Furadeira mecânica

Categories: Trabalhos

0

A furadeira mecânica é uma máquina operatriz derivada dos antigos tornos mecânicos. Estas máquinas juntamente ao torno mecânico deram origem a outras máquinas operatrizes como as fresadoras, e retificas de cilindros. A furadeira é uma máquina especializada composta em geral de um cabeçote, chamado fuso, que põe em rotação uma ferramenta chamada broca.

A ferramenta chamada broca é uma haste metálica confeccionada em metal duro muitas vezes produzido pelo processo de sinterização composto de canais helicoidais que facilitam a saída de material erodido ou usinado o gume de corte para fora do furo, semelhante a um parafuso de Arquimedes. A broca penetra no metal ou outro material deixando um furo re as furadeiras são má In ors recisas. Portanto, ializadas em fazer furos. Tipos de Furadeira to view nut*ge • Furadeiras Portáteis — Estes tipos de furadeiras são apropriadas para operações que requerem a execução de furos em peças elou equipamentos difíceis de serem transportados elou posicionados nas máqulnas de furar. Geralmente são usadas para execução de furos de pequeno diâmetro e profundidade nde não se exigem pequenas tolerâncias do furo. Neste caso, a força de avanço é dada diretamente pela pressão muscular do operador. [pic] da broca é dado pela força muscular do operador (daí o nome sensitivas) enquanto a peça fica presa na bancada.

Tais furadeiras são projetadas para executar furos de até h” e o motor geralmente tem capacidade em torno de 0,5cv. [PiC] • Furadeiras de coluna – Estas furadeiras são similares às sensitivas, porém maiores e mais robustas. Devido à maior potência, elas são usadas para furação mais pesada. A principal iferença construtiva entre as furadeiras de coluna e as sensitivas é a existência de um mecanismo usado para mudança de velocidade e avanço da broca. • Furadeiras múltlplas de cabeçote único vertlcal — São furadeiras empregadas para produção em série.

São máquinas de alto rendimento, devido ao elevado número de ferramentas usadas e pela ação simultânea destas. A usinagem com estas máquinas é muito conveniente para aquelas peças que, além de serem produzidas em grande série, requerem a furação em muitos pontos situados sobre um mesmo plano ou sobre diferentes planos. ?? Furadeiras Radiais – É uma máquina operatriz semelhante às fresadoras, possui um cabeçote móvel radialmente em 360 graus horizontais, além de ter su ofte de ferramentas (brocas) com inclinação variável em rticais.

Em geral possui radial é uma máquina indispensável na moderna indústria metalúrgica. Foi a partir das furadeiras radiais, dos tornos automáticos, e das fresadoras universais que surgiram os modernos centros de usinagens robotizados. São usadas em peças de grandes dimensões, difíceis de serem movimentadas e que devem ser furadas em diferentes pontos afastados uns dos utros. • Furadeira de Múltiplas Colunas/Múltiplos cabeçotes – Baslcamente é uma série de furadelras com seus eixos-árvore, montados ao longo de uma mesa comum. É uma máquina para produção em massa e é usada para realizar operações em sequência.

A cada cabeçote pode ser montada uma ferramenta de corte diferente (broca, alargador, escareador, etc. ). A peça, então, é movida ao longo da mesa para cada estação de trabalho. Partes de uma furadeira As furadeiras consistem basicamente de uma árvore, que gira com velocidades determinadas, onde se fixa a ferramenta. Esta árvore pode deslizar na direção de seu eixo. Também se pode ter uma mesa onde se fixa e se movimenta a peça. As partes principais de uma f m de acordo com a sua AIGF3tfS 1 500 de acordo com a dureza do material a furar, sendo o ângulo de 1200 0 mais comum de se encontrar.

Tipos: Os tipos de brocas mais comuns são: broca cilíndrica, broca de centro, broca calçada com pastilha e broca múltipla. A broca de centro é uma broca curta e de diâmetro relativamente grande. Sua alta rigidez impede que ocorra uma flambagem e que o furo seja executado fora do local correto. Sua função é a de niciar o furo de uma peça, ou seja, fazer um pequeno furo para que a ponta da broca não se desloque da posição. As brocas calçadas com pastilha são indicadas para furação de materiais de maior dureza elou para obter-se rendimentos superiores.

Neste tipo de broca, as pastilhas são presas ao corpo da ferramenta. Similares às brocas calçadas há as brocas com pastilhas intercambiáveis, largamente utilizadas em altas produções e em máqulnas CNC, devido à rapidez e simplicidade em se manter a afiação do gume cortante. As diferentes partes de uma broca helicoidal são: ?? Haste: destina-se à fixação da broca na máquina. Em brocas de diâmetro pequeno (até 15 m) em geral usa-se brocas de haste cilíndrica e a fixação à máquina se dá por intermédio de mandris.

Em brocas de diâmetros maiores, prefere-se prender a morsa a um cone morse, que por sua vez é preso à máquina, o que possibilita maior força de fixação; • Diâmetro(D): é medido entre as duas guias da broca. Normalmente tem tolerân al h8,• duas guias da broca. Normalmente tem tolerância dimensional • Núcleo: parte interior da broca de diâmetro igual a 0,150. Serve para conferir rigidez à broca; • Guias: a superfície externa de uma broca helicoidal apresenta duas regiões (uma em cada aresta de corte) que tem diâmetro maior que o diâmetro das paredes da broca.

Tais regiões são denominadas guias. • Canais helicoidais: são as superfícies de saída da ferramenta. O ângulo de hélice de brocas normais, que na periferia da broca coincide com o ângulo de saída pode ser de 28 graus para brocas de aplicação geral (Brocas do tipo N com ângulo de ponta = 1 180), 15 graus para brocas destinadas a usinagem de materiais om cavaco curtos(brocas do tipo H com ângulos de ponta igual a 60 ou 900) e 40 graus para brocas destinadas a usinagem de materiais com cavacos longos elou materiais moles (brocas tipo W com ângulo de ponta de cerca de1400).

O comprimento do canal helicoidal também pode variar dependendo do diâmetro da broca e do comprimento do furo que se deseja usmar. • Arestas de cortes: numa broca helicoidal as duas arestas principais de corte não se encontram em um ponto, mas existe uma terceira aresta ligando-as. Esta terceira aresta é chamada de aresta transversal de corte.

A autonomia de professor

0

A autonomia de professor Premium gy DRAQUEL 08, 2012 7 RESENHA: A AUTONOMIA DE PROFESSORES CONTRERAS, José. A autonomia de

Read More

Ética

0

1. Introduçao A ética está presente em todas as raças. Ela é um conjunto de regras, princípios ou maneira de

Read More