Resumo – historia da contabilidade

Categories: Trabalhos

0

História da Contabilidade A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo periodo, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que se foram aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje. Não obstante a origem milenar da contabilidade, identificada por historiadores como praticada em tempos remotos da civilização, embora de forma rudimentar e não sistematizada. O homem enriquecia, e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens.

Aí se inicia a Swipe to page istória da contabilid se divide em quatro CONTABILIDADE DO com a civilização do apareceu o Liber Aba ar 3 iadores e estudiosos, do que se inicia Era Cristã, quando do Pisano. CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL – período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO – perí0d0 que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra “La Contabilit? Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche” , da autoria de Franscesco Villar premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade. CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍ CIENTÍFICO – período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje. FREI LUCA PACIOLI escreveu Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que ? teoria contá bil do débito e do crédito corresponde à teoria dos úmeros positivos e negativos.

Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a Summa de Arithmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá , impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração. Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV.

O tratado destacava, inicialmente, o necessário ao bom comerciante. A seguir conceituava inventário e como faze-lo. Discorria sobre livros mercantis: memorial, diário e razão, e sobre a autenticação deles; sobre registos de operações: aquisições, permutas, sociedades, etc. ; sobre contas em geral: como abrir e como encerrar; contas de armazenamento; lucros e perdas, que na época, eram “Pro” e “Dano ” ; sobre correcções de erros; sobre arquivamento de contas e documentos, etc.

Sobre o Método das Partidas Dobradas, Frei Luca Pacioli expôs a terminologia adoptada: “Per ” , mediante o qual se reconhece o devedor; “A ” , pelo qual se reconhece o credor. Acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, rática que se usa até hoje. A obra de pacioli não só sistematizou a Contabilldade, como também abriu precedente para novas obras pudessem ser escritas sobre o assunto. omo também abriu precedente para novas obras pudessem ser Escola Norte-Americana As escolas norte-americanas com suas teorias e práticas contábeis, favorecidas não apenas pelo apoio de uma ampla estrutura económica e política, mas também pela pesquisa e trabalho sério dos órgãos associativos. O surgimento do American Institut of Certield Public Accountants foi de extrema importância no desenvolvimento da Contabilidade e dos rincípios contábeis; várias associações empreenderam muitos esforços e grandes somas em pesquisas nos Estados Unidos.

Havia uma total integração entre académicos e os já profissionais da Contabilidade, o que não ocorreu com as escolas europeias, onde as universidades foram decrescendo em nível, em importância. A criação de grandes empresas, como as multinacionais ou transnacionais, por exemplo, que requerem grandes capitais, de mutos acionistas, foi a causa primeira do estabelecimento das teorias e práticas contábeis, que permitissem correta nterpretação das informações, por qualquer acionista ou outro interessado, em qualquer parte do mundo.

No inicio do século atual, surgiram as gigantescas corporations aliado ao formidável desenvolvimento do mercado de capitais e ao extraordinário ritmo de desenvolvimento que os Estados Unidos da América experimentou e ainda experimenta, constitui um campo fértil para o avanço das teorias e práticas contábeis. Não é por acaso que atualmente o mundo possui inúmeras obras contábeis de origem norte-americanas que tem reflexos diretos nos países de econorma.

Origem e formaзao do estado

0

Origem e Formaзгo do Estado (Baseado no livro Elementos de Teoria Geral do Estado de Dalmo de Abreu Dallari) *

Read More

Resenha do texto,a literatura e a formação do homem

0

RESENHA: CANDIDO, Antoni0, 1918- A literatura e a formaçao do homem In: Textos de intervenção; seleção apresentações e notas de

Read More