Toyota
Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro Frederick Taylor (1856-1915), que é considerado o pai da administração científica. Caracteriza-se pela ê Swipe to view next page ?nfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. Fayol, foi um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, foi fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial Geral.
Seu modelo de administração baseava-se em seis funções ou áreas: produção, comercial, contabilidade, gestão, administrativa e segurança. Na década de 70, em meio a uma crise de capital, o modelo Toyotista espalhou-se pelo mundo. A ideia principal era produzir somente o necessário, reduzindo os estoques (flexibilização da produção), produzindo em pequenos lotes, om a máxima qualidade, trocando a padronização pela diversificação e produtividade. 2.
A partir de 1932, já se começava a ver as empresas por essa perspectiva através do inicio da Abordagem Humanística na Teoria Geral de Administração, abordagem que tinha como foco a relação das pessoas e os grupos formados; com destaque da experiência de Hawthorne, assim como ficou conhecida, experiência esta feita em uma indústria de componentes eletrônicos; indo de encontro com as teorias de abordagem Clássicas.
A Toyota faz quase oposto de tudo que se preconizou como elementos indispensáveis aos novos tempos. Em vez de premiar o talento dos mais iluminados, prefere recompensar o trabalho em equipe. No lugar de decisões ágeis, um tedioso processo consensual. Tudo é planejado nos mínimos detalhes, mesmo à custa de tempo e dinheiro. Abordagem sistêmica é uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversa dinheiro.
Abordagem sistêmica é uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversas ciências a respeito de determinado objeto de pesquisa. É baseada na ideia de que um determinado objeto de estudo possui diversas imensões e facetas que podem ser estudadas e entendidas por diversas ciências e que conceitos e princípios emanados de diferentes ciências podem ser empregados no estudo e compreensão de determinado fenômeno por determinada ciência.
A Teoria da Contingência enfatiza o mais recente estudo integrado na teoria da ADM; é sem dúvida a mais eclética de todas as teorias da ADM, pois além de considerar as contribuições das diversas teorias anteriores, consegue coordenar os princípios básicos da ADM como: as tarefas, a estrutura, as pessoas, a tecnologia e o ambiente. As principais características do Toyotismo são: Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada.
Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa. Sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada a demanda do mercado. Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo.
Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo. Aplicação do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessário, no te matérias-primas e tempo. Aplicação do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária. Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes. . A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA A Toyota tem como seu mentor Eiji Toyoda juntamente com seu principal engenheiro de produção Taiichi Ohno ue foram responsáveis pela mudança de administração que não obtinha resultado, para isso tiveram que mudar todo processo de produção mas principalmente a forma de seus colaboradores e principalmente seus gestores encararem a empresa e a sua missão para um modelo diferente do que era considerado ideal naquela época.
Na filosofia Toyota, a cultura e motivação dos colaboradores vão além da guerra ao desperdício, produção flexível e automatizada, administração e produção enxuta, alta qualidade e preço baixo. Na Toyota, os méritos das ações rganizacionais são dados aos seus colaboradores por terem um significativo envolvimento com os compromissos empresarias.
Compreende-se como construir uma cultura organizacional voltada para a eliminação daquilo que não agrega valor, reduzindo estoques, transformando o comportamento dos lideres e liderados para uma participação ativa na solução de problemas, na padronização, na redução de custos e na inovação, portanto, na melhoria contínua.
A cultura Toyota esta baseada na perfeição, fabricar com excelência é uma coisa natural em suas fábricas mesmo ue leve um tempo maior para a execução. em suas fábricas mesmo que leve um tempo maior para a execução. A forma com que encara o desempenho de seus funcionários faz da Toyota uma referência em recrutamento e treinamento valorizando o individuo como um todo (equipe).
Qualquer funcionário sabe exatamente quais os princípios e os valores da empresa por isso passam por um período de 5 meses de treinamento os levando a produzir mais e melhor a cada dia. 4. OS PROCESSOS DE NEGÓCIOS DA TOYOTA Alcançar os mesmos resultados e transformar as operações de produção em uma vantagem competitiva com o ntuito de sobreviver à acirrada disputa global, através da redução dos custos e, ao mesmo tempo, da produção de pequenas quantidades de muitos tipos de produtos.
Porter (1999) ratifica que essa iniciativa das empresas em melhorar a qualidade com custos menores é forçada pelas exigências dos clientes e pela competitividade global, pois, para competir com eficácia neste ambiente altamente competitivo, as empresas devem continuamente inovar e buscar aprimoramento contínuo das vantagens competitivas. Nesse contexto, a Toyota desponta como liderança global em bter melhores resultados com o menor custo, pois, realmente transformou a operação em um diferencial competitivo e estratégico baseado em ferramentas e métodos de melhoria continua da manufatura.
São várias a ferramentas utilizadas para o novo modelo de administração da Toyota, pois num negócio estão interligados muitos processos como Finanças, Produção, Vendas, Logística, Recursos Humanos, Contabilidade, mas o que teve maior peso ne Finanças, Produção, Vendas, Logística, Recursos Humanos, Contabilidade, mas o que teve maior peso nesse processo oi o responsável pela mudança da cultura da empresa onde mexe com a missão, visão e valor da empresa.
Para isso acontecer, tiveram muitas adequações nas relações interpessoais da empresa obrigando a fazer novos recrutamentos e principalmente uma mudança na maneira de enxergar a metodologia de trabalho dos funcionários através de muito treinamento. Tendo tal missão o Recursos Humanos foi o grande responsável pelo sucesso adquirido pela Toyota.
A diferença entre o modelo de gestão da TOYOTA e o do UNITED STATES POST SERVICE – USPS é que a Toyota nvestia na sua própria estrutura organizacional, ou seja, com treinamentos de seus funcionários para que trabalhassem com um só ritmo garantindo assim uma melhor e maior produtividade na empresa, além de se preocuparem em motivar seus funcionários, enquanto que a USPS não investia em seus funcionários e não dava motivação para eles. A semelhança entre as duas empresas encontra-se no momento em que elas começam a falir e buscam na Teoria Clássica da Administração e na Administração Cientifica a forma de ser reergue.
Outra grande diferença é que a USPS investiu em automação, sistema de código de barras, serviço expresso, Marketing para instrução de endereçamento correto e tudo isso para ter mais volume de produção em seu serviço prestado enquanto a TOYOTA reformulava seu processo de fabricação diminuindo sua produção e qualificando seus funcionário reformulava seu processo de fabricação diminuindo sua produção e qualificando seus funcionários para se chegar a excelência no produto final. ? claro que ambas tiveram processos parecidos por serem uma organização e terem propósitos parecidos como resultados eficientes em suas áreas. Uma característica comum é a forma que incentivavam seus funcionários, romoções por mérito e premiações pelo resultado do grupo. Portanto temos duas empresas a beira da falência e com a missão de reformular suas estruturas e sua cultura com grandes líderes inovando com estratégias inovadoras.