Relatório de treino de bebedouro
RESUMO O relatório a seguir, foi realizado com o intuito de colocar em prática a teoria de Ivan Pavlov apresentada em sala de aula sobre o condicionamento clássico, que tem por objetivo treinar o sujeito a associar o ruído do bebedouro com a apresentação de água. O bebedouro deve ser ativado manualmente. Logo após o sujeito beber a água pela primeira vez, devem ser dados dez reforços quando o sujeito estiver de frente para a barra; no décimo segundo reforço em diante, o animal deve estar de costas para a barra.
O experimento só termina quando o tempo de resposta o sujeito de costas para a barra, ocorrer de um a três segundo, durante 3 vezes cons METODO SUJEITO Nome: ar 3 to view nut*ge Espécie: Rattus norvengicus ( rato albino) Peso: 261 g Idade: 6 meses ( nascido em 15/10/2011) Sexo: masculino História experimental anterior: NIVel Operante Tempo de privação: 62 horas APARELHO: Caixa de Skinner, modelo 2, descrita no relatório número 1. PROCEDIMENTOS: – Verifique os aparelhos que serão utilizados e coloque o sujeito água e beba.
Se em 2 minutos isto não ocorrer, ative novamente o bebedouro – Quando o sujeito encontrar a agua, marque quanto tempo le demora para beber. Repita esta operação 11 vezes. Nunca liberando a água quando ele estiver com a cabeça no orifício do bebedouro. Este cuidado deve ser tomado para evitar o condicionamento da resposta de por a cabeça no orifício do bebedouro, pois se esta resposta for seguida da apresentação de água, será condicionada e não é esta a reposta que desejamos condicionar, mas é a resposta de aproximar-se do bebedouro, após o ruído do bebedouro. Depois da 1 1a tentativa, acrescente mais uma exigência: espere o rato ficar de costas para o bebedouro e só então acione ovamente o botão. Registre o tempo de reação (RT) para todas as tentativas; RT é o tempo entre a ativação do bebedouro e a resposta de beber água, do sujeito. – O exercício termina quando o animal, ao estar de costas ou longe do bebedouro, aproximar-se em um tempo de 1 a 3 segundos, logo após o ruído do bebedouro ter sido apresentado.
RESULTADOS Consideramos que o resultado foi satisfatório, pois o objetivo do experimento foi associar o ruido do bebedouro com a apresentação da água. Como o sujeito se encontrava privado de agua PAGFarl(F3 ssociar o ruído do bebedouro com a apresentação da água. Como o sujeito se encontrava privado de água há 62 horas, as gotinhas se tornaram elementos reforçadores do animal.
O experimento durou 29 minutos, aonde nas prmeiras 11 tentativas (que o reforço deveria ser dado com o sujeito de frente para a barra), o animal obteve a resposta de beber, mais rápida que nas 11 tentativas seguintes ( onde o sujeito deveria estar de costas para a barra). Da 23a até a 30a tentativas o sujeito demonstrou um melhoramento muito grande na associação do ruído do bebedouro com a apresentação da água. DISCUSSÃO Observamos que o animal conseguiu associar o estimulo neutro (o ruído do bebedouro), ao estímulo incondicionado (água).
O que facilitou o condicionamento, foi o animal estar privado de água por 62 horas, gerando assim uma necessidade de água, que foi o elemento reforçador do animal. Notamos que pelo fato do sujeito estar privado, ele demonstrou um comportamento mais agitado do que o observado no experimento anterior, ele andou e farejou muito, o que nos permite conclulr que estava em busca da água, pelo fato de seu olfato ser muito mais aguçado. PAGF3ÜF3