Relatório simples – iniciação em química

Categories: Trabalhos

0

1. 1 SEGURANÇA Na aula pratica de química foi muito enfatizado o fator segurança em laboratório, já que é um local que favorece para ocorrência de vários acidentes. É muito importante usar roupas adequadas como calças compridas, sapatos fechado. Conservar os cabelos presos. O uso de luvas e óculos são essências. Não são permitidos ou mesmo se alimentar ou beber dentro do laboratório. O uso da bata (Jaleco) é muito importante, pois serve como barreira entre substancias químicas e o corpo, mas recomendável que o jaleco venha com punho nos braços assim evita que a manga se prenda m algum local ou in or6 “detalhes soltos” .

Em todo laboratório ve- de axaustor, ela suga segurança, líquidos v cap ia sem bolsos e que tem a função rmite abrir com O chuveiro, lugar mais importante do laboratório. Todos devem saber onde fica o chuveiro. Deve-se recorrer ao chuveiro em caso de emergência. O lava olhos, como o nome já diz tem como função limpar os olhos atingidos por alguma substancia. Vale lembrar que nunca se deve levar a boca ou cheirar diretamente frascos com produtos químicos. I . VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS importante do laboratório, pois com ele podemos se-livrar de lgumas substancias, se for atingido, existe um lava óleos que serve também limpar algo contaminado pelo óleo. Capela: Serve para sugar o ar (gases), ou seja, um exaustor dos materiais contidos pelos gases químicos. Tubos de ensaio: Ficam em estantes ou madeira para fazer experiências de pequenas misturas e também suporta ser aquecido diretamente numa chama. Manta elétrica: Aquecer substancias nos cubos. Bico de Bunsen: Tem a tela de amianto, para aquecer substancias usando pegador ou pince virando de um lado para o outro, evite pessoas por perto.

Tela de amianto: Acma do tripé. Proveta: Simbologia, nunca aquecer por que ela é um equipamento de medição de volume exato, se aquecer pode ter como consequência dilatação. 2 Béquer: Tem uma aparência de um copo, utilizado para dissolver substancias, onde se pode pesar; não da à medição exata. 2 Erlenmeyer: Serve para fazer titulações e misturas aquecimentos de liquldos e etc. Suporte Universal: Prender vários instrumentos, através das garras ou suporte para funil. Funil de separação: Separa substancias homogêneo e heterogêneo.

Pinça de madeira e metal: Prender mangueiras (borrachas) prendendo a tribulação. Espátula: Fazer pesagem Almofariz Ou Pistilo: Serve para amassar material sólido. Capsula de porcelana: Aquecer matenal, reação de combinação. Cadinho: Serve pra aquecimentos elevados. Vidro de Relógio: Serve para queimar material, fechar recipientes (reações). Placa de Petri: É um recipiente cilíndrico, achatado, de vidro ou plástico que os biólogos ut cultura de micróbios. de vidro ou plástico que os biólogos utilizam para a cultura de micróbios.

Pipetas Volumétricas: Fazer volumes mais preciso. Graduada: Ver a graduação. Pêra de Borracha: Sugar e dispensar líquidos. Menisco: Curva que a agua faz em pipetas. Bastões de vidro: Misturar, mexer substancia. Conexão de Vidro: Conectar tubos aos outros. Balões Volumétricos: Tem fundo chato e redondo. Manta aquecedora: Evapora a água e o sulfato fica no balão volumétrico. Condensador: Condensa a água. papel de filtro: Filtrar líquidos. Esses são alguns de muitos equipamentos que podem ser utilizados em laboratório.

I . 3 PROPRIEDADES Sobre as propriedades de uma matéria, foi feito um experimento que explicaria o funcionamento da densidade. Para o mesmo foi utilizado um cubinho de chumbo, onde foi pesado deduzido que tinha 35,5 de massa. para se ter o resultado do volume do cubo de chumbo, foi adicionado água a um tubo graduado para marcações, após marcar a quantidade de água, o chumbo foi aplicado dentro do tubo, consequentemente havendo um aumento na marcação da água, esse aumento marcou em 4,5mI resultando o volume do cubo de chumbo.

Com os resultados das propriedades do chumbo (massa= 35,5g e volume= 4,5mI) foi possivel calcular a sua densidade, razão da massa pelo volume, com resultado final de 7,890g/ml. 1 a SEPARAÇÃO DE MISTURAS Foram observados vários métodos de separação de misturas, entre eles: Decantação: método utilizado ara se arar misturas heterogêneas de sólido-líq -líquido. Exemplos vistos: água e óleo. Centrifugação: método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido. Este método é uma maneira de acelerar a decantação.

Neste método é utilizado a centrífuga. Neste aparelho, devido aos movimentos de rotação, as partículas com maior densidade são “atiradas” para o fundo do tubo. Dissolução fracionada: método utilizado para separar misturas heterogêneas de sólido-sólido. Exemplo de mistura é sal + areia. Neste método, um dos sólidos é dissolvido em um solvente e depois pode ser feito filtração para separar o sólido insolúvel e a solução do outro sólido. Destilação simples: método utilizado para separar misturas homogêneas do tipo sólido-líquido.

Um exemplo de mistura homogênea de sólido + líquido é uma mistura de sal + água. Na destilação simples, a mistura é aquecida e os vapores produzidos no balão de destilação passam pelo condensador, onde são resfriados pela passagem de água corrente. Os vapores então, condensam e são recolhidos no erlenmeyer. A parte sólida a mistura fica no balão, pois a temperatura que se atnge no sistema não é necessária nem para derreter o sólido, quem dirá vaporizá-lo. Simplificando, o sólldo não é volátil e fica retido no balão e o líquido mais volátil é retirado no erlenmeyer. 1. 5 REAÇÕES Uma reação química é o processo em que novas substâncias são formadas a partir de outras substâncias. No laboratório de química, o professor João Carlos fez dois tlpos de reações: • Iodeto de Potássio + Nitrato de chumbo Iodeto de chumbo (Pb12), que formou uma substância de cor amarelada. PAGF ubstância de cor amarelada. Kl (N03)2 • Bicarbonato de sódio + Ácido acético (vinagre) = Aqui nesse caso não houve uma formação de substância propriamente dita, mas provavelmente ocorreu uma reação química.

NaHC03 CH3COOH 2. DESENVOLVIMENTO 2. 1 MATERIAIS E REAGENTES As substâncias que o professor utilizou no laboratório para realizar as experiências, foram: o ácido acético, o bicarbonato de sódio, o nitrato de chumbo e o iodeto de potássio, que são os reagentes (consumidos). Já a substância produzida (produto) foi o iodeto de chumbo. Iodeto de Potássio + Nitrato de chumbo Reagentes produto Os materiais utilizados nas experiências foram o Béquer e o tubo de ensaio, com o objetivo de produzir novas substâncias. 2. METODOLOGIA O professor João Carlos pe PAGFsrl(F6 de ensaio e colocou béquer em baixo do tubo para que o líquido não viesse a ser derramado tanto na mesa quanto no chão. Já em outro caso, o professor pegou um pedaço de chumbo fez a pesagem dele e da quantidade da água num copo. No final ele colocou o pedaço de chumbo dentro da água para descobrir a sua densidade. Foi realizada outra experiência, da separação da água e do óleo, tilizando para tal finalidade o funil de separação, onde a água escorria para outro recipiente, ou seja, o béquer.

E também foi feita a separação de mistura através da centrifugação, onde foram colocados dois tubos com a areia e a água um de frente para o outro para que houvesse a proporção balanceada. 6 2. 3 RESULTADOS Como resultado, podemos observar que no caso da separação da água se deu através da torneira retirando a água do funil e colocando num recipiente a parte, resultando na separação. A mistura de soluções resultou no iodeto de chumbo que formou um liquido amarelo. E na centrifugação, houve a separação bem rápida da areia e da água, onde a água ficou em cima e a areia em baixo do tubo. . CONCLUSÃO Concluímos que a cada experiência realizada, houve reações diversas entre as substâncias utilizadas, contribuindo para o nosso aprendizado teórico-prático, uma vez que estudamos a teoria e pudemos comprovar na prática através das mesmas os produtos formados a partir dos reagentes. Observamos os cuidados que devemos ter no laboratório com o uso dos materiais e instrumentos, estando devidamente equipados com bata, óculos e luvas, seguindo as orientações do responsável.

Controle orçamentario

0

Controle Orçamentário Disciplina: Tópicos Avançados Prof. : Jaime J. Veloso Alunos: Graziele Paiva Júlia Castanheira Marcus Vinícius Paulo Marques Priscilla

Read More

Direito empresarial

0

Estudo de caso “A inequidade pode afetar a motivação dos jogadores de futebol”. 1- Explique os significados dos conceitos: Equidade

Read More