Slide algoritmos

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Áreas de Interesse: Análise e Desenvolvi Banco de Dados Sistemas Web Slide algoritmos Premium By bilIy2D12 anpenp DI, 2012 IO pnges Construção de Algoritmos Prof. Esp. Ricardo Barbosa professorricardobarbosa@yahoo. com. br nent page 0 Linguagens de Programação Microinformática Faculdade Anhanguera Sumaré Mar/2011 2 Bibliografia Básica Objetivos da Disciplina Ao final da disciplina o aluno de Sistemas de Informação/Ciência da Computação/Tecnologia em Análise e Fundamentals de Programação 1. 1 .

NOÇÃO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Programação consiste no conjunto de métodos, das técnicas dos procedimentos em computação para elaboração de programas de computador. (VILARIM) No início, a programação de computadores era considerada uma arte pois era uma atividade bastante artesanal exigindo multa criatividade e raciocínio lógico. 7 Prof. Ricardo Barbosa Conceitos Fundamentais de ESTRUTURA LOGICA DE UM COMPUTADOR MEMORIA ENTRADA UCP 8 SAÍDA 4 Conceitos Fundamentais d 20F 10 time NÃO ganhar, os jogadores receberão um prêmio.

Portanto, algum prêmio os jogadores receberão. Se acabar o combustível, o carro pára. Acabou o combustível. Logo, o carro parou. 11 Todo amigo do José é meu amigo. João é amigo do José. Assim, João é meu amigo também. Kaiton é país do planeta Stix. Todos os Xinpins são de Kaiton. Logo, todos os Xinpins são Stixianos. (FORBELLONE) A é igual a B. Bé Igual a C. Então, A é igual a C. 12 6 Lógicas? Ou não? Conceitos Fundamentals de Toda regra tem exceção. Isto é uma regra. Logo, deveria ter exceção.

Portanto, nem toda regra 3 0 Logo, para diminuir os atropelamentos devemos todos andar na rua de olhos fechados. 15 prof. Ricardo Barbosa • DEFINIÇAO DE LOGICA DE PROGRAMAÇAO Lógica de Programação é o uso correto das leis do ensamento, da “ordem da razão” e de processos de raciocínio e simbolização formais na programação de computadores, objetivando racionalidade e o desenvolvimento de técnicas que cooperem para a produção de soluções logicamente válidas e coerentes, que resolvam com qualidade os problemas que se deseja programar. FORBELLONE) 1. 2. NOÇOES DE LOGICA E ALGORITMOS ALGORITMO PROBLEMA • DEFINIÇÃO DE ALGORITMO Algoritmo é uma sequência de assos que visam atingir um obietivo bem definido 10 posicionar a escada debaixo da lâmpada; buscar uma lâmpada nova; acionar o interruptor; e a lâmpada nao acender, então • subir na escada; • retirar a lâmpada queimada; • colocar a lâmpada nova. 0 Algoritmo ‘Trocar uma Lâmpada” se a lâmpada não acender, então • pegar uma escada; – versao 3 • posicionar a escada debaixo da lâmpada; • buscar uma lâmpada nova; • colocar a lâmpada nova; • enquanto a lâmpada não acender faça 21 0 move disco problema as entradas do algoritmo. 4. Atente para o processamento em si. 5. Tente separar as etapas de entrada, processamento e salda 6. Coloque os comandos seguindo a estrutura sequencial básica do algoritmo. 8 27 14 1. 5. PSEUDO-LINGIJAGEM (Português Estruturado) 1. . PSEUDO-LINGUAGEM (Português Estruturado) A escrita de comandos linha a linha é uma das formas de se representar algoritmos (há outras, ex. fluxograma). Esta forma de escrita chama-se português estruturado (também conhecido como “portugol”, pseudo-linguagem ou pseudo-código. O português estruturado possui as seguintes características: • Utiliza um conjunto muito mais limitado de comandos do que a língua normal, mas que podem ser combinados para construir desde al oritmos simples aos mais complexos positiva). ??? Real: toda e qualquer informação numérica que pertença ao conjunto dos numeros reais (negativa, nula ou positiva). 32 16 1. 6. TIPOS DE DADOS, VARIÁVEIS E CONSTANTES 1. 6. TIPOS DE DADOS, CONSTANTES E VARIÁVEIS Continuação. Caracter: toda e qualquer informação textual ou cadeia de caracteres alfanuméricos: números (0.. 9), alfabéticos (a.. z, A.. Z) e especiais (por exemplo, $, Lógico: toda e qualquer informa 30 ue assume apenas duas situações: Ve also (True ou Podem ser seguidos por mais caracteres alfabéticos ou numencos. 3) Não devem ser usados caracteres especiais. 35 36 18

DECLARAÇÃO DE CONSTANTES: 1. 7. EXPRESSÕES ARITMÉTICAS constante tipo: identificador = valor; constante real: Pl = 3,141 59; constante caracter: Mensagem = “Estude Algoritmos”; constante inteiro: NumFuncionarios = 250; constante lógico: ClienteEspecial = Falso; Chamamos de operadores aritméticos o conjunto de símbolos que representa as operações básicas da matemática, a saber: 1) A palavra constante ser a indicar a criação de uma palavras chaves mod e div. Exemplos 39 Operador punçao mod Resto da divisão 7 mod 5 (resulta 2) div Raiz quadrada de x rad(81) Quociente da divisão 7 div 5 (resulta 1) 0 DF 10

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