Secagem

Categories: Trabalhos

0

Secagem Premium 70 C. DA LUZ et al. DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁGUA DE SEMENTES DE ARROZ POR SECAGEM COM MICROONDASI CARLOS DA UZ2, LEOPOLDO BAUDET3 e VOLMIR FRANDOLOS04 RESUMO – O presente trabalho teve por objetivo desenvolver e avaliar um método preciso e rápido para se determinar a umidade de sementes de arroz, através da secagem por micr resistência elétrica e microondas, foram utilizados três níveis nível de potência (21 or12 to view nut*ge uma estufa por s.

No forno de 15%) e 3 (19%), um intervalos de tempo: a) para sementes mo das, de 20, 30 e 40 minutos; b) para sementes inteiras, 45, 55 60 minutos para o nível 1 de umidade; 45, 55 e 65 minutos para o nível 2 de umidade; 55, 60, 65 minutos para o nível 3 de umidade. Na estufa, foram utilizadas as temperaturas de 1050C/24 horas para sementes moídas e 1300C/2horas para sementes inteiras e moldas. Foi utilizado como testemunha o método oficial da estufa a 105±30C/24 horas para sementes inteiras.

Os resultados obtidos permitiram concluir que: 1) a determinação do teor de água de sementes de arroz em forno de microondas pode se tornar um método alternativo ao da estufa por ser mais rápido; 2) a potência recomendada, para ser utilizada para eterminação do teor de água de sementes de arroz, é a de sementes de arroz moídas; 4) em torno de 60 minutos é possível determinar-se o teor de água de sementes de arroz inteiras.

Termos para indexação: microondas, teor de água, arroz, MOISTURE CONTENT OF RICE SEEDS MEASURED BY MICROWAVE DRYING ABSTRACT – The objective of this study was to develop and evaluate a fast and precise method to determine the moisturecontent of rice seeds by microwave drying. In a microwave oven, three moisture levels: 1 (13%), 2 (15%) and 3 (1 9%), and one power level (210 W) were used.

The penod oftime was: a) or ground seeds, 20, 30 and 40 minutes; b) for whole seeds, 45, 55 and 60 minutes at the level 1 of moisture; 45, 55 and 65 minutes at the level 2 of moisture; and 55, 60 and 65 minutes at the level 3 of moisture. In a dffing oven, temperature/time used were of 1050C/24hours for ground seeds and 1300C/ 2hours for whole and ground seeds. The check treatment was the official method of 105±30C/24 hours for whole seeds.

The results allowed the following conclusions: 1) the determination of rice seed moisture content by microwave oven could be an alternative due to be faster than the oven method; 2) he recomended power to be used for the rice seed moisture content determination is 210W; 3) in the microwave oven, 40 minutes allows to determine the moisture content for ground rice seeds; 4) 60 minutes allows to determine the moisture content of whole rice Index terms: microwaves, moisture content, rice, seeds.

INTRODUÇÃO 12 content of whole rice seeds. INTRODUÇAO É de amplo conhecimento a importância em se determinar o teor de égua das sementes, seja para a colheita, comercialização ou armazenamento. Existe um período, durante o ciclo de uma Aceito para publicação em 25/5/97. Engo Agricola, MSc. , professor FEA-lJFPel, Cx. postal 354, 96001-970, Pelotas – IRS. Engo Agro, Ph. D. , Professor FAEM-UFPel 4 Engo Agro, Aluno do Curso de Pós-Graduação em Tecnologia de Sementes da FAEM-UFPeI.

Revista Brasileira de Sementes, vol. 20, no 1, p. 70-74 – 1998 cultura que as sementes atingem o máximo de sua qualidade (ponto de maturação fisiológica) e este pode ser determinado pelo grau de umidade das sementes, indicando o momento ideal para a colheita. A comercialização é baseada no peso total do produto e não no peso de matéria seca, portanto se o teor de ?gua não é corretamente determinado, quem está comprando ou vendendo pode ser prejudicado.

Ainda há um grau de umidade mínimo para se armazenar as sementes com segurança, se este valor for maior existe o risco de deterioração do produto e se for menor poderá exi o financeiro pelo peso PAGF 12 para que se possa avaliar qual o TEOR DE ÁGUA DE SEMENTES DE ARROZ teor existente. Já nos métodos indiretos, como os de resistência e capacitância (determinadores Universal, Motomco, etc. ), para se determinar o grau de umidade, são relacionadas algumas propriedades físicas ou químicas com o teor de água.

Os métodos de determinação de umidade indiretos são muitas vezes indispensáveis pela sua rapidez de execução, mas os equipamentos que os realizam, por serem eletrônicos, necessitam calibração mais constante (Grabe, 1989). O método da estufa (105±30C/24 horas) é o oficial e padrão para determinação de umidade das sementes e está dentro do grupo dos métodos diretos, que apesar de serem mais lentos, são mais precisos e servem como referência para calibrar os equipamentos baseados nos métodos indiretos (Brasil, 1992 e Noomhorm & Verma, 1982).

Através da secagem com icroondas, também um método direto, pode-se realizar a secagem em um tempo relativamente curto (20 minutos a uma ho a), reduz-se o gasto energético quando comparado a estufa, e torna a determinação de umidade simples, rápida e precisa. pode ser usado também para calibrar os equipamentos baseados nos métodos indiretos (Grabe, 1989 e Noomhorm & Verma, 1982). As regras internacionais para determinação de umidade do arroz em estufa estabelecem que este deve ser triturado e secado a 1300C/2horas (CSSA, 1989 e Ministerio de Agricultura, 1976). 1 cão da curva de secagem para as potências média (350W) e éd Agricultura, «o da curva de secagem para as potências média (350W) e média mínima (21 OW) com tempos entre seis a 15 minutos e 17 a 42 minutos, respectivamente. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver e avaliar um método preciso e rápido para se determinar o grau de umidade de sementes de arroz através de secagem por microondas. MATERIAIS E METODOS O experimento foi desenvolvido no Laboratório Didático de Análise de Sementes da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e no Laboratório de Alimentos da Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas.

Foram usados 6,0kg de sementes de arroz, umedescidas pelo método da adição de água calculada para os níveis mais elevados de umidade (15 e 19%). As determinações foram feitas com sementes inteiras e com sementes trituradas em moinho. Foram utilizadas uma estufa sem ventilação forçada e aquecimento por resistência elétrica e um forno de microondas marca Consul, com controle de potência de um a 10, sendo a maior (10) de 300 Watts, em 220V.

Testes preliminares no forno de microondas foram realizados para determinar a melhor potência para as sementes de arroz. O aquecimento por microondas é efetuado por radiações sobre as moléculas de água (dipolos) que se aquecem pela oscilação a altas frequências. pelo aquecimento seletivo e a remoção da água em um curto período de tempo, é alegado que existe menos perda de componentes voláteis do que em estufas convencionais (Noomhorm & Verma, 1982). 9 menos perda de componentes voláteis do que em estufas para se realizar o experimento, no forno de microondas, foram utilizados três níveis de umidade da semente: 1 (13%), 2 (15%) e 3 (19%); e um nivel de potência (3 =210W), sendo os ntervalos de tempo: a) para sementes moídas, de 20, 30 e 40 minutos; b) para sementes inteiras, 45, 55 e 60 minutos para o nível 1 de umidade; 45, 55 e 65 minutos para o nível 2 de umidade e 55, 60, 65 minutos para o nível 3 de umidade.

Verma & Noomhorm (1983) estudando a determinação de umidade através de microondas encontraram que o forno de microondas pode ser usado para folhas de sorgo, sementes de trigo e arroz com rapidez e precisão, quando comparada com os métodos padrão da American Society of Agricultural Engineering (1300/1 hora ou 1030/72 horas). Para folhas de orgo, as determinações do teor de água foram em média 1,17% menor que em relação aos métodos padrão.

Placas de Petri foram usadas contendo amostras de 10g. As sementes foram espalhadas nas placas e colocadas dentro do forno em tres posições equidistantes. Na estufa sem ventilação forçada, foram utilizadas as temperaturas de 1 050C/24 horas e 1300C/2 horas para sementes inteiras e moídas. Todos os tratamentos foram comparados com uma testemunha, que foi o método oficial brasileiro da estufa a 105±30024 por horas para arroz inteiro.

A determinação do conteúdo de umidade em sementes de rroz obtido pelo forno de microon PAGF 19 arroz obtido pelo forno de microondas foi avaliada por Noomhorn & Verma (1982) e comparada com outros métodos a saber: a) sementes trituradas e secadas em estufa a 13000′ 1 hora; b) sementes inteiras em estufa a 1300C/1 6horas; c) método indireto de resistência elétrica Universal; d) método indireto de resistência elétrica Delmhorst; e) método indireto de capacitância Steinlite; f) método indireto de capacitância Motomco.

Os melhores resultados foram obtidos com o forno de microondas no período de secagem de 14 minutos e 100% e potência (720W a 2450 MHz e 120V). Cavalcanti Mata et al. (1994) estudando a determinação do teor de água para grãos de feijão e soja em forno de microondas, consegulram a estabiliza- O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com três repetições, cujos tratamentos foram: a) para forno de microondas, intervalos de tempo, níveis de umidade, e forma fisica da semente (inteira ou morda) e b) para a estufa, temperatura/período de secagem, níveis de umidade e forma fisica das sementes.

Foi utilizado o método de Scheffà para comparação dos tratamentos. RESULTADOS E DISCUSSÃO Em testes preliminares a potência de 21 OW foi a que obteve melhores resultados, pois para potências superiores houve 72 queima da amostra como também a transformação das sementes em pipoca, e para potências menores o te da amostra como também a transformação das sementes em pipoca, e para potências menores o tempo de determinação do teor de água tornou-se muito longo.

No nível 1 de umidade (13%), os tratamentos: estufa 1300C/2 horas para arroz inteiro; forno de microondas 45 minutos e forno de microondas 55 minutos para arroz inteiro; e orno de microondas 20 minutos para arroz moído, diferiram significativamente no teste de Scheffé ao nível de 5% com a testemunha (Tabela 1). TABELA 1 . Grau de umidade (%) de sementes de arroz com 13, 15 e 19% de umidade (estufa 105±3DC/ 24 horas) quando submetidas a outros métodos de determinação de umidade.

Umidade Estufa 1050C/24h moído Estufa 1300C/2h inteiro Estufa 1300C/3h moído Microondas 20m. moído Microondas 30m. moído Microondas 40m. moído Microondas 45m. inteiro Microondas 55m. inteiro Microondas 60m. inteiro 12,06 b 13,34a 12,70a 12,96a 11,98 b 11,90 b energia, seja na estufa (130cc/2 horas) u no forno de microondas, foi inferior ao necessário. Resultados similares foram relatados por Verma & Noomhorm (1983).

Também observa-se que embora não houve diferença significativa entre a testemunha e o tratamento de forno de microondas 60 minutos arroz inteiro, existe uma Fendência de que para um tempo maior de exposição as microondas, o resultado da determinação fique mais próximo da testemunha. Por isso, recomenda-se novas avaliações, para tempos mais longos de exposição. Neste nível 1 de umidade, pode-se observar na Figura 1 que dos tratamentos de forno de microondas, o método com ementes de arroz moído expostas durante 40 minutos, foi o mais efetivo já que apresentou a menor diferença em porcentagem (-0,04) com a testemunha.

Dos tratamentos com a estufa, os métodos 1050C/24 horas para arroz mordo e 1300C/2 horas para arroz inteiro foram os mais precisos apresentando as menores diferenças com a testemunha, porém o menor tempo de duas horas. Para o nível 2 de umidade (15%) da sementes de arroz, não houve diferença significativa, no teste de Scheffé a 5%, entre os tratamentos e a testemunha (Tabela 1). Pode-se observar na Figura 2 que o tempo de exposição ais efetivo no forno de microondas para arroz moído, ou seja aquele em que o teor de água apresentou a menor diferença com a testemunha, foi aos 20 minutos.

Para arroz inteiro, os períodos de exposição às microondas entre 55 e 60 minutos apresentaram as menores di inteiro, os apresentaram as menores diferenças porcentuais com o teor de água da testemunha. Diferença da testemunha 0,6 -0,2 -0,4 -0,6 -0,8 -1,2 Estuf a 105/24 moído Estufa 130/02 inteiro 130m Micro 20 Micro 30 Micro 40 Micro 45 Micro 55 Micro 60 min. moído min. moído m inteiro min. inteiro min.

Avaliação das condiçoes de trabalho

0

CONDIÇOES DE TRABALHO NAS MARCENARIAS E CARPINTARIAS NO MUNICIPIO DE SETE LAGOAS Existe uma multiplicidade de micro e pequenas empresas,

Read More

Lalala

0

Learn to Fly — Foo Fighters Intro: 34 F#m7 E Run and tell all of the angels, This could take

Read More