Relatório de estagio 01

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE LU ERANA DO BRASIL- ULBRA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA – MODALIDADE EAD or27 to view nut*ge Acadêmico (a): J RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR I Realidade da Sala de Aula 09 3. 7. Caracterização dos alunos com ênfase pedagógica10 4. PROJETO 11 4. 1. Tema/Temática 11 4. 2. Turma 11 4. 3. Duraçao 11 4. 4. Justificativa 1 1 4. 5. Objetivo Geral 11 4. 6. Objetivos Específicos 11 4. 7. Referencial Teórico do Projeto 11 4. 8. Conteúdos Propostos a Serem Trabalhados 1 1 4. 9. Metodologia 1 1 4. 10. Aplicação Metodológica, Análise e Considerações Sobre a

Docência 12 4. 11 Recursos Utilizados 12 4. 12 Avaliação 12 4. 13 Referências Bibliográficas do Projeto 12 5. CONSIDERAÇOES FINAIS 13 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS DO RELATORIO 14 ANEXOS 15 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO • Nome da Instituição: UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL ULBRA PAGF foi a, Escola “Professora Silvana Daniel”, para a efetivação das atividades do estágio, este realizado no periodo de 30/05/2011 a 28/06/2011 no turno vespertino, com carga horária total de 102 horas, em que esta funcionando de acordo com as dlsposições legais estabelecidas pelo poder público.

Partindo assim da oleta de dados sobre a estruturação da instituição no qual fiz estágio às atividades do cotidiano da escola e pela observação do efetivo exercício da prática educacional do professor regente, construiu-se o presente relatório. Compõe-se na estruturação deste aportes teóricos incluindo a caracterização do espaço fisico, resumo histórico da instituição, além do registro do projeto desenvolvido conjuntamente com anexos documentais e atividades produzidas no decorrer do estágio. iteratura, textos e recursos informatizados disponibilizados no decorrer do processo acadêmico ajudam a construir dia-a-dia a ormação do professor. Os temas abordados e os teóricos vistos como Jean Piaget,Vigotsky, Chomsky, Skinner, entre outros, nos ajudam a embasar esta formação. A escola como instituição educacional deve oferecer a oportunidade para que haja uma boa prática pedagógica, pois ela é primordial para ser obter um bom desenvolvimento da criança.

Todas as atividades devem ser bem planejadas para que alcance bons resultados. O conteúdo escolhido deve ser claro e condizente voltada diretamente para esta faixa etária, sendo que, todas as experiências vivenciadas nesta fase servirão de ase para toda a sua vida enquanto educando; Coletivos autores (1997) defende que cada escola deve ter bem claro em seu projeto pedagógico que tipo de aluno quer formar e também de que este questione a função social de cada disciplina no currículo.

Desta maneira a sala de aula torna-se um lugar motivador em que se acolham as diferentes formas de ser e de agir, contempladas nos projetos de trabalho, nos quais as crianças vivenciam suas experiências e descobertas Considerando- se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das cnanças de zero a seis anos, a qualidade das experiências ferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania deve estar embasada nos seguintes princípios: O respeito ? dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.

Pois a criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico; A LDB regulamenta a educação infantil, definindo- e primeira etapa da educação básica e que tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança ate seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (LDB, art. 29). Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios educativos: • o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, onsideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc. • o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; • o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas ? expressão, à comunicação, aos afetos, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética; • a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem iscriminação de espécie alguma.

O atendimento a crianças em educação infantil tem sua origem nos séculos XVIII e XIX com as pesquisas sobre as crianças abandonadas na Europa, constatando o grande número de crianças e jovens que circulavam pelas ruas sem referência familiar. Este foi um momento importante de reconhecmento soclal e Institucionalizado da sociedade assumr a responsabilidade sobre os filhos rejeitados por s social e institucionalizado da sociedade assumir a responsabilidade sobre os filhos rejeitados por suas famílias.

A partir do século XIX começam a surgir às diferenciações nstitucionais para cada público determinado, e para as cnanças a criação de berçários, casas-asilos, lactários, consultórios de puericultura, entre outros para atendê-las. Este processo levou ao reconhecimento das diferenças entre as crianças e os adultos, isto é, a criança deixa de ser vista como um adulto em miniatura, e sim uma faixa etária com características e necessidades específicas.

A inserção da Educação Infantil no Sistema de Ensino traz uma nova demanda como a estrutura da escola, o currículo, o perfil dos professores, aspectos essencials para instituição de um egmento escolar de qualidade. Na Educação Infantil deve se relacionar o educar e o cuidar. O cuidar deve ser realizado com objetivos voltados para o educar, buscando a independência gradativa da criança nesta faixa etária.

A interação constitui um dos objetivos primordiais da educação infantil, que estará ampliando seu universo com a entrada na escola e o contato com os colegas, professores e funcionários. O brincar é fundamental para todas as crianças e a garantia destes momentos também, assim como, o trabalho respeitando ao mesmo tempo a individualidade e a diversidade com propostas iversificadas e individualizadas de aprendizagem, tornando-as significativas e desafiantes para a criança, sempre partindo dos conhecimentos que ela possui.

O desenvolvimento do currículo da Educação Infantil deve ser voltado para um planejamento contínuo e com sentido de continuidade, que permita dar sentido tanto às diferentes linhas de ação planejadas de antemão como àquel permita dar sentido tanto às diferentes linhas de ação planejadas de antemão como àquelas que vão surgindo no cotidiano. Assim como, focado na multidimensionalidade, ou seja, no desenvolvimento das diversas capacidades dos ujeitos: habilidades, competências e múltiplas inteligências.

Além do aspecto da continuidade, fazendo uma conexão com o meio escolar, que envolve os próprios alunos, professores, funcionários, pais, comunidade e com as etapas posteriores da escolaridade. Os professores devem ser o segmento mais dinâmico e melhor formado para o seu trabalho em relação aos demais. Preparados para trabalhar com crianças menores, desenvolver o profissionalismo docente a partir da cordialidade, proximidade, calor, originalidade, capacidade de quebra da formalidade e ao mesmo tempo ser capaz de impor, estabelecer limites e manter a stabilidade dos contatos.

Assim, foi possível traçar o percurso da Educação Infantil, os processos históricos que envolveram sua origem, as leis que a regem e os objetivos da Educação Infantil. 2. 2. Fundamentação Teórica do trabalho Realizado A fundamentação teórica foi fundamental para conhecer as leis LDB, os autores que abordam o assunto de forma clara, a coleta de dados também contribuiu para avançar e compreender como na atualidade é o processo de escolha dos gestores da rede Municipal de Educação.

A Democratização Escolar se pauta no compromisso politico social em defesa da democratização a educação e da escola pública de qualidade social; no entendimento critico do seu rocesso histórico, no domínio da natureza do processo ped esso a cultura universal PAGF 7 enquanto direito do ser humano, no entendimento do que a escola pública tem o papel de instrumentalizar os alunos para a compreensão da realidade; na função social da escola enquanto socializadora do conhecimento cientfico; no compromisso político e competência teórico-prática afim efetivar uma Proposta Pedagógica coerente com os princípios da democratização da educação; na democratização do acesso e permanência da qualidade do processo ensino-aprendizagem; em educadoras comprometidas e co-responsáveis; na garantia e oportunidade de estudos permanentes; na participação coletiva e tomada de decisões conjuntas no planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das questões administrativas e pedagógicas garantindo a transparência; na efetivação do Conselho Escolar como órgão máximo da direção da escola na gestão como processo permanente de reflexão, discussão e decisão sobre os problemas escola.

A própria expressão Educação Infantil foi introduzida recentemente em nosso país, e consagrou-se nas disposições xpressas na Constituição Federal del 988, assim como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB -no 9394/96, que pela primeira vez fazem referência aos direitos de Educação ? criança de zero a seis anos de Idade, que na constituição asslrn se expressa no artigo 208, Inciso IV. “Dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade” (Brasil. 2004 pg. 64). Ainda no âmbito legislativo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educaçao Nacional – LDB – n n 9394/96 constitui a Educação Infantil com a primeira etapa da Educação ásica, conforme afirma o Art. 9, a saber: A educação infantil, primeira etapa da educação básica, te PAGF 8 OF conforme afirma o Art. 29, a saber. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológco, intelectual e social, complementado a ação da família e da comunidade (pg. 23). Além da LDB, e da Constituição Federal de 1 988, o Estatuto da Criança e do Adolescente lei n. 0 8. 069, de 1 990 também se refere ao direito da criança com relação à educação, descrito no Art. 4, inciso IV da mesma forma como está na Constituição Federal de 1988.

O ministério da Educação e Desporto – MEC — lançou em 1 998, o referencial Curricular para Educação Infantil /98- RCN – o documento serve de base para elaborarão de projetos pedagóglcos e sua função: É contrlbuir com políticas e programas de Educação Infantil, socializando informações, discursos e pesquisas, subsidiando o trabalho Educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil apoiando os sistemas de ensino Estaduais e Municipais (p. 13). Neste contexto, na busca de uma “Escola” melhor, é importante evar os alunos a compreender o significado do que estudam, relacionando seu conteúdo com conhecimentos prévios, com as experiências pessoais, a avaliar o que vai sendo realizado e a perseverar até consegulr um grau elevado de compreensão.

Naturalmente, se um aluno não conhece o propósito das tarefas escolares e não pode relacionar esse propósito à compreensão daquilo que implica a tarefa e as suas próprias necessidades, muito dificilmente poderá realizar aquilo que o estudo envolve em profundidade. “O espaço da escola é o território privilegiado ? transmissão do conhecimento, definindo-se através das funções ue necessariamente são fixas e incorporadas pe conhecimento, definindo-se através das funções que necessariamente são fixas e incorporadas pelos atores – professores e alunos. Lembramos, contudo, que, dependendo do papel cumprido pelo professor, redefinir-seá ou não o lugar que cada um deve ou deverá ocupar no laço social como saber. ” (Keil e Monteiro, 1992, p. 183).

Partindo da constatação de Keil e Monteiro (1992) sobre o ambiente escolar, chama-se atenção para a criança de zero a seis anos, pois o adulto de amanhã será formado hoje, principalmente na escola que se refere ? educação infantil. O Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, v. l, 1998, p. 21) explícita que devemos considerar que: “A criança como todo ser humano é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização famillar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Percebe-se que a escola “Professora Silvana de Sousa Daniel” atentou para a importância da criança no contexto social e cultural e sua maneira particular de vivenciar estar no mundo e com o mundo. Portanto faz-se de grande importância o espaço educacional direcionado à educação infantil, e todos os envolvidos no processo pedagógico, onde: “Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança e o acesso pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. ” (RCNEI, 1998,

São francisco do sul

0

ão Francisco do Sul São Francisco do Sul é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma

Read More

Automaçao

0

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL VISCONDE DE MAUÁ RELATÓRIO to view nut*ge ALUNOS: Marcos Lui Amarildo Ribeiro Fernando Pedro Douglas Misael Diogo

Read More