Todos

Categories: Trabalhos

0

Romantismo na Europa (Contexto Histórico) O Romantismo surgiu na Europa em uma época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caiam sistemas de governo despóticos e surgia o liberalismo politico (não confundir com o liberalismo econômico do Século XX). No campo social imperava o inconformismo. No campo artístico, o repúdio às regras. A Revolução Francesa é o clímax desse século de oposição. Alguns autores neoclássicos já nutriam um sentimento mais tarde dito romântico antes de seu nascimento de fato, sendo assim chamados pré-românticos.

Nesta classificação encaixam- e Francisco Goya e Bocage. O Romantismo surge a Alemanha e na Ingl inclusive, fundament o movimento Sturmu O Romantismo viria ar 3 e futuramente seria omantismo, teria, «o germanica com bastante variada nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura e a música (embora ele só venha a se manifestar realmente aqui mais tarde do que em outras artes). À medida que a escola foi sendo explorada, foram surgindo críticos à sua demasiada idealização da realidade.

Destes criticos surgiu o movimento que daria forma ao Realismo. No Brasil, o romantismo coincidu com a Independência polltica o Brasil em 1822, com o Primeiro reinado, com a guerra do Paraguai e com a campanha abolicionista. Romantismo no Brasil O Romantismo no Brasil tev Swlpe to vlew next page Brasil teve como marco fundador a publicação do livro de poemas “Suspiros poéticos e saudades”, de Domingos José Gonçalves de Magalhães, em 1836, e durou 45 anos.

Nos primórdios dessa fase literária, 1833, um grupo de jovens estudantes brasileiros em Paris, sob a orientação de Gonçalves Magalhães e de Manuel de Araújo Porto Alegre, inicia um processo de renovação das letras, influenciados por Almeida Garret e pela leitura dos omânticos franceses. Em 1836, ainda em Paris o mesmo grupo de brasileiros funda a Revista Brasiliense de Ciências, Letras e Artes, cujos dois primeiros números traziam como epígrafe: “Tudo pelo Brasil e para o Brasil”.

Ainda no mesmo ano, no Brasil – momento histórico em que ocorre o Romantismo, 14 anos após a sua Independência – esse movimento é visível pela valonzação do nacionalismo e da liberdade, sentimentos que se ajustavam ao espirito de um país que acabava de se tornar uma nação rompendo com o domínio colonial. De 1823 a 1 831, o Brasil viveu um período conturbado omo reflexo do autoritarismo de D. Pedro I: a dissolução da Assembléia Constituinte; a Constituição outorgada; a Confederação do Equador; aluta pelo trono português contra seu irmão D.

Miguel; a acusação de ter mandado assassinar Llbero Badaró e, finalmente, a abdlcação. Segue-se o período regencial e a maioridade prematura de Pedro II. É neste ambiente confuso e inseguro que surge o Romantismo brasileiro, carregado de lusofobia e, principalmente, de nacionalismo. Assim é que, a primeira geração do Romantismo destaca-se PAGFarl(F3 principalmente, de nacionalismo. Assim é que, a primeira geração do Romantismo destaca-se na tentativa de diferenciar o movimento das origens européias e adaptá-lo, de maneira nacionalista, à natureza exótica e ao passado histórico brasileiros.

Os primeiros românticos eram utópicos. [11Para criar uma nova identidade nacional, buscavam suas bases no nativismo do período literário anterior, no elogio à terra e ao homem primitivo. Inspirados em Montaigne e Rousseau idealizavam os índios como bons selvagens, cujos valores heróicos tomavam como modelo da formação do povo brasileiro. Principais autores do brasil e suas obras: Joaquim Manuel de Macedo A Moreninha O Moço Loiro As vítimas-algozes José de Alencar Senhora – Faz critica ao casamento por interesse, à hipocrisia, ? cobiça e à soberba burguesa.

Luc(ola – Crltica o fato de a burguesia, que financia a prostituição durante a noite, ter aversão às mesmas durante o dia. Diva – Ressalta a beleza das jovens e ricas burguesas, o virtuosismo e a pureza e, em contrapartida, critica o casamento por interesse financeiro. Romances Regionalistas O Gaúcho O Sertanejo O Tronco do Ipê Romances Históricos e Indianistas O Guarani Ubirajara As Minas de Prata Iracema PAGF3ÜF3

Professor

0

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Disciplina Professor Semestre: Gestão de Recursos Hídricos Thiago Augusto Domingos III ATIVIDADE DE

Read More

Trovadorismo

0

TROVADORISMO Trovadorismo é a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal começou

Read More