Safdas

Categories: Trabalhos

0

Espírito Santo SENA Departamento Regional do Espírito Santo 3 CPM – Programa de Certificação de Pessoal de Manutenção Mecânica Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Me or26 to view nut*ge 4 Departamento Regional do Espírito Santo Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico O SENA – ES, 1996 Trabalho realizado em parceria SENAI / CST (Companhia Siderúrgica de Tubarão) Coordenação Geral Supervisão Elaboração Aprovação Editoração 41 Identificação e Leitura de Cotas, Símbolos e 43 Regras de Cotagem. • Exerc[cios . 49 • Cotagem de Detalhes 53 Símbolos e Convenções. ?? Símbolos em Materiais Perfilados…. • Convenções para Acabamento de 57 • Exercicios 59 Indicação de estado de superfície.. • Rugosidade 63 • Qualidade da superfície de acabamento • Interpretação 72 • Exercícios . PAGF …. 56 …. 63 6 Departamento Regional do Espírito Identificação de vistas Uma peça que estamos observando ou mesmo imaginando, pode ser desenhada (representada) num plano. A essa representação gráfica se dá o nome de “Projeção” O plano é denominado “plano de projeção” e a representação da peça recebe, nele, o nome de projeção. odemos obter as projeções através de observações feitas em osições determinadas. Podemos então ter várias “vistas” da peça. Tomemos por exemplo uma caixa de fósforos. Para representar a caixa vista de frente, consideramos um plano vertical e vamos representar nele esta vista. A vista de frente é, por isso, também denominada projeção vertical elou elevação. SENAI Departamento Regional do Espirito Santo 7 Reparemos, na figura abaixo, as projeções verticais ou elevações das peças.

Elas são as vistas de frente das peças para o observador na posição indicada. Voltemos ao exemplo da caixa de fósforos. O observador quer representar a caixa, olhando-a por cima. Então usará um plano, que denominaremos de plano horizontal, de cima” será e a projeção que represen representada por um número de vistas que nos dê a idéia completa de peça, um número de vistas essenciais para representá-la a fim de que possamos entender qual é a forma e quais as dimensões da peça. Estas vistas são chamadas de “vistas principais”.

Ao selecionar a posição da peça da qual se vai fazer a projeção, escolhe-se para a vertical, aquela vista que mais caracteriza ou individualiza a peça; por isso, é comum também chamar a projeção vertical (elevação) de vista principal. As três vistas, elevação, planta e vista lateral esquerda, dispostas em posições normalizadas pela ABNT nos dão as suas proJeçoes. A vista de frente (elevação) e a vista de cima (planta) alinhamse verticalmente. A vista de frente (elevação) e a vista de lado (vista lateral esquerda) alinham-se horizontalmente. 0 Departamento Regional do Espírito Finalmente, temos a caixa de fósforos desenhada em três proJeçoes. Departamento Regional do Espírito Santo 13 Nos casos em que o maior número de detalhes estiver colocado no lado direito da peça, usa-se a vista lateral direita, projetandoa ? esquerda da elevação, conforme exemplos abalxo: Vista lateral direita Elevação Planta 14 Departamento Regional do Espirito Os desenhos abaixo mostram as projeções de várias peças com utilização de apenas uma vista lateral. De acordo com os detalhes a serem mostrados, foram utilizadas as laterais esquerda ou direita.

Departamento Reglonal do Espirito Santo 15 Em certos casos, porém, há necessidade de se usar duas laterais para melhor esclarecimento de detalhes importantes. Quando isso acontece, as linhas tracejadas desnecessárias podem ser omitidas, como nos exem los abaixo. Departamento Reglonal do Espirito Santo 19 0 Departamento Regional do Espirito Complete, à mão livre, as projeções das peças apresentadas. Departamento Regional do Espírito Santo 21 22 Departamento Regional do Espírito Desenhe, à mão livre, as plantas e as vistas laterais esquerdas das peças apresentadas. erspectiva. Departamento Regional do Espírito Santo 27 Identifique as vistas de frente, de cima e as laterais esquerda e direita nas projeções apresentadas. 28 Departamento Regional do Espírito Departamento Regional do Espírito Santo 29 Coloque em baixo de cada vista, as iniciais correspondentes: VF – Vista de Frente VS – Vista Superior PAGF 7 Departamento Regional do Espírito Santo 33 Desenhe, à mão livre, a terceira vista das projeções apresentadas. 34 Departamento Regional do Espírito Departamento Reglonal do Espirito Santo 35 Complete as projeções abaixo. 6 Departamento Regional do Espírito Departamento Regional do Espirito Santo 41 Procure nos desenhos abaixo as vistas que se relacionam entre SI, (Elevação e planta) e coloque os números correspondentes como no exemplo no 1. Elevações Laterais esquerdas 42 Departamento Regional do Espírito Complete as projeções abaixo desenhando a vista lateral direita. Departamento Regional do Esp[rito Santo 43 Supressão de vistas Quando representamos uma peça pelas suas projeções, usamos as vistas que melhor identificam suas formas e dimensões. odemos usar três ou mais vistas, como também podemos usar duas vistas e, em alguns casos, até uma única vista. Nos exemplos abaixo estão representadas peças com duas vistas. Continuará havendo uma vista rincipal – vista de frente – sendo escolhida como s quela que melhor Departamento Regional do Espírito Santo 47 Identificação e Leitura de Cotas, Símbolos e Materiais Para execução de uma peça, torna-se necessário que se coloque no desenho, além das projeções que nos dão idéia da orma da peça, também as suas medidas e outras informações complementares.

A isto chamamos Dmensionamento ou Cotagem. A Cotagem dos desenhos tem por objetivos principais determinar o tamanho e localizar exatamente os detalhes da peça. Por exemplo, para execução da peça ao lado necessitamos saber as suas dimensões e a exata localização do furo. A Anotação – “ESP. 8” – Refere-se à Espessura da Peça. Para a Cotagem de um desenho são necessários três elementos: Linhas de Cota Linhas de Extensão Valor Numérico da Cota 48 Departamento Regional do Espírito Como vemos na figura aci e Cota são de

Alambamento

0

Alambamento, casamento tradicional de Angola 31107/2009 por Débora cecília no último fim de semana eu fui convidada para um casamento

Read More

Arqui

0

Lições de Arquitetura Cap. 1 e 2 – P arte C O Espaço Habitável Entre as Coisas O que precisamos

Read More