Teoria de sistema

Categories: Trabalhos

0

Resumo Abordagem Sistêmica da Administração O biólogo Ludwing Von Bertalanffy elaborou no final da década de 50 uma teoria interdisciplinar com a criação de um modelo geral ” teoria dos sistemas” A teoria geral da administração passou por uma gradativa e crescente ampliação do enfoque . A abordagem clássica passou por outras abordagens até a abordagem sistêmica. A abordagem clássica havia sido profundamente influenciada por três princípios intelectuais.

Reducionismo, pensamento analitico e mecanicismo. Reducionismo Éo principio que se podem ser decompo OF15 fundamentais que co it’_: , Swipetoviewne t p O reducionismo faz c jaulas mentais sobre todas as coisas s elementos es indivisíveis. cinem dentro de o sem uma visão ampla das coisas. É como se o cérebro estivesse dividido em diretórios, e para cada assunto teria um único diretório. Pensamento Analítico Utilizado pelo reducionismo para explicar as coisas ou compreendê-las melhor.

A análise consiste em decompor o todo, em partes simples, que são mais facilmente explicadas, para posteriormente as explicações dar solução do todo. São manifestações do pensamento analítico, o conceito de divisão do trabalho e de especialização do operário. Mecanicismo ?o principio que se baseia na relação simples de causa e efeito entre dois fenómenos. Esta relação empregava o que hoje chamamos de sistema fechado. O meio ambiente era subtraído preveem as exceções, e os efeitos são totalmente determinados pelas causas. A revolução da abordagem sistêmica.

Abordagem Clássica Expansionismo Abordagem Sistêmica Pensamento Sintético Teleologia É o principio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior. O expansionismo não nega que cada fenômeno seja constituído de partes, mas sua ênfase reside na focalização do todo do qual o fenômeno faz parte. Ele se preocupa com a totalidade. Abordagem sistêmica Nisão voltada para o todo”. É oposto do pensamento analítico, porque ele trabalha diretamente com o todo, É explicado em termos do papel que desempenha nesse sistema maior.

Os órgãos do corpo humano são ditos pela função que desempenham e não pelas estruturas moleculares de que são constituídas. É o estudo do comportamento com finalidade de alcançar objetivos. O comportamento é explicado por aquilo que ele produz ou por aquilo que é seu propósito ou objetivo de produzir. A partir desta concepção, os sistemas passaram a ser visualizados omo entidades globais e funcionais em busca de objetivos e finalidades.

Informática e administração Cibernética A cibernética foi um movi 20F IS or Norbet Wiener ao especialidades, para criar uma ciência para orientar o desenvolvimento de todas as outras Maior intercâmbio de descobertas nas áreas brancas entre as ciências. As aplicações da cibernética estenderam-se da engenharia para biologia, medicina, sociologia, chegando rapidamente ? administração. As noções de sistema, retroação, homeostasia, comunicação e autocontrole fazem partes integrantes da linguagem utilizada na administração.

Definição de cibernética, é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal, seja máquina. Comunicação torna os sistemas integrados, e o controle regula seu comportamento. Permite que conhecimentos e descobertas de uma ciência possam ser aplicadas a outras ciências, isto é, oferece sistema de organização e de processamento de informações e controles que auxiliam as outras ciências. Cibernética é ciência da organização eficaz. Trabalhando com os conceitos de comunicação e controle, a cibernética estuda o paralelismo entre o comportamento humano e as máquinas de comunicação.

Sistemas Um sistema pode ser definido como um conjunto integrado de partes, íntima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e é destinado a atingir um objetivo especifico, operando sobre entradas e fornecendo saídas. Classificação arbitrária do sistemas a) Quanto a complexidade, os sistemas podem ser: * Complexos simples: mas dinâmicos, são os menos complexos; * Complexos descritivos: altamente elaborados inter- relacionados; * Excessivamente complexos: extremamente complicados e não podem ser descritos de forma precisa e detalhada. ) quanto ao desempenho: Sistema determinístico de forma precisa e detalhada. * Sistema determinístico- as partes interagem de uma forma perfeitamente previsível, podendo-se prever sem nenhum risco ou erro, o seu estado seguinte. * Sistema probabilístico- é aquele que não permite previsão do comportamento futuro. Por exemplo: se oferecermos um osso para um cão, ele poderá se aproximar, como também nao ligar e se afastar. Classificação de sistemas de Beer sistemas I simples complexos I Hipercomplexos determinísticos Encaixe a janela Comp. igital Universo bilhar Sistema planetário I Conf físico fabrica I automação I robabilísticos Jogo de dados Mercado de capitais Economia nacional I Movimento de um molusco Reflexos condicionados I Cérebro I Controle estátistico de qualidade Lucratividade empresarial I Empresa I Propriedade dos Sistemas Cibernéticos: * São excessivamente complexos – caixa negra * São probabilísticos – base na estatística * São auto-regulados — base na retroação, que garante a homeostase Ressalta- se o probabilístico ou indeterminação, que nos sistemas mais simples pode ser abordada como estatística, nos complexos usa-se pesquisa operacional e no excessivamente complexo usa- e a teoria da informação. O sistema cibernéticos é uma máquina operadora de informações, a atividade de seu mecanismo depende de sua capacidade de receber, armazenar transmitir e modificar informações. 40F hierárquicos ou piramidais, o próprio universo é um sistema constituído por uma infinidade de sistemas e subsistemas. Kenneth Boulding propõe uma hierarquia de sistemas, com nove n[veis, e cada nível também se caracteriza por um sistema de sistemas. * Nível do sistema estático — composto de estrutura ex. istema solar * Nível dos sistemas dinâmicos simples – preditiveis por natureza Níveis dos sistemas cibernéticos simples – mantém o equilibrio por auto- -regulação * Níveis de sistema aberto – existência autônoma e auto- regulável * Nível genético-societário – da vida vegetal * Nível do sistema animal – aumento da mobilidade e comportamento teleológico * Nível humano – consciência de si mesmo * Nível do sistema social – sistema da organização humana * Nível dos sistemas transcendentais — sistemas superiores Sistemas: Os Modelos Na construção de um modelo de sistema, devemos considerar o isomorfismo e o homomorfismo. Os sistemas são isomorfos quando possuem semelhança de orma.

Partes intermutáveis. Exemplo: um produto no fim da linha de montagem são iguais entre si, por isso são isomorfos. E os sistemas são homomórficos quando guardam entre si proporcionalidade de formas, embora não sejam do mesmo tamanho. Como maquetes, plantas de edifício. Principais Conceitos do Sistema: E entrada, saída, retroação, caixa negra, homestasia e informação, iremos estudar cada uma delas. Entradas ou insumos (Imputs): o sistema importa e recebe insumos do ambiente, como recursos, energia e informação, que lhe proporciona os meios necessários ao seu funcionamento. Saídas ou resultados (outputs : as entra necessários ao seu funcionamento. Saídas ou resultados (outputs): as entradas devidamente processadas e transformadas em resultado são exportadas de novo ao ambiente na forma de produtos ou serviços, energia ou informação Caixa Negra – é o fenômeno que produz mudanças, é um mecanismo de conversão das entradas e saídas. É um sistema cujo o interior não pode ser desvendado, elementos internos são desconhecidos. O processador é representado geralmente pela caixa preta, nela entram os insumos e dela saem os produtos. Sua exploração é feita através de informações e definições comportamentais e operacionais Retroação,(Feedback)- Quantidade de energia que sai de um sistema ou de uma máquina, e que volta a entrada. Ela serve também como uma espécie de controlador do sistema, quando ocorre algum desvio ele recoloca-o novamente no padrão estabelecido.

Existem dois tipo de retroação, a positiva e a negativa; A retroação positiva, é a ação estimuladora da saída. Acontece quando as vendas aumentam e os estoques saem com mais rapidez, ela ocorre no sentido de aumentar a produção. A retroação negativa, é a ação frenadora e inibidora da saída que atua sobre a entrada, praticamente o contrário da positiva. Acontece quando as vendas diminuem quando os estoques saem com menos rapidez. Homeostasia – Significa o equilíbrio dinâmico, a auto-regulação, mantem as variáveis dentro do limite mesmo quando elas sofrem interferências externas, do meio ambiente. Como a temperatura no corpo humano.

Funciona através de dispositivos de retroação capazes de restaurarem o equilíbrio pertubado por estímulos externos. nformaçao – conhecimento disponível para uso i estaurarem o equilíbrio pertubado por estimulos externos. Informação – conhecimento disponível para uso imediato e que permite orientar a ação, ao reduzir o nível de incerteza que cerca as decisões cotidianas. Existem dois outros conceitos interligados que são: Dados: é um registro ou anotações a respeito de um evento ou ocorrência. Quando um conjunto de dados possui um significado ele se torna informação Comunicação: quando uma informação é transmitida para alguém, sendo então compartilhada também por essa pessoa .

Informação é tudo aquilo que realiza trabalho lógico para rientação do organismo Teoria da informação Ramo da matemática que utiliza o cálculo da probabilidade. Um dos precursores da teoria da informação foi Samuel Morse criador do código Morse. Fonte é a pessoa, processo que emite ou fornece as mensagens, ponto de partida do sistema. Transmissor processo ou equipamento que opera a mensagem, codificando-a para transmiti-la. Canal equipamento ou espaço intermediário entre transmissor e receptor. Receptor é o processo ou equipamento que recebe as mensagens no canal e decodifica. Destino é a pessoa ou processo que irá receber a mensagem no ponto final do sistema. Ruido quantidade de pertubaçbes indesejáveis que alteram as mensagens transmitidas.

A informação pode ser usada como medida de organização. Redundancia é a repetição da mensagem para sua recepção correta. Introduz no sistema de comunicação uma certa capacidade de eliminar e ou prevenir distorções. Entropia é o processo pelo ual o sistema tende a exaustão, desorganização, desintegr morre. Para sobrevivier IS exaustão, desorganização, desintegração e por fim morre. Para sobrevivier o sistema precisa abrir-se e reabastecer de energia e de informação para manter a estrutura. Sinergia é o trabalho em conjunto, há sinergia quando duas ou mais causas atuando conjuntamente produzem mais do que a soma dos efeitos atuando isoladamente.

Ate aqui foram resumos das paginas 231 a 252 ainda faltam paginas 254 a 274 Principais Conseqüências da Cibernética na ADM Com a união do computador com as máquinas o homem está perdendo não só o valor de seu esforço muscular mais também o seu valor racional. Duas principais consequências disto são: A Automação que é a melhor combinação dos meios, com elas surgem fábricas auto geridas isto é, fábricas em que seus grupos e trabalho são formados por robôs, e a mão de obra humana é bem pouco explorada ou empregada. A informática transformou-se em um instrumento, necessário para o desenvolvimento tanto econômico quanto social do homem. Instrumento este que cadê vez mais ganha espaço e está presente em nosso dia à dia. Teoria de Sistemas A TGS surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy.

Está teoria não busca solucionar os problemas e nem tenta soluções práticas, mas sim produzir teorias ou conceitos que possam criar aplicações na realidade do que foi fornecido ela experiencia. Bertalanffy criticava a visão de divisão das áreas como: Física, Psicologia, Química e outros, isto porque a natureza não estava dividida em nenhuma destas partes. A compreensão dos sistemas só podem ser estudadas se forem de uma forma geral, porque deste modo estará envolvendo todos princípios e interdepe 80F de uma forma geral, porque deste modo estará envolvendo todos princípios e interdependências. Existem duas razões que fizeram com que a teoria de sistemas, penetrassem na teoria administrativa.

A primeira em face da necessidade de uma integração maior das eorias que a precederam; A segunda devido a matemática, cibernética e a tecnologia da informação que trouxeram imensas possibilidades do desenvolvimento e organização para operar idéias que projetam- se para uma teoria de sistema aplicada à administração. Conceitos, Características e tipos de Sistemas Seria um grupo de elementos combinados, que formando um todo organizado pode obter uma maior resultado ou aproveitamento do que se estes elementos integrantes estivessem a sós. (Emergente Sistêmico). Seriam exemplos a mecânica de um carro, uma linha de montagem, corpo humano e outros. Suas características como o próprio nome já diz, os sistemas são unidades ou elementos combinados em um todo organizado, que tem suas interligações e características em um todo e não no seus elementos em particular. Os elementos integrantes tem os seus objetivos e restrições em comum.

Eles são formados da seguinte ordem, primeiro o sistema é formado por subsistemas e vai ser integrado a um supersistema que está ligado ao mercado ou a comunidade. Os sistemas podem operar simultaneamente em série elou paralelo. Existem em um meio ambiente(tudo que está ao redor do sistema) e são por ele condicionado. As fronteiras definem o que é sistema e o que é meio ambiente. A ideia de sistema lembra conectividade, integração e totalidade. Existem uma grande variedade de sistemas e várias formas de classificá-los integração e totalidade. classificá-los como: Quanto a sua constituição, eles podem ser físicos ou abstratos, os físicos são composto por máquinas e objetos reais; Os abstratos são compostos por hipóteses, idéias, planos e conceitos.

Na verdade um complementa o outro, o sistema físico formado por máquinas precisa do sistema abstrato, que seriam os programas para poder executar as suas finalidades e vice-versa. Podemos classificá-los ainda em sistemas fechados e abertos; O sistema fechado seria um sistema que não é influenciado ou não apresenta relações com meio ambiente, tendo poucas trocas de energia e matéria com o meio, não recebendo desta forma qualquer influência ambiental, as máquinas são um exemplo disso. O sistema aberto já seria o contrário do fechado, ele apresenta relações de intercâmbio com o ambiente, ele recebe muitas influências e troca energia e matéria com o meio, e está sempre se adaptando a ele.

Como exemplo o nivel dos indivíduos, o nivel dos grupos, a sociedade e outros. Parâmetros dos Sistemas Dizemos em uma definição geral, que os sistemas são como um conjunto de elementos que possui um serie de relações com seus atributos. Caracteriza-se um sistema por seus determinados parâmetros, isto é, parâmetros são constantes arbitrárias que caracterizam-se por suas propriedades, o valor e as desc ição das dimensões do sistema. Seus parâmetros são: * Entrada ou Insumo – é a força de partida do sistema que fornece a energia para operação do mesmo, * Processador ou Transformador – é o fenômeno que produz transformações, é um mecani 0 DF

Trabalho

0

Roteadores Copyright 2010 – Restrito – Material de uso exclusivo dos alunos do prof. Anderson L. Coan ROTEAMENTO em Roteadores

Read More

Atps – aec -i 1 etapa

0

FACULDADE ANHANGUERA DE SAN O ANDRÉ PSICOLOGIA 3. Semestre OF2 p ATPS AEC – Aluno: Maria Karla mendes. aumentava, sem

Read More