A importancia do tecnico de segurança

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO Introdução 06 Qual a Importância do Técnico de Segurança do Swipe view nent page 07 O Que é Ser Técnico de Segurança do Trabalho 08 Quais as Características Necessárias para Ser um Técnico de Segurança do 09 O Que Faz o Técnico Principais Atividades Área de Atuação e Especialidades se , 11 ança do 12 Funçóes do Técnico de Segurança na Cipa Mercado de trabalho e remuneraçao Curiosidades 15 Conclusão 16 Bibliografias -lal Studia 3 14 está onde tudo acontece.

A importância deste profissional também vai depender do apoio que ele recebe da empresa, da mportância que a empresa da a sua atuação, da liberdade de observar a ação na empresa e do respeito e confiança a suas observações tanto do empregador como do trabalhador. O Que é Ser Técnico de Segurança do Trabalho O técnico de segurança do trabalho é o profissional que analisa os métodos e processos de trabalho, identificando suas condições e fatores de risco, propondo melhorias e maior segurança. ? ele quem estuda o ambiente dos funcionários de uma empresa para ver se as normas trabalhistas estão sendo cumpridas, tanto em questões como higiene e alimentação, uanto em fatores que expõem a vida do empregado. O técnico, com isso contribui para que muitos acidentes sejam evitados, trazendo maior qualidade de trabalho a toda empresa. Quais as Características Necessárias Para Ser um Técnico de Segurança do Trabalho É necessário que o profissional apresente as seguintes características: • Adaptação a novas situações. • Capacidade de análise. ?? Atenção a detalhes. • Desejo por resolver pequenos problemas. • Paciência. • Capacidade de lidar com pessoas menos instruídas. • Capacidade de síntese. • Facilidade para pesquisa e levantamento de dados. O Que Faz o Técnico de Segurança do Trabalho O técnico de segurança do trabalho tem por sua responsabilidade planejar e acompanhar a p vencao e acidentes de 2 Entre as atividades diárias deste profissional estão: avaliar as condições ambientais de trabalho e coordenar o planejamento de forma segura para o trabalhador e para a empresa em que atua.

Além disso, outras atividades do técnico de segurança do trabalho • Prestar assessoria a assuntos ligados à segurança do trabalho. • Emitir pareceres técnicos sobre riscos existentes no ambiente de trabalho, bem como orientar empregador e empregado sobre edidas de prevenção, eliminação e neutralização de riscos no trabalho. • Analisar métodos e processos de trabalho. • Identificar os fatores de risco, propondo sua eliminação ou controle. ?? Executar e verificar o cumprimento dos procedimentos de segurança e higiene do trabalho, avaliando os resultados. • Desenvolver programas de treinamento, cursos, campanhas e palestras, com objetivo de divulgar normas de segurança, visando evitar acidentes do trabalho. • Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção coletiva e individual dos trabalhadores. ?? Executar atividades ligadas à segurança e higiene do trabalho que objetivem a eliminação, controle ou redução permanente dos riscos de acidentes e melhorias das condições do ambiente. ?? Levantar dados estatísticos de acidente e doenças para ajustes nas ações preventivas. Área de Atuação e Especialidades Devido a uma maior preocupação com as condições de trabalho oferecidas aos funcionários e rigorosidade da lei que regulamenta as relações trabalhistas, a atuação do técnico de segurança do trabalho tem, ho’e rande impulso e variadas opções no mercado. Ele p de pequenas empresas 3 ercado.

Ele pode atuar desde pequenas empresas regionalizadas até grandes multinacionais que procuram instalar suas filiais no Brasil devido à mão-de-obra barata que encontram aqui. Também, empresas governamentais de médio e grande porte podem ser locais de atuação para este profissional, pois torna-se necessária sua presença nestas companhias para maior verificação do cumprimento das normas trabalhistas, devido a seu tamanho e maior dificuldade de acompanhamento dos processos de trabalho.

Funções do Técnico de Segurança na Cipa Cabe ao técnico inspecionar os locais, instalações e equipamentos a empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores e riscos de acidentes; estabelece normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e Instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes.

Inspeciona os postos de combate a incêndios, examina as mangueiras, hidrantes, extintores e equipamentos de proteção contra incêndios e certificar-se da perfeita condições de uso; Seu papel é comunicar os resultados de suas inspeções, elaborando relatórios, para propor a reparação ou renovação do equipamento de extinção de incêndios e outras medidas de egurança; Ele deve investigar acidentes ocorridos, examinando as condições da ocorrência, para identificar suas causas e propor as providências cabíveis; Procura manter contato com o serviço médico e social da empresa ou de outra instituição, utilizando os meios de comunicação oficiais, facilitando atendimento aos acidentados; Deve registrar irregularidades ocorridas, anotando- as em formulários próprios e elaborando estatísticas de acidentes, para obter sub 4 ocorridas, anotando-as em formulários próprios e elaborando estatísticas de acidentes, para obter subsídios destinados ? elhoria das medidas de segurança; Cabe a ele instruir os funcionários da empresa das normas de segurança, combate a incêndio e medidas de prevenção de acidentes, fazendo palestras e treinamentos, para que se atue acertadamente em casos de emergência; Tem a função de coordenar a publicação de matéria sobre segurança no trabalho, dando instruções e orientando a confecção de cartazes e avisos, para divulgar e desenvolver hábitos de prevenção de acidentes; É necessário que ele participe de reuniões de segurança no trabalho, forneça dados sobre o assunto, apresente sugestões analise a utilidade de medidas de segurança propostas para aperfeiçoar o sistema existente. O técnico de segurança do trabalho hoje, tem papel mais efetivo junto a peritos de laudos que julgam acidentes onde há o descaso do empresário com relação a segurança necessária ao trabalho de seus funcionários. Mercado de trabalho e remuneração O mercado para o técnico de segurança do trabalho é amplo e predomina nas grandes empresas, localizadas, principalmente, nas metrópoles do país.

A região Sudeste (onde se localiza o estado de São Paulo) é uma das que mais registra acidentes doenças ocupacionais, por concentrar maior número de empresas, demandando ações prevencionistas importantes. Assim, torna-se um mercado atrativo para este profissional, que pode desenvolver importantes técnicas de profilaxia e prevenção da saúde do trabalhador, detectando os riscos ao profissional e apontando soluções. O estado de São Paulo é um dos maiores pontos de mercado de trabalho par S pontos de mercado de trabalho para técnico de segurança, onde se encontra uma grande demanda nesta área. Porem ainda não é onde melhor se remunera fazendo uma media salarial de 1. 00,00 (um mil e quinhentos) reais.

No sul de minas a demanda vem crescendo tempo a tempo e mais profissionais vão ganhando o mercado de trabalho mas no sul de minas a remuneração ainda é mais baixa chegando no Maximo a uma media de 1. 200,00 (um mil e duzentos) reais. A região campeã em se tratando de remuneração é a região norte onde a um grande centro de industrias e cidades muito bem desenvolvidas como Roraima, Rondonia e onde se paga muito bem a esta profissão chegando em uma media salarial de 2. 500,00 (Dois MII e Quinhentos) reais. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), á mais de 1,2 milhões de mortes por acidente de trabalho no mundo, sendo que o Brasil ocupava em 1999 a 15a posição no ranking de países com mais acidentes no ambiente de trabalho.

Este fato é explicado pela deterioração das condições de trabalho causadas pela globalização, o desrespeito ao direito de segurança do trabalhador e a falta de cumprimento da lei ou regulamentação adequada de segurança. Diante dessa situação, a atuação do técnico de segurança do trabalho foi valorizada, por meio da adoção de politicas mais contundentes para a prevenção dos fatores de risco incidentes nos locais de trabalho. Com isso, a profissão que não era muito conhecida no meio empresarial, ganhou novo fôlego a partir do final da década de 90, com o aumento da demanda por estes profissionais, que passaram a ser peça fundamental na 90, com o aumento da demanda por estes profissionais, que passaram a ser peça fundamental na estrutura de médias e grandes empresas no país e no mundo.

Conclui neste trabalho que ao passar dos anos a profissão de técnico de segurança do trabalho vem crescendo e sendo respeitada e praticamente obrigando todas as firmas a adquirirem este profissional na empresa, sendo assim stabelecendo uma segurança entre empregado e empregador. Hoje o técnico de segurança do trabalho tem uma grande responsabilidade em sua profissão, é ele quem fica responsável de fazer com que os trabalhadores sigam uma linha de instruções prevendo acidentes e doenças ocupacionais. Isso irá também depender se a empresa lhe dará uma liberdade para mudar as questões erradas perante sua produção, Inovando e protegendo aquele que ira transportar naquele devido local.

A Conscientização de cada trabalhador e empresa ira mudar quando o profissional de técnico de segurança do trabalho estiver omprando as idéias de prováveis riscos de segurança. Também conclui que a demanda do profissional de técnico de segurança do trabalho está crescendo bastante em nossa região no sul de minas, mas ainda esta faltando qualificações de profissionais preparados para o mercado de trabalho, acredito que seja esse o motivo da região do sul de minas obter um a remuneração um pouco mais baixa do que nas outras regiões. http://www. brasilprofissoes. com. br http://br. answers. yahoo. com/question/index http://www. equpedeobra. com. br http://pensador. uol. com. br/tecnico_de_seguranca_no_trabalho

Paisagens

0

Faculdades Integradas Simonsen QUESTÕES DE GEOGRAFIA DO MUNDO AREAS CENTRAIS Curso de Geografia O sistema capitalista mundial visto como sistema-mundo

Read More

Resenha do livro o caminho das estrelas

0

RESENHA DO PRIMEIRO PASSO DO LIVRO SOUZA. César. O caminho das estrelas. Um mapa para transformar sonhos em realidade: Sextane,

Read More