Relações interpessoais

Categories: Trabalhos

0

À medida que a ciência revela a importância dos relacionamentos interpessoais, as conexões humanas parecem cada vez mais sitiadas. Atualmente viver é uma tarefa complicada, considerando as constantes mudanças do mundo moderno e as pressões intelectuais e emocionais que o ser humano vem enfrentando.

Estamos de certo modo envolvidos num ritmo muito acelerado no progresso que a tecnologia proporcionou como as descobertas na medicina e o acúmulo de bens materiais fortemente cultuados numa visão capitalista, que privilegiou o lucro como o principal objetivo a ser alcançado, sem levar em onta a necessidade de relações sociais, de trabalho e economias mais justas e equilibradas. O valor do trabalho humano foi reduzido a mercadoria negociável, os lucros e benefícios adquiridos com o progresso tecnológico e com o acúmulo de riquezas concentraram-se nas mãos das elites mundiais.

O acesso a bens e serviços que proporcionam qualidade de vida tendem a restringir-se cada vez mais a estas elites, não obstante, à medida que o tempo passa os ricos diminuem em número, mas aumentam em riqueza e os pobres aumentam em número e iminuem em riqueza, ou seja, os ricos cada vez mais ricos e em menor número e os pobres cada vez mais pobres e em maior numero. Torna-se imprescindível perceber a importância das relações que se efetuam entre as pessoas, e neste contexto perceber a importância de adquirir a qualidade neste processo.

Dando enfoque ao ambiente de trabalho, podemos afirmar que nao é q -lal Studia Sv. ‘ipe to View next page qualquer trabalho que tem significado na vida das pessoas, um trabalho que tem sentido é aquele que permite encontrar pessoas de qualidade, seja no seu departamento, na empresa u nos ambientes empresariais. Pessoas com quem os contatos podem ser francos, honestos, com quem se pode ter prazer de trabalhar, mesmo em projetos difíceis.

Um trabalho que tem muito sentido permite ajudar os outros a resolver seus problemas, prestar-lhes um serviço, ter um impacto sobre as decisões tomadas pelos dirigentes, ser reconhecido por suas habilidades e contribuições ao sucesso dos negócios. Um dos principais motivos que estimula as pessoas a trabalhar, é o fato de poderem se relacionar com os outros e se sentir vinculado a um grupo, onde o trabalho faça sentido.

Sendo este também, um dos motivos que pode influenciar a motivação das pessoas no trabalho, é possível prever o descontentamento dos indivíduos quando o ambiente de trabalho nao é harmonioso, onde as pessoas mal se cumprimentam, ou não são solidárias e sempre estão desconfiadas umas das outras. Enfim, “o fato de fazer um trabalho que não comporta nenhum interesse humano, em um meio ambiente onde as relações são superficiais, contribui para tornar o trabalho absurdo” (MORIN, 2001 p. 16).

No entanto, não é incomum depararmos com profissionais que rabalham em empresas de renome, recebendo ótimos salários e mesmo assim insatisfeitos. Isso pelo simples fato de estar em um ambiente onde o clima não é favorável, ou seja, onde os colegas de trabalho fazem fofocas uns dos outros, os chefes de setores estão sempre de mau humor, os direto trabalho fazem fofocas uns dos outros, os chefes de setores estão sempre de mau humor, os diretores nunca estão de acordo, e tratam as pessoas como se todos fossem ignorantes.

Fica difícil imaginar alguém com disposição para trabalhar em um ambiente como esse. Podemos verificar que, quando as relações interpessoais dentro da empresa são desfavoráveis há fatores impeditivos no entorno, cooperando para que o ambiente se torne instável, onde o diálogo fica praticamente impossível, comprometendo principalmente o trabalho de equipe. ara deter estes fatores devemos estar atentos e tomarmos as providências no momento preciso. Os fatores impeditivos do relacionamento se subdividem em dois grupos: – Fatores Impeditivos dos sentimentos e fatores Impeditivos do comportamento e dentre estes fatores estão: a fofoca; * a Inveja; * a crítica; * a falta de espírito de equipe; * a falsidade; * o desrespeito; * o egoísmo; * a indisciplina; *o pessmlsmo; * a intolerância etc…

Ambientes de trabalho hostis tem sido a realidade de muitas instituições elou organizações que anda não perceberam os benefícios de se promover um espaço de trabalho harmonioso, onde são identificados os fatores impeditivos do relacionamento, observadas as falhas, reavaliado os valores e solucionados os problemas. ? importante que se formem ambientes onde a equipe é irecionada para o trabalho em ru o, no qual prevaleça características como coop nca e solidariedade, neste 3 contexto, as pessoas passam a fazer parte de um todo maior e não “funcionam” sozinhas. Cada pessoa desempenha sua função em harmonia com as demais, gerando um relacionamento novo.

Para o êxito de qualquer ambiente organizacional, o desenvolvimento das relações Interpessoais é fundamental, pois esse é o eixo existencial para que os indivíduos possam alcançar uma integração real e um rendimento efetivo, em se tratando do mbiente de trabalho é importante que todos os indivíduos, independente de cargo, posição e hierarquia estejam cientes que há influência do ambiente de trabalho no comportamento das pessoas e, influenciar nas relações interpessoais irá, consequentemente, afetar o progresso e os resultados das empresas em todos os sentidos. ode se concluir que, o resultado satisfatório da empresa está intrinsecamente ligado às boas relações interpessoais entre a equipe de trabalho e os objetivos a serem alcançados. O bom desempenho das relações humanas dentro de qualquer nstituição, é fator responsável pela obtenção de maior liderança, planejamento e organização funcional, ocasionando motivação pelo interesse das atividades, inovação, criatividade, integração e satisfação pessoal que irá, consequentemente, refletir positivamente em todos os meios sociais em que o indivíduo interage.

Fontes: http://www. webartigos. com/ http://www. calabriaveiculos. com. br/noticia/1 6 http://www. formacaoweb. com. br/ilessons/lay4/Iicao. php? idLicao- 2718 http://recantodasletras. uol-com. br/artigos/1440251 4DF4

Educação especial – inclusão escolar

0

[pic] COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA CRIC ORIENTAÇOES PARA ELABORAÇAO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 2011

Read More

Pim iii

0

Foi o Swipe to view next page bservado também que a empresa acima citada tem uma linguagem muito funcional, pois

Read More