Região sul do brasil

Categories: Trabalhos

0

volta de 1824. Os ital- contribuíram para a r cz PACE 1 ors que não dispensa a b ba chimarrão e o churra Grande parte das da Região sul do brasil Premium gyuanessacamila anperlR 23, 2012 pages Região Sul do Brasil: População: Segundo as pesquisas do IBGE de 2011, a região sul a região sul abriga 27. 384. 815 habitantes (Censo IBGE 2011) Estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cultura: A região Sul do Brasil é composta pelos Estados do Rio Grande do Sul, paraná e Santa Catarina.

Apresenta grande diversidade cultural, as maiores influências culturais são dos imigrantes europeus. – Rio Grande do Sul Os gaúchos dos pampas, ou das cidades, formam um povo alegre e rico em tradições. Grande parte dos seus aspectos culturais é oriunda dos imigrantes alemães, que habitaram a região por to view gueses também tado. O gaúcho, ncho, aprecia o portuguesa, se destaca também as danças espanholas, como a tirana e o anu.

A festa de Nossa Senhora dos Navegantes, de origem portuguesa, é realizada em Porto Alegre no dia 2 de fevereiro, no rio Guaíba, onde centenas de barcos e milhares de fiéis devotos participam da procissão fluvial. É também chamada pelo povo de festa das Melancias. Algumas cidades do Sul ainda celebram as tradições dos ntepassados em festas típicas, como a Festa da Uva, em Caxias do sul (RS). – Paraná: Os migrantes chegaram a partir Swipe to vlew next page de 1850: alemães, italianos, poloneses, ucranianos, holandeses, etc.

Eles influenciaram fortemente a cultura da região. Além dos colonizadores portugueses, que deixaram sua marca nos usos e costumes e no linguajar cantado dos paranaenses. No Paraná, a culinária inclui o barreado, um cozido de carne. É um prato caboclo típico do litoral. Ele é preparado com carne bovina, toucinho e temperos colocados em uma panela de barro. Ela é enterrada e acende-se por cima uma fogueira. Apás 12 horas de cozimento, a iguaria está pronta. Santa Catarina: Nesta região do Brasil há uma grande quantidade de casas com arquitetura tipicamente europeia.

Os imigrantes se adaptaram facilmente ao clima subtropical da região e muito contribuíram na cultura vinhateira, na triticultura (cultura com trigo), linho, algodão, cânhamo e mandioca. A dança de fitas é uma tradição milenar. É uma dança ariana antiquíssima. É feito um pau de fita, cujo mastro é sustentado no centro da dança por um menino. Da ponta do mastro saem pares de fita. Executam as figurações segurando a ponta das suas itas, dançando, traçando as fitas em torno do mastro central.

A culinária é marcada pelo pirão de peixe, no sul do Estado; e os pratos alemães e a marreca, no norte. Na capital, o destaque é o camarão. • Economia I O Sul é a segunda região mais rica do Brasil, depois do Sudeste, representando em 2003 1 do PIB brasileiro. Tem grande potencial industrial, e de agricultura com tecnologia. O Sul PAGFarl(F3 2003 18,6% do PIB brasileiro. Tem grande potencial industrial, e de agricultura com tecnologia. O Sul também é um grande exportador nacional, com destaque para produtos agrícolas e agroindustriais, como grãos e aves.

A maior parte do espaço territorial sulista é ocupada pela pecuária, porém a atividade econômica de maior rendimento e que emprega o maior número de trabalhadores é a agricultura. Qualidade de vida: Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná são reconhecidos pela qualidade de vida que proporcionam para seus habitantes. A região apresenta os melhores indicadores de mortalidade infantil, educação e saúde do país, além de deter a segunda melhor renda per capita, inferior apenas ao Sudeste. Os estados do Sul estão entre os seis melhores na média do índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Relevo e Clima: À exceção do norte do Paraná, onde predomina o clima tropical, no restante da Região Sul o clima predominante é o subtropical, responsável pelas temperaturas mais baixas do Brasil. Na região central do Paraná e no planalto serrano de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o inverno costuma registrar temperaturas abaixo de zero, com o surgimento de geada e até de neve em alguns municípios. A vegetação acompanha essa vanação da temperatura: nos locals mais frios predominam as matas de araucária (pinhais) e nos pampas, os campos de gramlneas. PAGF3ÜF3

Inquérito policial

0

nquérito Policial INTRODUÇÃO O estudo hora apresentado, tem como enfoque, estudos acerca do Inquérito Policial. Esta pesquisa teve como base

Read More

Pesquisa científica

0

Parte Tema: É a escolha do assunto objeto da pesquisa que se pretende propor. Toda a pesquisa se baseara neste

Read More