Resenha crítica do texto webjornalismo: o que é notícia no mundo on-line
Resenha Crítica do texto Webjornalismo: o que é notícia no mundo On-line Cada vez mais a tecnologia caminha rapidamente. Antes para se comunicarem os indivíduos tinham que ir ao encontro da pessoa que eles q telefone isso foi de dl o v OF4 em dia é que essa rel Swipe view nent page avanço tecnológico. iretamente, pratica surgimento do a tendência hoje abalada com o tecnologia afetou net, por exemplo, os programas de radiofônicos não se restringem ao aparelho em si, têm programas que já são transmitidos on-line assim como os impressos que também tem suas versões multimídia para queles leitores “fast-food” que não tem muito tempo para ler jornal e optam para a leitura mais resumida e dinâmica do jornal on-line, que tem suas vantagens que pegou da TV e do rádio o imediatismo das notícias, o agora é rapidamente atualizado no site deixando os leitores sempre por dentro das notícias do mundo.
No texto Webjornalismo: o que é notícia no mundo on-line do autor Carlos Castilho começa falando incursão do jornalismo digital no Brasil que não passava de uma mera transcrição transcrição do papel para a web e mostra a importância de interagir e informar simultaneamente o indivíduo que foi o étodo adotado primeiramente nos Estados Unidos. Com o passar dos tempos o jornalismo digital tomou forma e hoje é um jornalismo rápido com informações atualizadas a todo instante. Com o leitor e espectador sem tempo, o webjornalismo ajuda a pessoa ler e assistir a partes principais do jornal sendo as notícias factuais as mais acessadas.
Com o surgimento da web 2. 0 0 papel do jornalista acabou ficando um pouco de lado já que qualquer pessoa pode montar um blog gratuito e com ferramentas fáceis que não precisa ter muito entendimento em informática para fazer, depois de feitos ? só postar notícias e fotos e divulgar na web e ter mais acessos que um site de notícia, geralmente esses blogs têm algum furo de reportagem ou foto de um algum acidente que às vezes um site de notícia como o Gl não teve acesso ou nao conseguiu uma foto do fato em si.
E isso acabou gerando a queda do diploma de jornalismo, pois foi constatado que uma pessoa até sem formação acadêmica consegue transmitir notícias. Porém alguns veículos de noticias se restringem a aceitar apenas pessoas formadas em jornalismo. E foi desse jeito que começou o jornalismo on-line, pessoas formadas em jornalismo.
E foi desse jeito que começou o jornalismo on-line, os jornalistas que tinham toda a técnica com textos não tinham a mesma destreza com a máquina computador precisando do auxílio de pessoas sem formação mas que sabiam mexer com internet e PC. Mesmo hoje essa história tendo mudado, as universidades colocaram em sua grade curricular o webjornalismo e os alunos têm facilidade de com esse tipo de jornalismo, pois já nasceram em uma era digitalizada e desde cedo aprendem a mexer com diversas tecnologias.
Há quem diga que o jornal impresso terá seu fim, mas discordo, pois muitas pessoas ainda preferem ler o papel, as a tendência é diminuir gradualmente, mas jamais acabar, mesmo tendo sua versão on-line. E foi essa umas das principais causas que o Jornal do Brasil acabou fechando suas portas e recolhendo seus impressos definitivamente por ter que concorrer com a síndrome noticiosa digital e foi assim que ele tornou se totalmente on-line para poder reduzir seu custo e por ter uma retumbante queda de venda do seu impresso.
Creio que outro motivo para jornal impresso não ser finalizado, é que muitas pessoas ainda não tem acesso a internet, em pleno segundo milênio e século XXI a exclusão digital assombra muitas cidades o interior do Bra 3 segundo milênio e século XXI a exclusão digital assombra muitas cidades do interior do Brasil que nem se quer a luz elétrica chegou, até a tecnologia atingir 100% do país, outras novas tecnologias serão criadas e sempre terá alguma parte que estará atrasada e excluída tecnologicamente.
Com a cultura de convergência como, por exemplo, o smartphone que junta várias m[dias num só lugar, que auxilia o individuo a acessar jornais de vários lugares apenas no celular, apesar de muitas pessoas ainda não terem acesso a esse tipo de tecnologia ou até tem, mas ainda não sabem usar. A tendência das mídias é cada vez mais serem informatizadas, não só de mídias como livros, mas é difícil conseguir ler durante horas ininterruptas e isso é um motivo para os livros não saírem de prateleiras.
Vamos ver se nosso pais conseguirá evoluir com as tecnologias ou apenas fingiria ser um país tecnológico tentando imitar outros países que a exclusão digital é nula ou é de uma ínfima parcela da população, acho que para conseguir esse feito, o Brasil terá que investir durante muitos anos em cursos gratuitos de informática para a parte menos favorecida da população mas será apenas essa a solução? 4DF4