Resenha do capitulo 1 pedagogia do oprimido

Categories: Trabalhos

0

REGES – REDE GONZAGA DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DE VILHENA CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA ANDRÉA ZANCHIN FA IMA DE PAULA FRANÇA LEANDRO CARVALHO LUCAS GUIMARAES BONIN PRICILA PAULA SCRIJPAK O DESASTRE CLIMÁ I ora INICIO DE 2011 to view nut*ge VILHENA / RO 2011 FATIMA DE PAULA FRANÇA LUCAS GUIMARÃES BONIN E JANEIRO NO O DESASTRE CLIMÁ ICO OCORRIDO NO RIO DE JANEIRO NO Trabalho apresentado à disciplina Metodologia do Ensino Fundamental da Faculdade de Educação e Ciências

Administrativas de Vilhena, como requisito parcial de avaliação do 10 bimestre do 2a Semestre. Prof. Luana da Mata Enchentes e Desabamentos As chuvas fortes e contínuas que atingiram e ainda atingem as cldades do Sudeste do pais trouxeram consigo uma onda de desastres e tragédias. As áreas que estão em estado de alerta são dos Estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais. Os principais problemas advindos das chuvas são as Enchentes, Desabamentos e Deslizamentos.

Quais são as Causas? As causas em si não são unicamente as águas em excesso as chuvas, mas vanas ações do homem sobre a natureza e condições geológicas dos terrenos e locais. Entres os fatores que condicionam os desastres naturais estão os solos descobertos de vegetação e com alta inclinação, pois causam a Erosão dos solos. Certos tipos de solo que sofrem erosão já ficam úmidos com as chuvas comuns, porém com as fortes chuvas a terra não suporta e ocorrem os Desabamentos.

Já as enchentes têm mais relação com as ocupações nos leitos dos rios, avanço da urbanização que diminui a infiltração da água no solo e poluição e lixos jogados rregularmente. Medidas para prevenção * Obras de Contenção nos morros, porém é uma medida com valor absurdamente alto e nem sempre eficiente; * Retirada dos moradores das áreas de risco; * Projetos Habitacionais e melhoras promovidas pelas prefeituras e governos dos Estados e Federal. Chuva espalha destruição na Região Serrana do Rio de Janeiro A infra-estrutura da região foi atingida com severidade.

Houve falta de luz, telefone e trans Orte nas três cidades. Bairros inteiros ficaram isolados e esta quarta-feira (12) sforços, foi resgatado com vida, sem arranhões, um bebê de seis meses de idade em Friburgo. À noite, em Teresópolis, as buscas foram suspensas por falta de iluminação. Oltocentos homens da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros tentam localizar desaparecidos em Teresópolis. O secretário do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, classificou a chuva como a “maior catástrofe da história de Teresópolis”. “Não foi possível escolher o que ia cair. Casa de rico, casa de pobre.

Tudo foi destruído”, disse a empregada doméstica de 27 anos, Fernanda Carvalho. A prefeitura designou dois abrigos para receber desabrigados: o Ginásio Pedrão, no Centro de Teresópolis, com capacidade para 800 pessoas, e um galpão no Bairro Meudon, onde podem ser alojadas 400 pessoas. Os desalojados na cidade são 1280 e os desabrigados, 960. Os governos federal, estadual e municipal trabalham juntos para pensar em como reconstruir a localidade, ajudar a população atingida e, principalmente, remover esses moradores das áreas de risco – um dos principais motivos dessa grande perda.

A ragédia nas cidades da região serrana já é considerada a maior catástrofe natural desde 1967 em um só dia no Brasil. LISTAS DE SIGLAS MTA – Massa Tropical Atlântica MEC — Massa Equatorial Continental AGB – Associação dos Geógrafos Brasileiros BA— Bahia USP/SP – Universidade de São Paulo GV — Grupo de verbalização GO – Grupo de observação SUMÁRIO 1 METODOLOGIAS DE PAGF3ÜFd 6 2. 1 Utilizando a maquete para entender o processo que causou o desastre no Rio de Janeiro…… 7 3 SEMINÁRIO.. 8 3. Como trabalhar o desastre causado pelas chuvas na egião serrana do Rio de Janeiro utilizando o método do Seminário?.. 9 4 MÉTODOS DE PROJETOS……. 4. 1 Aplicando o método de projetos: o desastre ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro em 201 10 5 AULA EXPOSITIVA. 5. 1 Utilizando a aula expositiva para desenvolver o assunto dos desastres causados pela chuva na região serrana do Rio de Janeiro em 201 1. „ 12 6 TRABALHOS EM 13 5. 1 Utilizando o trabalho em grupo para estudo do desastre ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro em 7 REFERCNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……….. 14 16

Epidemiologia

0

A glândula normalmente, pesca cerca de 30 g e tem rico suprimento de sangue, recebendo 80-120 mL de angue a

Read More

Fenomenologia

0

Metodologia da Pesquisa Fenomenologia A Fenomenologia foi desenvolvida por Edmund Husserl (1 8591917). Foi influenciado por Immanuel Kant (1724-1804) o

Read More