Resenha do filme quimica volátil episódio 1
QUÍMICA UMA HISTÓRIA VOLÁTIL – Descobrimento dos elementos Nos últimos 200 anos começaram as descobertas sobre os elementos e os desvendamentos dos mistérios dos mesmos. Foi a partir do século XVI, que começaram a acontecer algumas mudanças, passando a entender-se mais sobre as substâncias ao seu redor e, com a ajuda dos alquimistas, que mantinham suas experiências guardadas em códigos misteriosos, sonhando com uma posslVel mortalidade, começavam a pesquisar sobre a transformação de metais básicos em ouro.
O conceito dos gregos que afirmava que tudo é feito de terra, SWP to p age ?gua, fogo e ar, foi co a Paracelso, que, por ors sua vez, tentava desv da ou receio de desafiar conse a associar medicina c porções e remédios. d atéria, sem medo poca. Ele passou parando novas um dissidente propôs a ideia de que o mundo era composto por três elementos, o sal, o enxofre e o mercúno, que para ele eram essenciais no uso para a produção de metais e medicamentos, acabou por concluir que os sais curavam as feridas, o enxofre podia ser utilizado como combustível e o mercúrio era uma substância fluída e volátil.
Nas minas da América do Sul, o mercúrio era usado por arimpeiros na extração de outro elemento, o ouro. Acontece que Paracelso não conse conseguiu convencer as autoridades da veracidade de sua ideia sobre os três elementos e, pelo fato de ter tentado criar novos medicamentos alquímicos, as autoridades enfureceram, visto que ele acabou tornando-se muito radical para sua época. Numa época em que vários alquimistas estavam interessados em produzir ouro, Paracelso preparou o terreno para uma era de novos questionamentos e foi com a produção de ouro que os sinais do primeiro grande avanço começaram a aparecer.
Os lquimistas ainda desconheciam o significado dos elementos, mas acreditavam que suas respostas estavam escondidas em outras substâncias, sugeriram então, que o ouro estava presente ocultamente no corpo humano, e foi assim que Hennig Brand, alqumista, descobriu um novo elemento. Brand tentava encontrar uma maneira de extrair ouro do corpo humano e, numa dessas tentativas, descobriu um líquido dourado e abundante no corpo humano, conhecido como urina.
Descobriu, também, durante a busca ao ouro, que após a destilação e o aquecimento por dias da urina, surgia vest[gios de fumaça, nstigando sua curiosidade de saber qual seria essa substancia que inflama o ar. Quando Hennig conseguiu isolar as substancias da urina, no fim da experiêncla, sobrou apenas uma substância, o fósforo. Sua descoberta ficou conhecida como “a fria luz da noite”, devido ao fato do fósforo ficar mais gelado conforme o recipiente era aquecido. O fósforo é um elemento prod fósforo ficar mais gelado conforme o recipiente era aquecido.
O fósforo é um elemento produzido abundantemente, presente em todas as células do corpo humano. Ele pode ser utilizado para o crescimento dos ossos, no tratamento da steoporose. Emergiram novas investigações e foi Robert Boyle que se aprofundou mais na investigação sobre as propriedades do fósforo, compartilhando seus métodos de descoberta dos elementos e, a partir das experiências com o fósforo, surgiu o primeiro químico moderno. Uma nova fase de experimentos estava começando, novos conceitos eram introduzidos e a Europa presenciava sua saída da idade das trevas para a idade da razão.
Os mistérios do fogo estavam no centro das preocupações. Todos desconheciam o que era e como era essa tal substância. Johann Bécher propôs que o poder do fogo era causado por flogisto. Cavendish deu uma contribuição vital para a descoberta dos elementos através de suas experiências com os gases, o que contribui para a descoberta do primeiro elemento gasoso, que, para ele, era considerado como um novo ar, diferente do que respiramos, e não outro elemento.
Assim, passou a chamar o novo ar de “ar inflamável”, o que seria o misterioso flogisto. Mas Cavendish estava enganado, esse “ar inflamável” recém-descoberto era um novo elemento, o hidrogênio, o mais abundante e leve do universo. Toda vez que se acrescentava chama a esse gás, surgia um líquido na superfície PAGF3rl(FS universo. Toda vez que se acrescentava chama a esse gás, surgia um líquido na superfície do vidro, a água, e, na época grega, acreditava-se que a água era um elemento.
Acontece que a água podia ser produzida através de outros dois componentes, assim, ela não poderia mais ser considerada como um elemento, passando a ser designada como um composto. Na metade do século WIII, três tipos de gases eram conhecidos: o ar comum que respiramos; o hidrogênio que ra conhecido como “ar inflamável”; e o ar fixo ou dióxido de carbono. Foi Joseph Priestley que descobriu o terceiro elemento mais abundante no unlverso, o oxigénio.
Cerca de 21% do ar é oxigênio e ele compõe, também, mais da metade do peso do corpo humano. Porém, para Priestley, esse elemento continuava sendo um gás criado a partir do flogisto e, devido a isso, deu à sua descoberta o nome de “ar deflogisticado” Antoine Lavoisier estava determinado a decifrar os mistérios da natureza. Ele encontrou-se com Priestley e em sua conversa com o cientista discutiram sobre o ar descoberto por Priestley.
Após algumas experiências e uma nova maneira de aquecer o mercúrio e o óxido de mercúrio, Lavoisier descobriu que de fato não era o flogisto e sim um elemento totalmente novo, batizando-o como Oxigénio. Com tal descoberta, Lavoisier mostra que o flogisto nunca existiu e passou a ser conhecido como o pai da Química. Antoine Lavoisier foi o primeiro cientista a def PAGF ser conhecido como o pai da Química. Antoine Lavoisier foi o primeiro cientista a definir um elemento, uma substancia que não podia ser decomposta através de uma reação química.
A partir de agora, 33 elementos substituíam os quatro elementos propostos pelos gregos na idade das trevas, e passaram a ser divididos em grupos: os gases, os não metais, os metais e os elementos terrosos, o que foi um grande avanço para a quimica. Os cientistas ainda acreditavam que existiam mais elementos e estavam desesperados para descobrir novos meios de revelá- los. Foi aí que Humprhy Davy dissociou a potassa e, com uma bateria de caminhão, colocou os eletrodos junto com esse composto derretido, resultando em mais um novo elemento, o potássio.
Tal elemento é caracterizado por ser um metal leve e prateado e que se desmancha pelo ar, essencial para que o corpo humano mantenha seus órgãos em funcionamento, porém, pode ser prejudicial e levar a morte se consumido mais de 10 miligramas. Davy acrescentou mais 6 elementos a lista de elementos de Lavoisier, entre eles, cloro e iodo. Assim, 55 elementos estruturais do nosso planeta passaram a ser identificados. O mundo adquiriu uma nova ciência, a Química. Neste documentário conhecemos um pouco da história da Química e da busca humana para entender, dominar e combinar os elementos químicos.