Resenha

Categories: Trabalhos

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT’ANNA PEDAGOGIA TRABALHO DISCENTE EFETIVO LUCIANE AMELIA DE LIMA NAZZARIO SÃO PAULO 2012 RESENHA DO FILME “PRO DIAS NASCER FELIZ”: Neste Documentário alguma Escola de no Nele vemos clarame Escolas quanto nas d ors a realidade de existentes tanto nas m de cada aluno. O documentário começa na Cidade de Manari•PE, onde na Escola há falta de Professores e Falta de Transporte (Ônibus Quebrado) para Alunos que moram distante da Cidade.

Mais em meio a toda esta Turbulência de situações, podemos destacar a Menina Valéria de 16 Anos que mostra uma excelente ocação para o aprendizado, se dedicando dia a dia a suas poesias, sendo estas poesias desacredltadas por alguns de seus Professores. Já no Rio de Janeiro o Documentário se passa na Cidade de Duque de Caixias, onde os alunos expressam algumas situações de roubam por falta do que fazer. Nesta parte temos uma amostra do Conselho de Classe, onde os Professores se mostram preocupados em como ajudar estes alunos a saírem desta vida desvirtuada.

Em meio a esta situação temos uma Professora que se destaca ao tentar envolver seus alunos com atividades extracurriculares, omo o grupo do Fanzine. Por fim Voltamos a São Paulo com duas situações opostas uma do Colégio Particular, onde alguns alunos se dizem pressionados demais pelos Pais ou Por Si próprios. Muitos deles alegam sofrerem a falta de atenção em casa (E ainda dizem que o dinheiro é tudo), estes também não possuem um carinho maternal e fraternal.

Outra situação encontramos em uma Escola Publica da Capital Paulista nos deparamos com a violência entre alunas, onde até um fato lamentável de violência foi relatado. Podemos Concluir que nossas Escolas estão em COMA na IJTI, a eira da Morte e nossas Autoridades não demonstram interesse algum em resolver esta Situação EMERGENCIAL. quem sofre com isso são nossos ALUNOS Que ficam a mercê desta sociedade Hipocrita.

RESENHA DO TEXTO “0 LEGADO FUNCIONALISTA EM SOCIOLOGIA DA EDUCAÇAO E O MITO DA ESCOLA DEMOCRATICA”: Neste texto podemos começando a destacar a Teoria de Augusto Conte (1798-1857), que começa a traçar uma relação Sociedade/êducação. Onde podemos analisar que esta relação é um dos Temas Abordados no Documentário “PRO DIA NASCER ste perfil já aplicado desde o século WIII. Nesta Teoria buscasva-se o Equillbno da diferença social para com a Educação, sabendo que desde o Séc.

XVIII os problemas sociais já existiam e afetava o rendimento do Aluno na Escola, isto quando estes Aluno PAGFarl(F3 os problemas sociais já existiam e afetava o rendimento do Aluno na Escola, isto quando estes Alunos podiam ir à Escola. Até que ponto a Escola (Educação + EDUCADORES), vão ser os mediadores dos conflitos sociais, existentes na Sociedade? Talcott Parsons (1902-1980) este um dos principais pensadores a Escola Funcionalista, o qual analisa a Escola como uma Integradora da Sociedade, tentando acalmar as tensões promovendo o desenvolvimento social.

Este modelo começa a perder força fazendo com que a Escola seja apenas uma Reprodutora de Conhecimento e não mais esta apaziguadora dos problemas sociais. Antigamente com este modelo você até conseguia fazer com que os alunos seguim-se regras, normas e costumes. No Documentário já vemos que este modelo não se aplica a nossa realidade,pois,os alunos atuais não demonstram interesse em prender e os Educadores estão cada vez mais escassos em suas Unidades Escolares.

Começa então a aparecer a Escola Critica Reprodutivistas, que reforçam a desigualde social,o conflito Educador x Educando,sendo que ambos não conseguem realizar ou expressar suas ideias. Sendo nossa Sociedade educadora taxada de “CARTA MARCADA”, para nossos políticos estes que não demonstram interessem algum em mudar esta situação. “A Educação é considerada um instrumento de dominação e de dissimulação do verdadeiro caráter da dominação” (GOMES, 1985, p. 17). PAGF3ÜF3

Educação

0

Multiculturalidade Por Francisca Socorro Araújo Vive-se atualmente o contexto do mundo globalizado, a era da informação. Dentro desta realidade tem-se

Read More

História de hortolândia

0

m 1798, foram doadas as sesmarias, que eram ligadas a Campinas, para Joaquim José Teixeira Nogueira. Este homem era um

Read More