Schmitter

Categories: Trabalhos

0

THE DESIGN OF SOCIAL AND POLITICAL RESEARCH Philippe C. Schmitter RESUMO Este texto de Philippe Schmitter apresenta sugestões e idéias acerca da construção do projecto de pesquisa social-político, seja para um trabalho, uma tese de Mestrado ou Doutoramento. Nele, o autor procura enfatizar (sem criar mitos) que o projecto de pesquisa nasce de uma idéia que requer uma tradução em diversos componentes estratégicos, que devem ser definidos pelo jovem cientista à medida que ele tenha consciência de que não existe um m Portanto, fazer escol OF2 o valor dos dados qu od. . „ conclusões que pode Ainda que o pesquisa niversal para tal. s irá aumentar as Inserçoes e mplitude de escolhas e possibilidades, bem como liberdade para associar- se a um estilo, modelo ou método próprio para construir o seu projecto, convém estabelecer uma representação esquemática e idealizada de toda a composição do mesmo.

Caso contrário, ele correrá o risco de construir um leque de múltiplas idéias e passos sem um fim específico, tendo como resultado verdadeiras sucatas idiossincráticas de informações e inferências enraizadas m suposições que tornam nao confiáveis os seus argumentos e inapta a sua contribuição para o conhecimento cientifico. Escolha do Tema, Conceituação, Formulação de Hipóteses, Seleção Sv. ipe to View next page dos Casos, Redação da Proposta, Operacionalização de Variáveis, Medição, Associação, Inferência, Avaliação dos Resultados, Conclusão, são os tópicos disponibilizados, um a um, com o objetivo de auxiliar o jovem cientista a desenvolver o seu próprio projecto, devendo ele lembrar sempre (sob o prisma de alerta do utor do artigo) que a investigação social-politica se caracteriza pela diversidade de seus conceitos, teorias, projectos e lógicas, e, haverá sempre análises empíricas (relações causuais e variáveis), assim como haverá temas prematuros ou inadequados, bem como modelos embasados sob a ética normatica e as implicações desta com relação a analogias e pressupostos filosóficos anteriores.

Ao final, o autor apresenta um protótipo de projecto, composto de: introdução (forma de ‘apertar as mãos com o leitor’ antes ue ela conheça sua propositura); idéia (demonstrar o que quer estudar); razão (motivo pelo qual); descrição do projecto (reafirmação da idéia inicial, no sentido de o que está-se tomando como conceito e propondo o estudo – ou reestudo); estado do campo (referências literárias a respeito, de modo a explanar o que actualmente conhece-se a respeito da idéia e como o proponente irá melhorar ou diferir essa conceituação de forma positiva); bibliografia. PALAVRAS-CHAVE: Projecto de pesquisa; investigação; metodologia.

Coatching

0

sao Paulo, 19 de agosto de 2011 ±amViewer npvl nonbITKe sxoaa s saujy yveTFyto sanvu:b 303H11K_na OLLJ116Ka. noETopVITe nonblTKY. noETopVITb

Read More

Interdisciplinaridade

0

INTERDISCIPLINARIDADE: UM AVANÇO NA EDUCAÇÃO! Rúbia Mara Pacheco 1. INTRODUÇÃO: -A REALIDADE É UM BANCO DE IDÉIAS “Em grandes grupos,

Read More