Resenha: mudança organizacional
Resenha: Mudança Organizacional Mudança organizacional é a implementação de novos procedimentos ou tecnologias projetadas para realinhar a organização com as constantes mudanças nas demandas de seu ambiente de negócios, ou que queira conquistar novas oportunidades de negócios. A mudança organizacional abrange a introdução de novos processos, procedimentos e tecnologias, talvez desconhecidos, que constituem uma abordagem diferente daquilo que as pessoas envolvidas geralmente consideram como a forma tradicional, prática e familiar de realizar seu trabalho.
Assim, do ponto de vista individual, a mudança pode causar emoções e re podendo incluir ansi energia, entusiasmo, motivação. O gerenci processo de reconhe OF4 Swipe to view nentp mo ao medo, la, ambiguidade, sslrnlsmo e anizacional é o ssas emoções e reações humanas, de modo a minimizar a inevitável queda de produtividade que geralmente acompanha as mudanças. São relativamente poucas as organizações que instituem mudanças (ou são forçadas a isso) que percebem os benefícios almejados e, na verdade, muitas acabam em situação pior do que antes.
Isto não significa que seja impossível partir para uma mudança de sucesso. Algumas organizações têm êxito integrando soluções técnicas que façam pa Swipe to page parte do conjunto de mudanças, com profunda e pró-ativa orquestração dos aspectos humanos associados à mudança. As organizações que obtêm êxito nas mudanças levam em conta as pessoas afetadas por elas, que têm que conviver com elas e que são cruciais para a realização das próprias mudanças em questão.
O gerenciamento dos aspectos humanos de uma mudança organizacional não só ajuda a assegurar seu sucesso, omo também forma a base para a implantação de soluções futuras, aumenta o sucesso de Implementações técnicas e reduz as inevitáveis quedas na produtividade e na qualidade, que geralmente acompanham as mudanças. Quase sempre, os esforços para mudar falham porque algumas organizações não reconhecem e deixam de administrar os componentes humanos da mudança.
Novas soluções técnicas requerem o envolvimento de pessoas, em uma organização, que estejam dispostas a alterar seus comportamentos e formas de pensar. Para alcançar isto é reciso tempo, motivação, habilidades e prática. Contudo, porque as mudanças de comportamento e maneiras de pensar são menos tangíveis e geralmente consomem mais tempo do que as soluções técnicas, os aspectos humanos acabam não recebendo a devida atenção. É claro que as pessoas ficam ansiosas e inseguras porque temem que as mudanças possam representar algum tipo de perda. Mas se por um lado há perdas, por outro há novas oportunidades.
A maioria resiste às mudanças porque crê que elas trarão o desemprego outro há novas oportunidades. A maioria resiste às mudanças orque crê que elas trarão o desemprego. por mais legítimo que seja o receio das pessoas, elas precisam compreender que o risco maior reside na nao-mudança, porque o mercado não perdoa quem não faz o dever de casa. O avanço tecnológico tem como pano de fundo a crença na inovação, e não se produz inovação sem mudanças organizacionais. Portanto, é preciso entender que estamos diante de um fato consumado. Ou mudamos ou sucumbimos.
As mudanças organizacionais pressupõem dez passos essenciais: 1) conceber um planejamento estratégico que seja capaz de linhar metas e objetivos da organização à política de gestão de pessoas visando garantir produtividade; 2) buscar novas tecnologias em processos e produtos que assegurem competitividade no mercado doméstico e internacional; 3) praticar política de justo reconhecimento pelo esforço da equipe para alcançar metas e garantir resultados; 4) praticar o pensamento sistêmico como melo para integrar todas as areas estratégicas; 5) privilegiar a educação continuada com cursos e treinamentos voltados ao bem-estar dos colaboradores e ao aperfeiçoamento rofissional, em um ambiente de trabalho sadio e produtivo; 6) promover o networking interno e externo objetivando a reciclagem e a atualização; 7) praticar empowerment como meio para descentralizar decisões de rotina, liberando os lideres para a Implementação de decisões 3 para descentralizar decisões de rotina, liberando os líderes para a implementação de decisões estratégicas; 8) garantir ambiente de trabalho propício ao uso inteligente dos talentos e a prática da criatividade inovadora; 9) estimular a prática do autoconhecimento como ferramenta ara a auto-realização que leva ao aumento do desempenho; 10) conscientizar os colaboradores para a evidência de que não há sucesso nos negócios sem a plena satisfação do cliente. Não se trata de receita de bolo, mas de decisões que asseguram mudanças que fazem a diferença entre sucesso e fracasso na briga por um lugar ao sol. Não há o que temer, pois também somos competentes para realizar essa tarefa.
As empresas precisam usar o poder da comunicação para transmitir aos colaboradores uma idéia mais precisa do que seja a aplicação de stratégias de mudanças organizacionais para a sobrevivência dos negócios. As mudanças estratégicas são um instrumento fundamental para repensar a empresa como um todo visando produtividade, eficiência e competitividade. Quando implementadas, geram sucesso nos negócios, mais lucro e asseguram o bem-estar dos colaboradores. Para o pais é uma questão de decisão de governo, para as empresas uma questão de necessidade de sobrevivência. Nesse sentido, mudar é abrir o horizonte para novas oportunidades. Sem medo de ser feliz. 4DF4