Resenha do filme pro dia nascer feliz
“Pro dia nascer feliz”. O filme trata da educação brasileira onde os contrastes sociais são apresentados de maneira nua e crua nas diversas regiões do Brasil verificando assim que apesar de haver apenas uma lei para todos os brasileiros, a educação ocorre de maneira diferente em cada recanto brasileiro. Na escola da cidade de Pernambuco são mostradas as condições de precariedade por que passa a instituição de ensino, depois mostra a realidade de escola de Duque de Caxias no Rio de Janeiro e uma escola de da classe alta da cidade de São Paulo.
As diferenças são gritantes entre essas quatro escolas, onde os problemas enfrentados pela escola da cidade pequena são diferentes daqueles O mais importante m ra PACE 1 ora to next*ge rande enfrenta. dinheiro não traz felicidade às crianças, tal como uma educação com mais qualidade pode dar maiores oportunidades na vida aos alunos que fazem parte desta, onde cada escola enfrenta seus próprios problemas e tem que resolvê-los de forma adequada.
Vemos que cada escola recebe as interferências do modo de ida da comunidade onde está inserida e assim numa aparece o problema da criminalidade, noutra convive com a pobreza e por fim a riqueza de uma que aparentemente não tem problemas. Finalizando, há a necessidade urgente de uma adequação dos programas escolares às necessidades da vida dos alunos e a necessidade de uma reformulação completa do papel entre professor e aluno, uma vez que a relação de respeito ao mestre construída ao longo de séculos parece não mais fazer efeito nos dias de hoje.