Sociedade tecnologia e ciencia

Categories: Trabalhos

0

índice Introdução 3 1- O computator na sociedade 4 1. 1 -Utilização do computador por profissão idade e sexo 4 1 . 2-Utilização por grupos profissionais: 5 1. 3-Formação nas novas Tecnologias de Informação 5 1. 4-Linguagem de programação 7 1. 5-Base de dados 7 2-A Internet 8 2. 1 -Redes Sociais: Vantagens e Desvantagensg 2. 2-SeNiços de acesso à internet 10 2. 2. 1-0 Wi Fi (wireless) 10 2. 2. 2-ADSL 10 2. 2. 3-CABO 10 2. 2. 4- Configurar u 2. 3. 5-Empregar um 12 to view next*ge a WEP/’WPAJ’WPA2 3-Arquitectura de um computador 12 3. 1-Evolução do computador. 12 3. Sistema operativo (50) 13 3. 3-Hardware 13 3. 5-Software aplicativo 14 3. 6-Sistema binário 16 3. 6. 2-Conversão de um número blnário num número decimal: 16 3. 7. 2-ASCll 17 4. O monitor 18 4. 1 vantagens: 18 4. 1. 1 -As maiores desvantagens deste tipo de monitor são: 18 4. 2-LCD 19 4. 2. 1 -vantagens: 19 4. 2. 2-Desvantagens: 19 das suas desvantagens, por exemplo, os perigos que as redes sociais podem trazer às crianças, se não forem acompanhadas por um adulto enquanto estão na Internet. Abordarei ainda a linguagem utilizada e as suas abreviaturas e estrangeirismos.

Neste trabalho vou ainda abordar a evolução do computador desde o seu inicio durante a guerra mundial ao serviço do exército Americano ate chegar aos dias de hoje, bem como toda a sua estrutura. A finalidade deste trabalho é o aprofundamento dos meus conhecimentos a nível das novas tecnologias de informação bem como a sua correcta aplicação no meu futuro. – O computator na sociedade Hoje em dia vivemos basicamente da informação, em que tudo o que gira à nossa volta baseia-se na informação desde a televisão, a política, a tecnologia e os computadores, o desporto, a ciência, a ducação, os telefones e telemóveis, etc.

Tornou-se claro que esta é uma era que necessita de tecnologia para armazenamento, qualificar, a comparação de informações de alta velocidade, traduzindo-se assim que a resposta para tais funções é o computador. “Este”veio para entrar na vida de todos os cidadãos desde os da classe alta até à classe mais balxa, sendo que só algumas têm acesso permanente a este. Tal como há profissões apenas ligadas ao computador também há as profissões que cada vez mais dependem dele. 1 . 1 -Utilização do computador por profissão idade e sexo

Vamos então abordar em termos de percentagens qual a utilização do mesmo nas profissões e idades dos cidadãos, para tal utiliza-mos as seguintes tabelas Tabelal. Utilização do computador por sexo,nivel de escolaridade, PAGF 31 utiliza-mos as seguintes tabelas escalao etario e perante o trabalho 1. 2-Utilização por grupos profissionais: Quadros superiores da administraçao publica e dirigentes de empresas 85% Profissões intelectuais e cientificas 96% | Profissões de nivel intermedio 90% Pesoal administrativo e similares | 86% | Serviços e vendas 55% | Agricultores e trabalhadores qualificados da agricultura

Operários artífices e trabalhadores similares Tabela 2 Utilizaçao do computador por grupos profissionais Como acabamos de ver as novas tecnologias estão presentes quase em todas as áreas idades profissão e sexo da nossa sociedade, no entanto nem todos estamos preparados para as utilizarmos pois para Isso e necessário que aja formação 1. 3-Formação nas novas Tecnologias de Informação A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a agilização do relacionamento e a redução dos custos que lhe estão associados.

Cada vez tem mais programas para PC, principalmente programas de escritório e jogos para computadores pessoais. A indústria de programas vai criando sistemas amigáveis, de fácil uso para o utilizador. No entanto, o uso de um moderno computador pessoal pode requerer algum conhecimento sobre o sistema operativo e as aplicações nele utilizados. A grande ma algum conhecimento sobre o sistema operativo e as aplicações nele utilizados. A grande maioria dos utilizadores não tem formação nas TIC. Quando se tem vontade de saber mais, o apoio de familiares, amigos ou colegas de trabalho que dominam área é útil e precioso.

Podem sempre ensinar ou explicar como trabalhar com determinados programas. Se sentimos que esse conhecimento é insuficiente e queremos aprofundá- lo para a nossa realização pessoal ou porque a nossa profissão assim o exige, então, temos à disposição várias formas que nos possibilitam aprender a contactar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). As acções de formação profissional em TIC, articuladas em percursos, apresentam diferentes modalidades de formação, podendo ser realizadas nas Escolas, nos Centros de Formação ou mesmo à distância.

Cursos pós-laborais, ensino recorrente para adultos, facilitam a vida de stress e de falta de tempo em que se encontram as pessoas que querem ou são “obrigadas” a aprender. A formação nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)requerem conhecimento de requisitos mínimos de Hardware e Software que são muitas vezes exigidos em determinadas profissões. Por vezes, empresas incentivam os seus funcionários a aumentarem os conhecimentos nas TIC, POIS reconhecem ser uma mais-valia na reconversão profissional.

A formação nas TIC proporciona- nos aumento de competências tornando-nos habilitados para ertos cargos profissionais e progressão na carreira profissional. Também em termos culturais o computador tem um grande impacto por exemplo em relação à comunicação e tratamento da informação A incorporação cres 31 impacto por exemplo em relação à comunicação e tratamento da informação A incorporação crescente da tecnologia da informação e comunicação no dia-a-dia das pessoas, fez com que a realidade do mundo passasse a ser conhecida, apropriada culturalmente e transformada economicamente, a partir das midias.

Desta forma, livros, jornais, televisão, cinema, omputadores entre outros meios, surgiram como formas diferentes de circulação, armazenamento e tratamento da informação no mundo, tendo cada uma, sua arte e técnicas próprias para a apresentação e representação da realidade. Com a evolução da informática, ocorreu uma integração das diferentes mídias, que alia os recursos de vídeo, áudio, som, animação, texto, gráficos e outros, gerando múltiplas aplicações voltadas para a economia, diversão, marketing, processos de trabalho, treinamento entre outras, para a educação (formal e informal).

Para que consigamos perceber toda a informação que recebemos u damos através do computador temos que saber que este usa dois tipos de linguagem a linguagem própria SISTEMA BINARIO e a linguagem de programação que vou desenvolver de seguida. 1. 4-Linguagem de programação Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintácticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. ma das principais metas das linguagens de programação é permitir que programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar suas intenções mais acilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código Binário). Assim, ling s 1 comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código Binário). Assim, linguagens de programação são projectadas para adoptar uma sintaxe de nível mais alto, que pode ser mais facilmente entendida por programadores humanos.

Linguagens de programação são ferramentas importantes para que programadores e engenheiros de software possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez. Existem varias linguagens de programação; de acordo om o índice Tiobe, as 20 mais populares são: Java, C, C++, PHP, Objective-C,Visual Basic, Python, Perl, JavaScript, Delphi / Object Pascal, Lisp, Transact-SQL, Pascal, % e Assembly. E ainda SQL para criaçao de uma base de dados. 1. 5-Base de dados Uma base de dados é uma entidade na qual é posslVel armazenar dados de maneira estruturada e com a menor redundância possível.

Estes dados devem poder ser utilizados por programas e por utilizadores diferentes. Assim, a noção básica de dados é acoplada geralmente a uma rede, a fim de poder pôr conjuntamente estas informações, daí o nome base. Vantagens de uma base de dados pouco espaço fisico ocupado. * Resposta rápida aos pedidos de informação ‘k Eliminação da redundância de utilização. * Acesso múltiplo. * Flexibilidade. * Facilidade e rapidez de manipulação da informação armazenada * -Melhor gestão da informação. * Menor deterioração do suporte utilizado (micro-chip, magnético, óptico). Mais verdade na combinação dos dados, mais informação As bases de dados servem por exemplo para guardar informação e comunicação de vários meios por exemplo jornais rádio televis por exemplo para guardar informação e comunicação de vários eios por exemplo jornais rádio televisão etc. É também graças a esta linguagem que foi criado quanto a mim o maior meio de comunicação do mundo a internet. 2-A Internet A internet surgiu com as pesquisas feitas pelo departamento de projectos avançados do Exército Americano, com a intenção de ligar, em rede, alguns computadores de investigação.

Rede essa que se ligou a outras redes entretanto criadas e se desenvolveu até se transformar numa rede mundial de computadores. A Internet não é mais que um conjunto de computadores ligados em rede (a maioria por simples linhas telefónicas) e ue enviam pacotes de informação de uns para os outros. para fazer funcionar uma rede é preciso coordenar os respectivos elementos, por isso se criaram pequenos computadores (servidores) encarregues de encaminhar os pacotes de dados e de os levar gradualmente ao seu destino. Pode-se assim receber ou transmitir informação de e para qualquer parte do mundo.

Essa informação pode ser apresentada de diferentes formas, pode ser somente texto, ter imagens, som ou mesmo vídeo. Dessa forma, existem várias redes espalhadas por particulares, mas somente uma única rede global, que seria o conjunto de todas as redes. Antes da internet o mundo não dispunha da rede mundial de computadores, e eramos circunscrito a um composto social formado pelos familiares e amigos que habitavam o mesmo núcleo cultural. Houve um tempo em que não existiam e-mails para a comunicação entre as pessoas.

Naquele tempo, as pessoas escreviam cartas e esperavam receber a resposta, na melhor das hipóteses, dentr PAGF 7 31 tempo, as pessoas escreviam cartas e esperavam receber a resposta, na melhor das hipóteses, dentro de uma semana. Se a comunicação fosse além continente poder-se-ia contar um tempo maior: algo em torno de 30 dias. Se o cldadão escrevesse assm: “hoje estou profundamente triste”, trinta dias depois, quando alguém enviasse a resposta solidarizando-se com a sua tristeza, ele nem se lembraria mais qual o motivo que o levara a escrever: “hoje estou profundamente triste”.

Não havia uma comunicação em tempo real. Não havia reciprocidade. Houve um tempo em que as pessoas não tinham o Google para buscar conhecimento. Naquele tempo as pessoas compravam enciclopédias, havia também muitos livros avulsos nas estantes, adquiridos para actuallzar o conhecimento científico e tecnológico que a ciência avia conquistado, depois da compra dessa tal enciclopédia. Nessa época, apenas os médicos conheciam os achados clínicos que caracterizavam as doenças, uma vez que a literatura científica só estava disponivel em grossos compêndios de medicina.

Por causa disso, o paciente era mais paciente e o médico era mais médico. Por causa disso, as pessoas não discutiam diagnósticos com seus médicos, e nem os médicos perdiam tempo esclarecendo os seus pacientes. A relação entre o médico e o paciente não se caracterizava pela horizontalidade, mas pela verticalidade. A Internet é uma das mais importantes invenções do último século. Uma excelente ferramenta para pesquisa de informação e para comunicação que entrou na vida de todos nós e da qual criámos alguma dependência: “‘O que seria de nós sem Internet? . Chat’s, Fóruns, Blogs, Email (Gmail; alguma dependência: “O que seria de nós sem Internet? “. Chat’s, Fóruns, Blogs, Email (Gmail; Hotmail, Portugalmail Twitter, Youtube, Messenger, Google são algumas das ferramentas mais utilizadas e conceitos completamente desconhecidos (ou mesmo inexistentes) se fizermos uma pequena viagem a 10 ou 20 anos trás. Vírus, Spams, Trojans, Malwares, Worms, Cavalos de Tróia são outros conceitos que chegaram com a difusão da Internet e os quais preferíamos não conhecer.

Um tema actual e presente na vida de todos nós são as redes sociais. 2. 1 -Redes Sociais: Vantagens e Desvantagens Não há como negar que a tecnologia trouxe um grande avanço para a vida das pessoas e claro das redes sociais. Elas vieram para ficar e s tornaran-se uma forma de socialização com as pessoas e o mundo. As redes sociais fazem parte da rotina de muitas pessoas ou seja é uma maneira de comunicação e xpressão entre os seres humanos.

Twitter, facebook, msn, my space e tantas outras redes sociais fizeram com que as relações se tornassem cada vez mais tecnológicas. As vantagens são que através delas divulgam-se currículos, trabalhos artesanais, vídeos, empresas, músicas, sites e blogues, as noticias surgem mais rápidas, trocam-se informações, culturas, opiniões e experiências, encontra-se amigos antigos ou até o par perfeito, conhece-se pessoas, compra-se produtos ou seja ocorreu uma facilitação da vida para as pessoas.

As desvantagens é que com elas surgiram s crimes virtuais, os golpes, as pessoas mal intencionadas querendo aproveitar-se de pessoas ingénuas, as falsas informações, os perfis falsos, as brigas expostas a todos os ut pessoas ingénuas, as falsas informações, os perfis falsos, as brigas expostas a todos os utilizadores , a exposição gratuita de imagens e da vida pessoal dos utilizadores, as pessoas com uma séna dificuldade em relacionar-se com as outras já que só se relacionam no mundo virtual, o vício compulsivo (muitos ficam dependentes das redes sociais e esquecem-se do mundo real), a apropriação de imagem de outra pessoa e o plágio. Sabendo omo utilizar as redes sociais e na dose certa não tem nenhum problema. O primordial é ter um equilíbrio, pois tudo em excesso é prejudicial a nossa vida. E claro que a vida real é sempre mais importante que a virtual e jamais deve ser substituida. Dou como exemplo esta notícia retirada da Net: Uma criança brltânica de 12 anos foi encontrada num aeroporto francês após ter sido sequestrada por um belga de 41 anos que tinha conhecido na Internet.

Apesar da menina ter desaparecido há cerca de três horas, a família nao se tinha ainda apercebido da ausência dela o que denota que os pais têm que redobrar as tenções quando se trata dos filhos acompanhando-os quando estão na Internet,hoje é facil qualquer criança ter acesso a este tipo de sites, por vezez os pais estao na sala e os filhos atraves dos vários serviços de acesso á Internete estao nos seus quartos a ver o que ? 2. 2-Serviços de acesso à internet Existe hoje em dia uma grande e vasta oferta em termos de serviços de acesso à internet, tem havido uma evolução desta em termos de tecnologia e acréscimo de velocidades nos Isp Semice Providers ou servidores de Internet são as empresas ou outras entidades que disponibliza

Trabalho sobre variaveis macroeconomicas

0

[pll$] c/’ Trabalho sobre variaveis macroeconomicas Custo de Opurtunidade8 Agente Circuito 13 Estado 15 Bens públicos 18 Objectivos de politica

Read More

Termos técnicos açúcar e álcool

0

Terminologia Sucroalcooleira • Açúcar: Sólido cristalino, orgânico, constituído basicamente por cristais de sacarose envolvidos, ou não, por pelicula de mel

Read More