Teoria geral de administração
O TOYOTISMO A Administração Cientifica de Taylor ainda não morreu. Ela esta sendo submetida a constantes inovações. Seus conceitos básicos, como desperdício, eficiência e produtividade, ainda estão na crista da onda. É o caso do toyotismo. A Toyota não inventou a concorrência baseada no tempo e na velocidade, mas conseguiu transformá-la em uma espécie de marca registrada. Para torna- se uma das empresas mais rápidas do mundo a Toyota vem, desde a década de 1970, aperfeiçoando suas operações baseadas no tempo, o copiadíssimo Sistema Toyota de Produção (TPS).
O TPS baseia-se no fato de que, quanto menor uma operação, ais rápido ela será executada. Isso já fora percebido por Henry’ Ford no começo do s fabricas passaram a de grande tamanho, produzido e não naq na velocidade atravé PACE 1 or27 to nut*ge u exemplo, as s inflexíveis e lotes am no que era a. O TPS baseia-se slcas: 1. Entender a flexibilidade para toda a programação de manufatura; 2. Criar equipes pequenas e autônomas para gerenciar todos os aspectos do projeto e desenvolvimento do produto; 3.
Usar processos paralelos em vez de lineares ou seqüencias para projeto e manufatura. Os fornecedores foram envolvidos na etapa mais inicial possível, e modo a todos os participantes da cadeia de desenvolvimento do produto saberem o que seria necessário com a antecedência para evitar atrasos desnecessários. Os tamanhos de lote da manufatura foram reduzidos para que os estoques fossem ocupando espaço e tempo.
As fabricas foram totalmente reorganizada e reequipadas para criar células de produção flexíveis e responderem rapidamente aos padrões de vendas emergentes. O resultado dessa estratégia foi uma drástlca redução no tempo da manufatura: o intervalo de tempo entre a chegada da matéria-prima na fabrica e o veiculo como produto cabado foi reduzido de 15 dias para apenas um dia. No final da década de 1970, a Toyota alcançou uma vantagem em produtividade cinco vezes superior à dos concorrentes, os Big Three – GM, Ford e Chrysler.
Essa abordagem revolucionaria da Toyota ficou conhecida como sistema de manufatura Just-in- time (JIT). Os elementos básicos do JIT – manufatura paralela, simultânea, células de produção autónomas, participação do fornecedor no inicio do processo e no projeto de produto, minimização do estoque – são conceitos poderosos e modernos. Na pratica, a ética do JIT expandiu-se para alem da manufatura, braçando o setor de serviços. Com o JIT surgiu o conceito de fabricas enxuta, sem estoques iniciais, intermediários ou finais.
Após reinventar o lado da manufatura em suas operações, a Toyota passou também a reinventar seus sistemas de vendas e distribuição para manter o ritmo de ganhos incríveis. Em segundo lugar, na sequencia, o pessoal de vendas passou a vincular-se diretamente às fabricas para que as programações de manufatura correspondessem imediatamente aos pedidos dos clientes. Os fornecedores também foram ligados por computador para receberem informações sobre a programação da fabrica em empo real: somente o estoque especificado era entregue no local exato do processo para quem precisava dele.
Isso produziu uma veloz rede de comunicação, cujo subproduto mais valioso foi a capacidade de resposta corporativ PAGF uma veloz rede de comunicação, cujo subproduto mais valioso foi a capacidade de resposta corporativa pronta e imediata. Em outros termos, agilidade. Essa notável reestruturação levou a Toyota ao patamar da “pós-manufatura enxuta” ma década de 1990. Ela reduziu seus custos e eliminou o desperdício em seus processos de projeto, produção e manufatura.
Hoje, a base de custo da Toyota esta ão enxuta que o seu presidente Tatsuro Toyota afirma que seus concorrentes começam a imitar e copiar suas inovações com 10 ou 15 anos de atraso, enquanto a Toyota esta ativa e produzindo incessantemente mais inovações pela frente. PERGUNTAS PARA REVISAO E DISCUSSAO 1 Qual a diferença entre o modelo ocidental e oriental de administração? Do início do século XX até aproximadamente a metade dos anos 70, o mundo das organizações foi dominado pelos conceitos e técnicas disseminadas com a expansão das empresas americanas e européias.
Onde quer que fabricassem ou vendessem os eus produtos e serviços, essas empresas levavam junto sua tecnologia e seu vocabulário de administração. No entanto, a partir da segunda metade dos anos 70, começaram a tornar-se conhecidas palavras e nomes vindos do Japão. Assim como havia acontecido com os americanos e europeus, chegara a vez dos japoneses ocuparem espaço no mundo das organizações e da administração. Desde então, as idéias vindas do Japão também começaram a fazer parte do estudo da administração.
Na transição para o século XXI, o modelo japonês, uma versão melhorada das proposições ocidentais sobre administração, ornou-se um modelo universal, e um dos principais pilares que sustentam a economia global. CONTRASTE ENTRE IDÉIAS OCIDENTAIS ORIENTAIS OCIDENTAIS E ORIENTAIS 2. Porque a Toyota consegue ser uma das melhores empresas do Mundo? Porque reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos, a Toyota coloca sempre o cliente em primeiro lugar, buscando proporcionar a melhor experiência de compra.
Os veículos de alta tecnologia desenvolvidos contribuem para melhorar a qualidade de vida de todos, priorizando a segurança e o respeito ao meio ambiente. São esses os motivos que fazem da Toyota uma das melhores montadoras com relação à satisfação do cliente, com excelente reputação com relação à qualidade, durabilidade e confiabilidade de seus produtos e serviços pós- vendas. 3. O que significa KAIZEN? É uma palavra japonesa com significado de melhoria continua,gradual,na vida em geral (pessoa,familiar,social e no trabalho ),Pode ser visto como um processo diário , cujo propósito vai além de aumento da produtividade. . Explique o que é Just-in-time? Jus-in-time é um sistema de administração da produção que nada deve ser produzido transportado ou comprado antes da hora xata. pode ser aplicado em qualquer organização. para reduzir estoques e os custos decorrentes Just in time é o principal pilar do sistema Toyota de produção ou produção enxuta . 5. Como você vê os tipos tradicionais de organização no mundo globalizado e competitivo de hoje?
Todas essas empresas perseguem vários objetivos estratégicos,então acho q a competitividade é bem aceita nós dias de hoje,e só assim as empresas melhoras cada dia mals,para que uma seja melhor que a outra. PERGUNTAS PARA REVISÃO E DISCUSSÃO 1. Quais são as funções empresa, para Favol ? produção de bens ou serviços. Funções comerciais: relacionadas com a compra, venda e troca. * Funções financeiras: relaclonadas com a obtenção e gerência de capitais. Funções segurança: relacionadas com a proteção dos bens e pessoas. * Funções contábeis: relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. Funções administrativas:coordenam e sincronizam as demais funções. 2. Comente o conceito de Administração e de função administrativa para Fayol? para Fayol a Administração se divide em 5 tópicos, que são eles: * Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação; Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa; * Comandar: dirigir e orientar o pessoal; * Coordenar: ligar e harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos; Controlar: verificar se tudo ocorre de acordo com as regras e as ordens. á na função administrativa: * Previsão: avalia o futuro e o aprovisionamento dos recursos em função dele; * Organização: proporciona tudo o que e útil ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social; * Comando: leva a organização a funcionar, seu objetivo é alcançar o Maximo retorno de todos os empregados no interesse os aspectos globais do negocio; ‘k Coordenação: harmonizar todas as atividades do negocio, facilitando seu trabalho e sucesso, sincroniza coisas e ações em proporções certas e adapta meios aos fins visados; * Controle: consiste na v a certificar se tudo PAGF s OF franquezas e os erros no intuito de retificá-los e prevenir a recorrência 3. Comente os princípios gerais de Administração para Fayol. * Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência; * Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é o poder de esperar qüência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas.
Ambas devem estar equilibradas entre * Disciplina: depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos; * Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior, isto é o principio da autoridade única; * Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo; * Subordinação dos interesses individuais aos gerais: os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses articulares das pessoas; * Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida e satisfação para os empregados e para a organlzaç¿o em termos de retribuição; ‘k Centralização: refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização; * Cadeia escolar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do principio do comando; * Ordem: em lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar, é a ordem material e humana; * Eqüidade: amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal; * Estabilidade do pessoal: a rotatividade do pessoal [e rejudicial para a eficiência da organização, quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para a empresa; * Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar pesso melhor para a empresa; pessoalmente o seu sucesso; Espírito de equpe: a harmonia e a união entre as pessoas são grandes forças para a organização. 4. Qual a diferença entre administração e organização? Administração é um todo do qual a organização é uma das artes. O conceito amplo de administração, como um conjunto de processos entrosados e unificados abrange aspectos que organização por si só não envolveria, tais como previsão, comando e controle.
Fayol considera dois tipos de organização: • Organização como unidade ou entidade social, ou qualquer empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos: a) Organização Formal (Divisão do Trabalho – Racionalidade) b) Organização nformal (Amizades – Grupos Informais Relacionamentos) • Organização como função administrativa e parte do processo administrativo. Nesse caso ela significa o ato de organizar, estruturar, integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua dministração, e estabelecer as relações entre eles. A Teoria Clássica concebe a organização como se fosse uma estrutura, em termos de forma e organização das partes que a constituem, além do inter-relacionamento entre essas partes. Restringe-se ao aspecto da organização formal. 5. Defina a administração como ciência, para Fayol. para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente.
A improvisação deve ceder lugar ao planejamento, e o empirismo ? ciência. Pretendia elaborar uma ciência da Administração. Talvez seja essa a grande contribui 30 desse ioneiro. PAGF 7 organizaçao. A organização será considerada aqui a função administrativa, parte integrante do processo administrativo. Neste sentido, organização slgnifica o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um. Trataremos da organização como a segunda função administrativa e que depende do planejamento, da direção e do controle para formar o processo administrativo.
A organização pode ser feita em três niveis diferentes: * Organização ao nível global: é a organização que abrange a mpresa como um todo. Organização ao nível departamental: é a organlzaç¿o que abrange cada departamento da empresa. ‘k Organização ao nível das tarefas: é a organização que focaliza cada tarefa, atividade ou operação especificamente. 7. O que é coordenação? Para Fayol, a coordenação é a reunião, a unificação e a harmonização de toda atividade e esforço, para Gulick a coordenação é obrigatória, para Mooney a coordenação é a distribuição ordenada do esforço do grupo a fim de obter unidade de ação na consecução de um fio comum, sendo assim baseada m uma real comunhão de interesses. 8.
Defina o conceito de linha de staff. Fayol se interessou muito pela chamada organização. A organização linear, que constitui um dos tipos mais simples de organização. Porém, para que os órgãos de linha possam executar suas atividades especializadas, tornam-se necessários órgãosprestadores de serviço especializados, como assessoria, recomendações, conselhos, e outros. Esses não obedecem ao conceito de princípio escalar nem possuem autoridade decomando. Tais serviços e assessorias não podem ser impostos obrigatoriamente aos órg as simplesmente ssessorias não podem ser impostos obrigatoriamente aos órgãos delinha, mas simplesmente oferecidos.
Sua autoridade – chamada de autoridade de staff – ésimplesmente autoridade de especialista e não autoridade de comando. g. Comente os elementos de administração para Wrwick. Os elementos para Wrwick se divide em sete, sendo eles: * Investigação; * Previsão , * Planejamento; * Organização; * Coordenação; * Comando, * Controle. No fundo, IJrwick apenas desdobrou a previsão (primeiro elemento de Fayol) em três distintos (investigação, previsão e planejamento). Para ele, os elementos da Administração onstituem a base da boa organização, uma vez que uma empresa não pode ser desenvolvida em torno de pessoas, mas de sua organização. 10. Defina os principias de administração segundo l_Jrwck. ara IJrwick os principias de administração se dividem em quatro, que são eles: * Princípio da especialização: cada pessoa deve preenche uma só função, o que determina uma divisão especializada do trabalho. Esse princípio dá origem à organização de linha, à de staff e à funcional; * Princípio de autoridade: deve haver uma linha de autoridade claramente definida, conhecida e reconhecida, por todos, desde o opo da organização até cada indivíduo de base; ‘k Principio da amplitude administrativa: cada superior deve ter um certo número de subordinados, o superior tem pessoas para supervisionar, deb como as rela ões entre as pessoas que supervisiona.
O número ó dinados varia segundo responsabilidade de cada cargo e suas relações com os outros cargos devem ser definidos por escrito e comunicado a todos. 11. O que significa a abordagem simplificada da organização formal? Significa termos lógicos, formais, rígidos, e abstratos, sem considerar seu conteúdo psicológico e social, limitando-se ? rganização formal, estabelecendo esquemas segundo os quais as organizações devem ser construídas e governadas. 12. Explique o racionalismo na concepção da administração? Os grandes autores clásslcos se preocuparam com apresentações racionais e lógica e de suas proposições, sacrificando a clareza das idéias. 13. O que é Teoria da Máquina? ? a teoria clássica que recebeu esta denominação pelo fato de considerar a organização sob o prisma do comportamento mecânico de uma máquina:a determinadas ações ou causas decorrem determinados efeitos ou consequências dentro de uma correlação deterministica. 4. O que significa abordagem de sistema fechado? É o sistema clássico que trata de uma organização como se ela fosse um sistema fechado e hermético composto de algumas variáveis conhecidas e previsíveis e de aspectos que são manipulados por meio de princípios gerais e universais. 1 . Comente os princípios de Administração de Taylor. Em seu segundo livro “Principles of Scientific Management’ (Princípios de Administração Cientifica), publicado em 191 1, Taylor apresenta seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, e introduz os uatro princípios fundamentais da administ