A importancia da contabilidade num processo de gestão ambiental

Categories: Trabalhos

0

A importância da contabilidade no processo de gestão ambiental de uma empresa do setor moveleiro: estudo de caso utilizando o SICOGEA Eunice Alves da Silva (UNICA) nicenyce@ig. com. br Fabricia Silva da Rosa (UFSC) fabriciasrosa@hotmail. com Elisete Dahmer Pfishter (UFSC) elisete@cse. ufsc. r Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar a Importância da contabilidade no processo de gestão ambiental, através de um estudo de caso em uma indústria do setor m um ambiente cada v implementar um sist a que auxilie a gestão acab subsidio possibilitan cessidade de ‘vel, pois fornece videnciação das ações no curso das atividades da empresa. Para atingir o objetivo proposto foram utilizadas pesquisas bibliográficas, estudos descritivos com abordagem qualitativa e um questionário que aborda lista de verificação.

Trata-se de um estudo de caso que buscou a partir da lista de verificação do SICOGEA – Sistema Contábil Gerencial Ambiental, analisar a o grau de sustentabilidade da empresa estudada. Pode-se perceber com base no estudo realizado com ênfase na primeira fase da terceira etapa do SICOGEA, que a empresa apresenta uma sustentabilidade global de 49% o que a leva ser considerada deficitária. Ao o setor moveleiro. . Introdução Durante muito tempo, as organizações se valeram dos recursos naturais disponíveis no planeta de forma indiscriminada, quando o foco das atenções estava centrado apenas nos benefícios econômicos trazidos pela extração e utilização das fontes desses recursos, e na posterior obtenção de lucros advindo das vendas dos produtos ou serviços resultantes. De acordo com Kraemer (2001, p. 9), “foi somente nos últimos anos, mais especificamente na década de 70, quando foi reallzado a 10 Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo na Suécia”, que tornou evidente a importância e rgência da tomada de atitudes que tivessem como pressuposto básico a preocupação com a preservação e recuperação do meio ambiente e a conseqüente manutenção da qualidade de vida.

Na atualidade a problemática ambiental é um dos assuntos que mais tem chamado a atenção das pessoas, seja pela valorização cada vez maior que se dá à qualidade de vida ou mesmo pela perspectiva de que as consequências do descaso com o meio ambiente acarretarão situações críticas para a própria sobrevivência humana. Segundo Ferreira (2002, p. 185): “a contabilidade ambiental, neste contexto, tem o papel de fornecer informações adequadas ? ensuração dos eventos econômicos relaclonados ao meio ambiente, permitindo uma correta avaliação do patrimônio”.

Diante dessa nova realidade e das exigências que estão sendo feitas em relação ? PAGF Neste sentido, objetiva-se verificar a importância da utilização da contabilidade no processo de gestão ambiental de uma industria do setor moveleiro. para alcançar este objetivo têm-se como objetivos específicos: Relatar a importância da contabilidade no processo de gestão ambiental; Descrever a gestão ambiental de empresa do setor moveleiro; e Analisar o grau de sustentabilidade obtido na Indústria studada, através da aplicação parcial do Sistema Contábil Gerenciai Ambiental – SICOGEA.

O trabalho está assim estruturado, após esta introdução é apresentado o referenclal teórico, onde são apresentados os eixos teóricos que norteiam o Estudo de Caso: (i) Contabilidade ambiental; e (ii) Sistema de Gestão Ambiental e Sistema Contábil Gerencial Ambiental – SICOGEA; num terceiro momento são descritos os procedimentos metodológicos, seguido da característica da pesquisa, delimitação da unidade de caso como também do instrumento de coleta, utillzados no trabalho, num quarto momento é apresentado estudo de caso.

Finalmente, são apresentadas as conclusões e posteriormente, tem-se a listagem das referências utilizadas. 2. Referencial Teórico O referencial teórico visa apresentar os temas que norteiam a pesquisa, desta forma são apresentados os eixos teóricos da pesquisa: Contabilidade Ambiental, SICOGEA. 2. 1.

Contabilidade Ambiental para Martins e Luca (1994) é o conjunto de informações divulgadas pela contabilidade que engloba os investimentos realizados, seja aquisição de bens permanentes de proteção meio ambiente, e até medidas físicas, quantitativas e qual tativas, empreendidas para sua recuperação preservação. A contabilidade ambiental torna-se útil no processo de planejamento, controle e tomada de decisão, além disso, traz outros benefícios para a organização que Tinoco e Kraemer (2004, p. 54) enumeram como: Identifica, estima, aloca e reduz os custos, particularmente os tipos ambientais de custos; Controla o uso e os fluxos da energia e dos materiais; Dá informação mais exata e detalhada para suportar o estabelecimento e a particlpação em programas voluntários, custos efetivos para melhorar o desempenho ambiental; Informação mais exata e detalhada da mensuração e da elaboração de relatórios de esempenho ambiental, contribuindo para melhorar a imagem da companhia perante os stakehalders.

Os benefícios gerados a partir da contabilidade ambiental e das informações divulgadas são importantes para a organização, e para a sociedade, pois a empresa utilizando adequadamente os recursos naturais previne o meio ambiente de poluição e a sociedade de possíveis doenças, por exemplo, respiratórias causadas por gases expelidos pelas indústrias, além de outros benefícios.

Para que os benefícios sejam atingidos faz-se necessário evidenciar os objetivos da contabilidade ambiental, Tinoco e Kraemer (2004) cltam alguns como: companhar a empresa diante da legislação ambiental, auxiliar a gestão ambiental, detectar as áreas que precisam de atenção especial, identificar as melhores oportunidades na questão ambiental e as melhores estratégicas e observar o divulgação das demonstrações contábeis não 2 mencionam a questão ambiental, outras que sabem da importância para sua gestão, mas não a separam da contabilidade tradicional, entretanto há empresas preocupadas em implementar pol(ticas ambientais e utilizar a contabilidade como ferramenta principalmente de auxílio ? gestão. A pouca utilização da contabilidade ambiental acontece egundo Bergamini Júnior (1 999, p. 8) devido a uma série de aspectos, como: Relutância das empresas em veicular informação sobre o impacto de suas atividades no meio ambiente, ou por preferirem divulgar sua própria versão em relatórios caracterizados por serem qualitativos descritivos e parciais, frustrando uma visão abrangente e objetiva do desempenho ambiental da empresa; Baixa consciência entre as informações disponibilizadas e pouca comparabilidade entre o desempenho da mesma empresa em períodos diferentes ou entre empresas diferentes do mesmo setor de atividades; Os alvos ambientais representados pelos custos e passivos mbientais, não são previamente estabelecidos de forma mensurável, impossibilitando seu posterior acompanhamento. Além disso, a contabilidade ambiental tem o seu processo de implementação dificultado pela ausência de definição clara de custos ambientais, dificuldade em calcular um passivo ambiental efetivo, problemas em determinar a existência de uma obrigação no futuro por conta de custos passados. ? importante que as empr sistemas de controle dos PAGF s OF a vantagem de tal prática aparecerá com a implementação de sistemas que reduzem ou controlem o meio ambiente. 2. 2. O Sistema Contábil Gerencial Ambiental – SICOGEA O SICOGEA foi desenvolvido no ano de 2004 por uma professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Dra. Elisete Dahmer Pfitscher. É importante salientar que inicialmente o sistema foi desenvolvido com o principal foco voltado a empresas rurais, e por isso sua estrutura apresenta alguns termos específicos desta área. Contudo, cabe ressaltar que a adaptação, do sistema é aplicável a qualquer ramo de empresa, inclusive aquelas prestadoras de serviços.

O SICOGEA é dividido em três etapas, integração da cadeia produtiva, gestão e controle ecológico e gestão da contabilidade e controladoria mbiental, e cada uma das etapas comporta diversas fases. A primeira etapa do sistema, integração da cadeia produtiva compreende, basicamente, a mobilização daqueles que participa do gerenciamento do processo produtivo. É nesta etapa que se dá a formação dos grupos de trabalhos que irão discutir sobre o modo como está se desenvolvendo a produção ou a prestação de serviços, e os efeitos ambientais que poderão ser ocasionados, além da exposição das vantagens de ter um sistema de gestão ecológico que possul o auxilio da contabilidade e da controladoria ambiental.

Após a explanação dessas nformações, é verificar se há interesse por parte do empresário em efetivamente implantar o SICOGEA. Caso positivo tem-se a iniciação da segunda etapa de que o sistema é compost em que está localizada a empresa, além de ser feito um diagnóstico da entidade através do levantamento patrimonial ambiental existente. Todas as informações coletadas nesta etapa são registradas e armazenadas em um banco de dados para futuras consultas. É neste momento, também, que novas técnicas de produção ou de prestação de serviços podem ser experimentadas com o objetivo principal de tornar mais eficiente todo o processo produtivo.

Na terceira e última etapa, apresenta-se num primeiro momento, a verificação do grau de sustentabilidade da empresa através da adoção de uma lista de verificação e análise, se existir, do balanço ambiental patrimonial da entidade. Na primeira fase desta terceira etapa, tem-se, também, após a identificação do grau de sustentabilidade, o comprometimento por parte do empresário e de seus colaboradores e o estabelecmento ou aperfeiçoamento de sua Missão, de sua Visão, de sua política e de seus objetivos almejados com a implantação do SICOGEA. Nesta fase há, também, uma sensibilização das partes nteressadas, um acompanhamento dos participantes e a formação de agrupamentos de responsabilidade. E de acordo com Porter (1990 apud PFITSCHER, 2004, p. 31 Estes grupos podem criar vantagens competitivas dentro de um setor ou de vários, em regiões geográficas especificas, interagindo com a comunidade empresarial, ONGs ea sociedade civil, em sua conce ão mais ampla, bem como o setor público voltado para a PAGF 7 serviço, o estudo das entradas e saídas dos insumos que transitam pelo processo produtivo e o desenvolvimento de uma planilha destinada a inventanar os principais aspectos e impactos ambientais que envolvem a mpresa. Logo após, tem-se a terceira fase da terceira etapa do SICOGEA. Pfitscher (2004, p. 135) esclarece que “esta fase mostra as ações para continuidade da empresa no mercado. Estuda formas de oportunidades de melhorias, viabilidade técnica, contábil-ambiental e planejamento”. E nesta fase que são avaliadas e levadas em conslderação todas às informações disponíveis no banco de dados desenvolvido anteriormente, na lista de verificação que avaliou o grau de sustentabilidade da empresa, e na planilha que contém registrado o inventário dos principais aspectos e impactos ambientais que envolvem a entidade.

De posse de todas essas informações o gestor ambiental juntamente com os outros gestores será capaz de decidir quais os novos rumos que serão traçados pela empresa, e assim, promover o desenvolvimento de uma produção mais limpa voltada, principalmente, a preservação do meio ambiente 3. Procedimentos Metodológicos segundo Ruiz (apud BEUREN, 2003, p. 53) a palavra método “é de origem grega e significa o conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigação dos fatos ou na procura da verdade”. Beuren (2003, p. 53) emprega o termo procedimentos “representando as diversas formas peculiares a que está ubordinado cada objeto de pesquisa, nas diversas etapas do método”.

A se uir apresenta-se o enquadramento e os proc exploratória, que se busca dar maior conhecimento ao pesquisador sobre o tema. (RICHARDSON, 2009). É uma pesquisa descritlva, POIS busca compreender e descrever as características de uma determinada situação e fenômeno_ (RAIJIJP E BEIJREN, 2003). A pesquisa terá como base um estudo de caso. O estudo é demonstrado através de material já elaborado e desenvolvido, principalmente através de periódicos, artigos científicos, livros, publicações eletrônicas, dentre outros. Este suporte ibliográfico reúne um alicerce de conhecimento capaz de fundamentar os objetivos da pesquisa. 3. 2. Delimitações da Unidade-Caso A população ou universo da pesquisa conforme Vergara (2000, p. 0), “é um conjunto de elementos (empresas, produtos, pessoas, por exemplo) que possuem as características que serão objeto de estudo”. O universo da pesquisa deste trabalho científico, está representada 4 pela empresa estudada, tendo em seu quadro funcional 6 funcionários que atuam na fabricação de móveis sob-medida, situada em Florianópolis. 3. 3. Instrumentos de Coleta de Dados A técnica de coleta de dados que foi utilizada junto aos uncionários, foi uma entrevista não estruturada e um questionário que aborda lista de verificação. Será pesquisado sobre o entendimento e conscientização com o meio ambiente, na entidade de classe e sua eficiência. Segundo Marconi e Lakatos (apud COLAUTO; BELJREN, 2003, p. 33), na coleta ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito pelo informante, sem a presença do pesquisador’. A entrevista, de acordo com Beuren (2003, p. 131), “é a técnica de obtenção de informações em que o investigador apresenta-se pessoalmente ? população selecionada e formula perguntas, com o objetivo de obter dados necessários ara responder à questão estudada. ” Nesta pesquisa foram utilizadas entrevistas apoiadas no questionário aplicado. Anda para Beuren (2003, p. 133), “entrevista semi-estruturada, ao mesmo tempo em que valoriza a presença do entrevistador, possibilita que o informante use toda sua criatividade e espontaneidade, valorizando mais a investigação. Foi realizada também a observação participante sobre as atividades desenvolvidas com os gestores da empresa, ou seja, quanto a pessoa que desenvolve o estudo está totalmente envolvida e engajada na sltuação a que irá observar (VERGARA, 000) bem como análise de conteúdo objetivando examinar o funcionamento dos controles internos apurando sua importância a manter as informações fidedignas que auxiliam na tomada de decisão dos gestores da organização. A observação participante é caracterizada pelo envolvimento dos pesquisadores e dos pesquisados no local que se está realizando a pesquisa. Esta técnica é um dos principais meios para conseguir as informações, criando discussões e interação com o grupo, tendo como objetivo, entender a estrutura das atividades, na empresa em questão. 4. Estudo de Caso – Emp De Móveis Sob-Medidas

Édipo rei

0

Liberalismo Na aula do dia 30 de maio de 2012 estudamos sobre o Liberalismo, e como o próprio nome diz

Read More

Teoria da administração

0

Teoria clássica da administração A Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é uma escola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro

Read More