Resenha de satiricon comparado a bíblia sagrada

Categories: Trabalhos

0

O romance de Petrônio acontece no século l, em Roma, no império de Nero. Trata-se de um romance protagonizado por três jovens depravados: Encólpio, Gitao e Ascilto. Aparece ainda um quarto protagonista chamado Eumólpo, que era um poeta indignado e amargurado pelas circunstâncias daquela civilização. Os três jovens viveram muitas aventuras, e em cada uma delas retratavam um pouco dos valores da sociedade daquela época.

As condições de vida dos pobres daquela época era muito sofrida, porém, para uma solução consoladora, vivam à sombra das dádivas dos ricos. Não poderiam viver sem estratégias para pelo menos o sustento. Um exemplo em Satiricon nos relata sobre o banquete de Trima ora faziam apresentaçõe ara maltratados. A sociedade em geral alma e espírito. Eram d , que eram pobres, inda sim eram rompida de corpo, m em vários deuses.

Davam valor as riquezas, aos luxos, e os ricos faziam questão de ostentar as riquezas (luxúnas). Eram corrompidos, cheios de rancor e ódio e eram soberbos. Seus valores giravam em torno do prazer carnal. Os rapazes e moças se uniam quando ainda eram crianças. Existia rel Swipe to vlew nexr_ page elações extraconjugais, ou seja, adultérios, fornicações, e qualquer outro ato ilícito e abominável era considerado normal na época. O sexo era posto em evidências.

Não havia distinção de sexos, e com Isso haviam já nessa época muitos homossexuals, e que não mantiam relações sexuais apenas com um, mas com vários do mesmo sexo. Pessoas sem pudor, sem moral ética e o poder estava nas mãos do imperador. Já o livro de Romanos é um livro de ensinamento profundo e rico. Nela Paulo mostra o problema de todos os homens: “Não há justo, nem um sequer” (3:10); “… ois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (3:23); “… o salário do pecado é a morte” (6:23); “… morte passou a todos os homens, pois todos pecaram” (5:12). Tais problemas que são bem exempllficados no livro Satiricon. A justiça de Deus é revelada como a solução à sua justa ira contra o pecado. Com isso Paulo expõe as verdades fundamentais do evangelho. Primeiro, destaca o fato de que o problema do pecado e a necessidade humana da justificação são universais. Posto que todos estão sujeitos ao pecado, e portanto, sob a ira de Deus, ninguém pode ser justificado diante dEle à parte do dom da justiça mediante a fé em Jesus Cristo.

Sendo justificado pela graça de Deus, e tendo recebldo certeza da salvação a pessoa demonstra Sendo justificado pela graça de Deus, e tendo recebido certeza da salvação a pessoa demonstra que recebeu o dom divino da justificação ao morrer com Cristo para o pecado; é liberto da luta com a justiça da lei e é adotado como filho de Deus recebendo nova vida segundo o Espírito, o que o conduz à glorificação. Finalmente Paulo declara que uma vida transformada em Cristo esulta na prática da retidão e do amor em todos os aspectos da vida social, civil e moral da pessoa.

Todas as práticas ilícitas em Satiricon eram abomináveis diante de Deus. Paulo exortava aos cristãos de Roma, que tais atos eram pecaminosos diante dos olhos de Deus, porém havia salvação para tais homens. Deus com a sua infinita bondade ainda estava estendendo as suas mãos de misericórdias para com aquele povo. Ou seja, havia salvação para Satiricon, somente por intermédio da fé em Jesus Cristo, pois Deus ainda estendia perdão para aqueles que reconheciam e se arrependiam de seus pecados, e sem a justificação de Deus, o homem estaria totalmente condenado.

Na modernidade não é diferente. Existe muitas semelhanças com o livro de Satiricon. O mundo está expondo as práticas imorais e ilícitas. Nas ruas encontramos prostitutas vendendo seus corpos por dlnheiro, corrupção em nosso governo, pessoas ostentando suas PAGF3ÜFd prostitutas vendendo seus corpos por dinheiro, corrupção em nosso governo, pessoas ostentando suas riquezas, o desprezo om as pessoas pobres, a legalização de gays e lésbicas, enfim, todas as práticas ilícitas estão sendo expostas hoje, e como se fosse algo mais normal do mundo.

A bíblia é bem clara até hoje concernente a isso: Existe o perdão para aquele que buscar e se arrepender por meio da fé em Jesus Cristo. Temos casos em nossa sociedade de pessoas que viviam em um poço de práticas abomináveis, mas que por meio da fé, alcançaram misericórdia e hoje são pessoas totalmente transformadas tendo um valor muito grande para a sociedade. A religião se estendeu demais nos dias de hoje.

Pessoas não encontram mais a salvação de seus problemas somente na blblia, mas em outras religiões como o espiritismo, o budismo, enfim, a sociedade tem várias crenças, e por meio delas tentam buscar a qualidade de vida que tanto desejam. A relação que temos entre Satiricon e o mundo atual é a corrupção moral, ou seja, expressam todos os seus atos de formas ilícitas, e já o livro de Romanos combate tais atos e ainda oferece a solução, o perdão e a oportunidade de se regenerar através da fé em Jesus Cristo.

Desenvolvimento pessoal e profissional

0

Passo 3: De que forma o vídeo se relaciona com as discussões sobre o conceito de trabalho apresentadas no capítulo,

Read More

Trabalho de adm produçao

0

Questões páginas 130,131 1) É útil para reduzir desperdícios, para ter um fator de comparação e planejamento fabril. 3) As

Read More