Tecnico seguranca do trabalho
O COMPORTAMENTO PREVENCIONISTA Com atual conjuntura politico-econômica em que se encontram as empresas no Brasil, as exigências e fiscalizações realizadas pelo Governo no que dizem respeito à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, os Técnicos em Segurança do Trabalho ganham destaque significativo no mercado, pois sua atividade é imprescindível para o desenvolvimento do trabalho de forma segura, conscientizando empresários e trabalhadores ? práticas, constantes e rotineiras, de ações preventivas, reduzindo s acidentes de trabalho, que causam prejuízos para as Swipe to r. page empresas, trabalhad Visando promover a ar 3 como os acidentes d rab-‘ Segurança do Trabal p “zele preventivas utilizand m todo. dos riscos, bem resa, o Técnico em rie de medidas institucionais. Dentre tantas medidas preventivas o t cnico deve avaliar o ambiente de trabalho, tomando ciência dos riscos ali existentes, para realizar treinamento com os trabalhadores e orientá-los sobre quais os procedimentos a serem adotados no intuito de liminar ou neutralizar os riscos de acidentes.
Quando — mesmo que se tenham tomadas toda Snipe tu page todas as medidas preventivas – ocorrer um acidente de trabalho, o responsável deve: providenciar, com máxima urgência, os primeiros socorros, prestar toda assistência ao acidentado e informar imediatamente à empresa para que essa confecclone a CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho). O fato necessita ser comunicado à Previdência Social até 0 1 a dia útil da ocorrência, sendo que, em caso de acidente que resulte em morte do rabalhador deve-se informar imediatamente à autoridade competente, bem como à autoridade policial.
Para que se obtenha êxito nas atividades preventivas de acidentes do trabalho é necessário, e de suma importância, o envolvimento da empresa, bem como seus colaboradores, uma vez que a empresa tem responsabilidade de elaborar e realizar programas de avaliação de riscos, fornecimento de equipamentos de proteção e tomar as devidas medidas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.
Estes por sua vez devem bservar as normas de segurança da empresa, cumpri-las e usar os equipamentos de segurança de forma correta, pois um trabalho conjunto é indispensável para evitar os acidentes que são extremamente onerosos, tanto para o trabalhador e sua famaia, quanto para a empresa. orém, quando houver, por parte da empresa, recusa ou má vontade quanto as providências n Porém, quando houver, por parte da empresa, recusa ou má vontade quanto as providências necessárias para eliminar uma condição de risco, ou negar-se a tomar medidas remediadoras rente a situações evidentes de perigo à saúde ou segurança dos trabalhadores, os profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho devem notificar, imediatamente, aos dirigentes da empresa, por escrito e de forma clara, sua preocupação com o fato e chamar a atenção para a necessidade de respeitar as normas de proteção da saúde, versar também sobre os limites máximos de exposição permitida, ressaltando ao empregador, de forma clara incisiva, suas obrigações em proteger a saúde dos trabalhadores. Se ecessário, os trabalhadores e suas organizações representativas devem também ser informados, e as autoridades competentes devem ser contatadas. por tanto, uma atitude preventiva que parte, tanto da empresa, quanto de seus colaboradores, é o ponto principal para que os riscos a saúde e segurança do trabalho sejam eliminados, evitando, prejuízos desnecessários às partes, contribuindo também para o aumento da produtividade, uma vez que reduz a interrupção dos trabalhos, ao mesmo tempo em que promove um bem estar aos trabalhadores.