Redes

Categories: Trabalhos

0

1. Definir CAN, MAN, WAN e VVLAN. LAN – (significa Local Area Network, ou Rede Local). Trata-se de um conjunto de computadores que pertencem a uma mesma organização e que estão ligados entre eles numa pequena área geográfica por uma rede, frequentemente através de uma mesma tecnologia (a mais usada é a Ethernet). Uma rede local representa uma rede na sua forma mais simples. A velocidade de transferência de dados de uma rede local pode variar entre 10 Mbps (para uma rede ethernet, por exemplo) e um Gbps (em FDDI ou Gigabit Ethernet, por exemplo).

A dimensão de uma rede ocal pode atingir até 100 ou mesmo 1000 utilizadores. MAN — (Metropolitan Area Network, ou redes metropolitanas) S to n page interligam várias LAN algumas dezenas de MAN permite a dois parte de uma mesm Uma MAN é formada OF5 Swipe nentp as (no máximo, a cidades. Assim, uma ao como se fizessem itches interligados com links de alta velocidade (em geral em fibra óptica). WAN – (Wide Area Network ou rede vasta) interconecta várias LANs através de grandes distâncias geográficas.

A velocidade disponível em uma WAN varia de acordo com o custo das ligações que aumenta com a distância) e pode ser baixa. WANs operar usando rateadores, que podem “escolher” o caminho mais adequado para os dados a seguir para chegar a um nó da rede. O mais conhecido dos WAN é a Internet. WI-AN – A rede local sem fios (Wir (Wireless Local Area Network) é uma rede que permite cobrir o equivalente de uma rede local de empresa, ou seja, um alcance de uma centena de metros.

Permite ligar os terminais presentes na zona de cobertura. 2. Identificar e definir três benefícios das redes sem fio. Mobilidade – Acesso a informação em tempo real em qualquer ugar da organização Instalação Rápida e Simples – Instalar uma rede wireless pode ser rápido e fácil, além de eliminar a necessidade de atravessar cabos através de paredes e andares Flexibilidade – Permite que as redes cheguem a lugares em que os cabos não possam ir. 3. Definir Protocolo. Dê exemplos de Protocolos de Redes de Computadores. m protocolo é um método standard que permite a comunicação entre processos (que se executam eventualmente em diferentes máquinas), isto é, um conjunto de regras e procedimentos a respeitar para emitir e receber dados numa rede. Existem ários, de acordo com o que se espera da comunicação. Certos protocolos, por exemplo, serão especializados na troca de ficheiros (o FTP). Um protocolo define unicamente a maneira pela qual as máquinas devem comunicar, quer dizer, a forma e a seqüência dos dados a trocar. Exemplos. IRC: (Internet Relay Chat) é um protocolo de comunicaçao utilizado na Internet.

SMTP: (Simple Mail Transfer Protocol) é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet. FTP: (File Transfer Protocol) é um protocolo de transferência de arquivos. 4. Que tipo de endereçamento utilizam os dispositivos de rede Bridge (ponte), Hub, Ro Bridge (ponte), Hub, Roteador e Switch? Uma bridge toma decisões inteligentes em uma rede como: * Passar ou não sinais para o próximo segmento em rede. * Analisa pacotes que entram e encaminha ou descarta de acordo com as informações de endereçamento. * Coletar e repassar pacotes entre dois segmentos de redes * Manter as tabelas de endereços.

Os Hubs são considerados dispositivo de uma camada porque apenas regeneram o sinal e o transmitem suas portas, ou seja, os hubs podem ser classificados em ativos ou passivos. Ativo para obter energia de uma fonte de alimentação para regenerar os inais de redes, os passivos simplesmente repartem o sinal entre vários usuários. Os roteadores são responsáveis por examinar pacotes de entrada, escolher o melhor caminho para eles através da rede e depois comutar os pacotes para a porta de saída apropriada, com essa função o roteador são os dispositivos de controle de tráfego mais importantes nas grandes redes. ma switch é um dispositivo da camada 2 assim como a bridge. Na verdade, um switch é chamado de bridge ultiporta, assim como um hub é chamado de repetidor multiporta. A diferença entre o hub e o switch é que os switches tomam as decisões com ase nos endereços MAC e os hubs não tomam nenhuma e Os dados são trocados, em altas velocidades, comutando o pacote para o seu destino. 5. O que é endereçamento MAC? Como ele é representado? O endereçamento MAC em redes de computadores, é um ender 3 Como ele é representado?

O endereçamento MAC em redes de computadores, é um endereço Media Access Control é um identificador único atribuído para a maioria dos adaptadores de rede ou placas de interface de rede pelo fabricante para identificação, e utilizados no Controle de Acesso de Mídia sub-camada de protocolo. m endereço MAC normalmente codifica o número de identificação do fabricante registrado. 6. Quais são as aplicações para cabos diretos e cruzados? Os cabos par trançado da figura abaixo deverão ser montados nos padrões direto e cruzado.

Determinar a combinação dos fios para estes dois padrões. Marcar no conector do lado direito a seqüência numerica correta (fig. abaixo). DIRETO: É utilizado para conectar uma estação de trabalho a um hub, switch ou patch pannel. CRUZADO: É utilizado para conectar dois computadores. 1 ) verde-branco 1) laranja -branco 2) verde 2) laranja ) laranja- branco 3) verde- branco 4) azul 5) azul -branco 5) azul- branco 6) laranja 6) verde 7) marrom- branco 8) marrom 7. Definir e explicar as diferenças entre as bridges e os switches?

Como funcionam? Uma bridge conecta os segmentos da rede e deve tomar decisões inteligentes sobre passar para o próximo segmento, que alivia o congestionamento nas LANS Ethernet, reduzindo o tráfego e aumentando a largura da banda. Ambas usam a tabela de endereços MAC. 8. O que é segmentar uma rede? Como uma rede pode ser segmentada? Segmentar uma rede é diminuir o seu domínio de colisão, ou eja, é quebrar um domínio de colisão em vários domínios independentes de colisão.

Uma rede pode ser segmentada através de dispositivos de camadas de enlace, como bridges ou switches. 9. Quais são as diferenças entre uma Rede sem Fio Ponto a Ponto (Ad-Hoc) e de Infra-estrutura (Access Point)? Ponto a Ponto: Conexão entre dois ou mais equipamentos wireless sem a utilização de um Access Point, cada dispositivo é capaz de se comunicar com qualquer outro. Infra-estrutura: Os computadores conectam-se a um elemento de rede central denominado Access Point, as conexões são niciadas enviando-se um identificador (ESSID – Extend Service Set dentifier).

Existem dois tipos de transmissão: Direcional- feixe dirigido em que o receptor e o emissor têm que estar alinhados. Omnidirecional: o sinal é enviado em todas as direções e pode ser recebido por mais de uma antena. 10. Qual é o objetivo das Redes de Computadores? O objetivo das redes de computadores é fazer com que programas, aplicações, dados e equipamentos sejam compartilhados e disponíveis, independentemente da localização física do recurso e do usuário, de forma segura, econômica e com uma alta confiabilidade. S

Tecnologia de materiais

0

Materiais Compósitos Introdução Definições Materiais Compósitos: classe de materiais compostos por uma fase contínua (matriz) e uma fase dispersa (reforço

Read More

Documentario a invenção da infancia

0

Socialização significa aquisição de aptidões e características que possibilitem a você conviver com outros membros de nossa sociedade (GOLDSMITH, 1983),

Read More