Relatorio de entrevista

Categories: Trabalhos

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI TURMA: LED0085 DISCIPLINA: Linguística Aplicada a Língua Portuguesa PROFESSORA Ana Mana de sousa santos TEMA DA AULA PRATICA Entrevista COMPONENTES DO GRUPO: Adenilza, Dadilene, Domingas, Fábia, Gisele, Hédima, Joana Darc, Luciene, Zenite DATA 02/12/11 Relatório de Entrevista Entrevista realizada a senhora Benedita Bairro Jardim Primav não alfabetizada. A e de Santana – BA, foi c OF2 page OI I as 14h00 com a Avenida Paraná, , idade 83 anos, 928 no município oze anos.

Com o falecimento da mãe passou a morar com os tios, não teve portunidade de estudar, pois ajudava no trabalho da roça para auxiliar o sustento da familia. Casou aos 16 anos, após ser mãe de 04 filhos separou – se do esposo. Aos 30 anos veio de Santana para São Domingos juntamente com os filhos e a irmã em uma viagem a cavalo que durou aproximadamente 08 dias. Chegando ao local pretendido foi trabalhar na roça porque naquele tempo praticamente todo sustento era retirado da própria terra, uma vez que não existia venda de alimentos ind Swige to víew next page industrializados ou prontos para o consumo.

Apesar das dificuldades que encontrou frequentou a escola por alguns meses conseguindo então memorizar a escrita do seu nome. Tem multas saudades dos amigos e de sua terra natal, porque desde que saiu de lá nunca mais regressou perdendo então contato com familiares e amigos. Observações: Apesar de dona Benedita residir em São Domingos desde 1953 ainda carrega um pouco do sotaque baiano e utiliza muito expressões como: Vixe Mana! , menino danado! , “óla gente”. Em relação aos pronomes o mais usado é você e nós (“ocê” “nóis” dito pela entrevistada).

Há muitas variações fonológicas e morfossintáticas, entre elas podemos citar: redução de ditongo ou em o: roupa – ropa, contração de proparoxítonas em paroxítonas: árvore – avre, transformação de 1h em l: trabalhar – trabaiá, a substituição do pretérito perfeito – plantamos por plantemos “prantemo”, etc. Uso de “K pelo “l” em final de s[laba e nos grupos consonantais: pranta (planta), bloco (broco). Ausência de concordância verbal quando o sujeito vem depois do verbo: “Chegou” duas amigas. Redução do “r” do infinitivo ou de substantivos em “or amál amar, canto (cantor)

Relação do trabalho escravo

0

APO DE ECONOMIA II salvador – BA 201 1 FACULDADE CASTRO or6 to view nut*ge RELAÇÃO DE TRABALHO NO BRASIL

Read More

Fichamento do livro adeus professor adeus professoara

0

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? : novas exigências educativas e profissão docente / José Carlos Libâneo. – 6.

Read More