sustentabilidade. Estatísticas diárias de acesso às informações de cada quiosque serão utilizadas para auxiliar na criação de ações públicas e privadas durante o evento. Palavras-chave: Quiosque, Hardware, Software, Sustentabilidade, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos. ABSTRACT Hardware, Software, Sustainability, World Cup, Olympic Games. SUMÁRIO INTRODUÇÃO…. 1. LOCAIS ESTRATEGICOS…………………… . 1. 1 Definição… 2. QUIOSQUES….. 3. SOFWVARE.. 3. 1 Sistema operacional.. 3. 2 Interface principal…… 3. 3 Ferramentas.. . . . . . . . 3. 4 3. 5 Atualização. • • • • • • • • • • • 8 7. 2 Reutilização… 8. CONCLUSAO…. REFERENCIAS… 13 12 14 15 INTRODUÇÃO Com a futura realização de dois dos maiores eventos esportiva mundiais em nosso país, a Copa do Mundo FIFA de 2014 sendo São Paulo/SP uma das cidades-sedes e os Jogos Olímpicos de 2016 na cidade do Rio de Janeiro/RJ, é aguardado um grande fluxo de espectadores em ambos os eventos.

Além de seus próprios habitantes e moradores de cidades e estados próximos, as duas cidades receberão um grande número de visitantes vindos de regiões mais distantes do país como de utros parses. Nesse cenário, vê-se a necessidade de fornecer, tanto aos espectadores como demais interessados, uma fonte de informações fácil e segura sobre as atividades desses eventos, bem como sugestões de serviços, passeios e pontos turísticos oferecidos nessas cidades.

Assim, sugeriu-se a criação de uios ues de auto-atendimento a serem espalhados por p Ricos e onde os turísticos e históricos; • Principais centros comerciais; A quantidade de quiosques de cada local terá instalado dependerá da quantidade de pessoas que circulam pelo local diariamente. Em cada local será disponibilizada uma unidade de uiosque para cada 1. 200 (mil e duzentos) circulantes por dia em média. Os equipamentos serão instalados preferencialmente em ambientes amplos com grande fluxo de pessoas.

Tanto ao redor do quiosque, como nas imediações, serão anexados cartazes sinalizando a existência do quiosque e os tipos de informações que ele fornece gratuitamente. 2. QUIOSQUES Toda a estrutura externa dos quiosques será feita com material reciclado para armazenar o hardware internamente. Cada quiosque terá uma estilização personalizada, criadas por crianças de baixa renda na rede pública de ensino através de m concurso cultural como forma de incentivar a participação da comunidade digitalmente excluída a interagir com os equipamentos durante os eventos.

A pintura utilizará tintas ecológicas, derivadas de resíduos reciclados. Os equipamentos foram batizados pelo nome de Quiosques Interativos. Figura 1 – Concepção dos Quiosques Interativos. 3. SOFTV,/ARE PAGF interatividade, definiu-se que os quiosques terão tela touch screen, permitindo uma interface mais simples, fácil e intuitiva com os usuários. O Menu Principal do sistema e todas as demais ferramentas disponlVeis nos quiosques, serão em plataforma Web com telas imples e botões intuitivos para uma melhor navegação.

As informações serão exibidas em fontes com tamanho grande e a qualquer momento durante a navegação pelas telas do sistema o usuário poderá selecionar o idioma exibido tocando em qualquer uma das 3 (três) bandeiras correspondentes: Português, Inglês e Espanhol. Uma faixa na parte superior da tela ficará disponível para propaganda de patrocinadores do projeto, exibindo informações sobre produtos e serviços de empresas privadas interessadas. 3. 3. Ferramentas O sistema e todas suas ferramentas foram desenvolvidos por écnicos de ONGs que trabalham a favor da inclusão digital que apóiam o projeto.

As ferramentas disponíveis no Menu Principal serão: • Agenda e Resultados; Exibirá a agenda de competições do esporte (para os Jogos Olímpicos) ou da seleção do país (para a Copa do Mundo) escolhido com locais, datas e horários das disputas, resultados e classificações de todos os competidores. Cada local de competição exibida possuirá a opção “Como chegar que, se seleciona, exibirá diversas opções de transporte com informações estimadas; Selecionando a opção “Detalhes” são exibidos dados específicos o pais escolhido. ?? nformações Uteis; Serão exibidos dados de utilidade pública como: – Números de telefones de emergência do Brasil e cidade-sede; – Uma lista com os endereços e telefones das embaixadas e consulados estrangeiros existentes no país; – Número de telefone para ligações gratuitas para mais informações; 3. 4. Fluxogramas A seguir seguem os fluxogramas das ferramentas citadas: Fluxograma da ferramenta Agenda e Resultados. Figura 3 – Figura 4 Fluxograma da ferramenta Dicas e Sugestões. Figura 5 Fluxograma da ferramenta Quadro Geral. Figura 6 – Fluxograma da ferramenta Informações Uteis. . 5. Atualizaçao Para que se mantenha o in suários na solução e, Comunicação Toda a parte de comunicação dos Quiosques Interativos para recebimento e envio de dados será realizada pela Internet através de modems 3G os quais, juntamente com os pacotes ilimitados de dados, foram fornecidos pela operadora de celular sem custo em troca de espaço publicitário na solução. A operadora de celular garante ainda a cobertura de sinal de rede 3G em todos os pontos onde os Quiosques foram instalados. Figura 8 – Conexão em rede 30 para acesso à internet. 5.

SUPORTE Em caso de ocorrência de falhas, tanto de hardware como de oftware que impossibilitem ou comprometam a plena utilização da solução, foi acordado o seguinte suporte: • Hardware; O fornecedor efetuará o suporte e troca componentes em seus produtos no local com SLA de até 4 (quatro) horas; • Software; Será realizado por técnicos das ONGs que desenvolveram as ferramentas e apóiam o projeto com SLA de até 3 (três) horas; • Comunicação; A operadora de celular fornecerá o suporte à comunicação com a internet via rede 3G com SLA de até 2 (duas) horas; 6.

RESULTADOS 6. 1. Readequação dos equipamentos, todos os materiais que compõem a strutura dos Quiosques Interativos serão doados para ONGs e cooperativas que trabalham com reciclagem de lixo. 7. 2. Reutilizaçao Todo o hardware dos Quiosques Interativos será doado para ONGs que atuam em projetos de inclusão digital em comunidades carentes, onde serão readequados e reutilizados para essas iniciativas.

Figura 1 1 – Tripé de Sustentabilidade. 7. CONCLUSÃO Conforme abordado ao longo do projeto proposto, a implantação dos Quiosques Interativos em pontos estratégicos como forma de expor publicamente informações atualizadas sobre os pnncpais eventos esportivos mundiais que as cidades de São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ sediarão é completamente viável.

O projeto visa auxiliar na realização desses grandes eventos internacionais no país, mas além de expor uma imagem de organização e modernidade aos visitantes estrangeiros ele também trabalha como ponto de inclusão digital e integração social. Também fica evidenciada a preocupação com a sustentabllidade, criando parcerias para redução dos custos, utilizando materiais recicláveis, equipamentos com baixo consumo de energia e, principalmente, o retorno do investimento realizado a comunidades menos favorecidas.

Os segredos da mente milionária

0

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL CIENCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGOCIOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA LEITURA DE LIVRO INTEGRADA RESENHA

Read More

Furto de tv a cabo – levantamento jurisprudencial

0

Ribeirão Preto, 28 de Fevereiro de 2012. Trabalho de Direito Penal – Crimes Contra o Patrimônio Aluna: Érika Mirian Vieira

Read More