Sistema de informação e sua importância

Categories: Trabalhos

0

[pic] ar 8 to view nut*ge melhores consumidores que compram maiores quantidades, proporcionando assim descontos maiores e menores preços. Em tomada de decisões, os sistemas contribuem na escolha das formas mais objetivas e rápidas para sanar os problemas. Além de dar esse suporte á tomada de decisões, coordenação, controle e elaboração de soluções, esses sistemas também proporcionam aos trabalhadores a analise de problemas, visualização de situações complexas e criação de novos produtos.

Na maioria das empresas os sistemas de informações são undamentais para o crescimento e até mesmo para a sua sobrevivência. INTRODUÇAO Este trabalho vem no objetivo de apresentar conceitos de um sistema de informação, componentes e a importância dele nos processos de organização das empresas em suas tomadas de decisões. Pois o elemento fundamental dos sistemas é a informação. Atualmente, o mundo é tão competitivo e existem grandes avanços tecnológicos, com isso é preciso que as empresas busquem mais e mais estarem inseridas nestes modelos atuais de mercado.

Os sistemas processam informação em todas as atividades rganizacionais, executam o planejamento e geram informações de representação do dinamismo empresarial. DESENVOLVIMENTO Com base nos estudos será abordado de forma separadamente o conceito de sistema e informação, para que assim possa conceituar sistema de informação. Tecnologia da in Odo e qualquer dispositivo COMPONENTES BÁSICOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Um SI depende dos recursos de pessoal, hardware, software, dados e redes, para executar atividade de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle que convertem recursos de dados e produtos de informação.

Recursos dos Sistemas de Informação Existem cinco tipos diferentes de recursos que podem ser aplicados a todos os tipos de sistemas de informação: a) Recursos humanos; b) Recursos de hardware; c) Recursos de software; d) Recursos de dados; e) Recursos de rede. 1 Recursos Humanos São necessárias pessoas na operação dos sistemas de informação. Esses recursos incluem os usuários finais e os especialistas em SI. • Usuários finais – pessoas que usam um SI ou a informação que ele produz. ?? Especialistas em SI – são pessoas que desenvolvem os sistemas. 2 Recursos de Hardware Incluem todos os dispositivos físicos e equipamentos utilizados no processamento de informações. • Máquinas – dispositivos físicos (periféricos e computadores) • Mídia – todos os objetos que podem ser tocados nos quais são registrados dados a el discos) Exemplos de hard mas de informação dados e de comandos, um monitor ou impressora, para a saída de informação, e discos magnéticos para armazenamento de dados. Recursos de Software Incluem todas as instruções de processamento da informação. • Programas – conjunto de instruções que fazem os computadores executarem certas tarefas. ?? Procedimentos – entradas feitas por pessoas para finalizar uma tarefa. Exemplos de recursos de software são: • Software de sistema – um programa de sistema operacional apóia as operações num sistema de computador. • Software aplicativo programas que dirigem o processamento para um determinado uso do computador. ?? Procedimentos – consistem em instruções operacionais para as pessoas que utilizarão um Sistema. 4 Recursos de Dados São efetivamente administrados para beneficiar usuános finais de um sistema. Os dados são transformados por atividades de rocessamento de informação em uma diversidade de produtos de informação. Os recursos de dados dos sistemas de informação normalmente são organizados em: • Bancos de dados – uma coleção de registros logicamente relacionados.

Um banco de dados tem muitos registros armazenados em arquivos separados. • Bases de conhecimento – arquivos que guardam conhecimento como fatos, regras e inferência sobre vários assuntos. 5 Recursos de Rede PAGF dispositivos interconectados. Os recursos de rede incluem: • Midia de comunicações (cabo de par trançado, cabo oaxial, cabo de fibra ótica e sistemas de satélite. • Suporte de rede (recursos de dados, pessoas, hardware e software que apóiam as operações de uso. ipos de Sistemas de Informação Os Sistemas desempenham papéis administrativos nas organizações. Vários sistemas de informação podem ser classificados separadamente como: • Sistemas de Apoio Gerencial • Sistemas de Apoio às Operações • Outras classificações de SI Sistemas de Apoio Gerencial Os sistemas de apoio gerencial concentram-se no fornecimento de informação e apoio para a tomada de decisão. Eles apóiam as necessidades de tomada de decisão da administração estratégica, administração tática e administração de operação.

Vários tipos de sistemas são necessários para apoiar responsabilidades administrativas: • Sistemas de Informação Gerencial (SIG) • Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) • Sistemas de Informação Executiva (SIE) 1 Sistemas de Informação Gerencial (SIG) Os SIG são a forma mais comum de sistemas gerencial. Eles fornecem administrativos produtos de informação que apóiam parte das necessidades de tomada de decisão. Os SIG ornecem os relatórios impressos e em vídeo para ajudar a tomar decisões mais eficazes.

Os rodutos de informação fornecidos em vídeo e relatórios pode os por: Periodicamente (programados) 2 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Os SAD fornecem informações gerenciais em uma base quando solicitadas. Criam as informações que necessitam para tipos mais desestruturados de decisões em um sistema computadorizado especializado para auxiliar os processos de tomada de decisão. 3 Sistemas de Informação Executiva (SIE) Os SIE fornecem acesso imediato aos fatores que são ríticos para que os objetivos estratégicos de uma empresa sejam alcançados. Os SIE são fáceis de operar e entender. Podem aparecer como gráficos. Sistemas de Apoio às Operações Produzem uma diversidade de produtos de informação para uso interno e externo. Entretanto, eles não enfatizam a produção de produtos de Informação especficos que possam ser mais bem utilizados pelos gerentes. Normalmente é exigido o processamento adicional por sistemas de informação gerencial. O papel dos sistemas de apoio às operações de uma empresa é: • Eficientemente processar transações ?? Controlar processos industriais • Apoiar comunicações e colaboração 1 Sistemas de Processamento de Transações (SPT) São os processamentos de dados por transações empresariais.

Os SPT registram e processam dados de transações empresariais (pedidos, vendas, compras, alterações de estoque). Os SPT também produzem produtos de informação para uso interno e externo (dec lientes, salários de Processamento em Lotes – os dados das transações são acumulados durante certo. • Processamento em Tempo Real – todos os dados são imediatamente processados. Sistemas de Controle de Processo (SCP) Os SCP são sistemas que controlam os processos físicos contínuos. Eles destinam-se a tomar decisões que ajustam o processo de produção.

São Sistemas que utilizam da TI para ajudar as pessoas a trabalharem em conjunto. Envolve o uso de ferramentas de videoconferência, correio eletrónico, etc. Eles nos ajudam a: • Colaborar — comunicação de idéias • Compartilhar recursos 3 Áreas Funcionais Básicas de Uma Empresa Conclusão Conclui-se que em toda empresa é preciso que estejam inseridas as mudanças do mercado, já que o mercado está a cada ia, cada vez mais competitivo e difícil de lidar, e a empresa que não adequar-se, diminuirá o mercado.

Os sistemas gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2006. www. facom. ufu. br/—elaine/disc/lSl/Aula9-Tipos%20de%20Sl. pdf www. youtube. com/watch? v=Eyy63gN29kg www. facastro. edu. br/—cintia/Sl%20no%20Agroneg%F3cio/ www. glauco. net. br/glauconet/si/tipos_si. pdf www. cepromat. com. br/arquivos/ www. videolivraria. com. br/pdfs/6519. pdf www. dbd. puc-rio. br/pergamum/tesesabertas/ www. youtube. com/watch? v—OAtBFxVGihA&feature—related rodolfo ferrerez rocha PAGF8rl(F8

Matematica

0

1-Funções Referencial ou denotativa a) O número de mortos na batida entre um ônibus e uma carreta na tarde de

Read More

Sustentabilidade

0

Sustentabilidade Envolva a Sustentabilidade no seu trabalho Autora do livro “O MBA Sustentável: O Guia do Gerente de Green Business”

Read More