Trabalho

Categories: Trabalhos

0

Para conhecer o gestor de seu telecentro, acesse o link ‘Telecentros – contatos dos gestores’ na página www. mj. gov. br/ ead 3 Este manual toi elaborado com o objetivo de orientar seus estudos na modalidade ã distância. Nele você e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei no 8. 112, de 1 1 de dezembro de 1990″. No âmbito acadêmico, são Por que a EAD? contatos dos gestores’ na página www. mj. gov. br/ead Os desafios colocados aos profissionais da segurança pública na sociedade brasileira contemporânea exigem deles tualização e aprimoramento constante de seus conhecimentos; requerem a aproximação entre teoria e prática, aprofundando a reflexão sobre sua própria experiência e ampliando-a com novas informações e relações.

Para garantir uma educação continuada capaz de atender a estas demandas, a Educação a Distância (EAD) mostra-se, cada vez mais, como uma ferramenta eficiente, devido ao seu potencial de facilitar o acesso aos processos de aprendizagem, reduzindo barreiras geográficas, de tempo e de custo. A Educação a Distância não é uma prática recente. Ela faz parte do histórico esforço do homem de lidar com a tecnologia disponível, agregando-a aos processos de ensino e aprendizagem. No Brasil, há experiências bastante significativas registradas desde o final da década de 1930. No entanto, a Internet diversificou e revolucionou as possibilidades existentes de metodologias aplicadas à educação a distância.

A utilização de tecnologias da informação e comunicação possibilitou uma revisão do próprio conceito da EAD e impulsionou a sua utilização para favorecer: – A ampliação e democratização do acesso às informações; A diversificação dos ambientes de aprendizagem com a utilização de várias mídias e formatos; – A construção do conhecimento; – A colaboração e a cooperação; – A socialização do saber; contatos dos gestores’ na pagina www. mj. gov. br/ea – As possibilidades múltiplas de interação (um para um, um para muitos e muitos para muitos); possibilidades múltiplas de interação (um para um, um para muitos e muitos para muitos); – O desenvolvimento de novas competências.

No ambiente educacional essas questões representam um repensar dos processos de ensino e aprendizagem e dos papeis de professor e aluno. Nas empresas e instituições estão contribuindo para que as ações de capacitação contemplem a EAD como ferramenta estratégica para favorecer, entre outros aspectos, a melhoria do seu “capital intelectual”, o aprendizado contínuo e a busca de soluções para lidar com os desafios do dia-a-dia do trabalho. Agora, reflita! Se a Internet vem contribuindo com as ações de capacitação de várias organizações no Brasil e no mundo, quais os possíveis resultados nas ações de formação dos profissionais de segurança pública? Pense sobre a importância do seu papel neste projeto.

Criada em 2005 pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ) em parceria com a Academia Nacional de Polícia (ANP), a Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD) é uma escola virtual destinada aos profissionais da segurança pública no Brasil. Seu objetivo maior é investir no capital humano, na valorização destes profissionais e, conseqüentemente, na melhoria das ações de segurança pública no país. Pretende, assim, viabilizar aos policiais federais, civis, militares, rodoviários federais, bombeiros, guardas municipais e agentes penitenciários a educação ontinuada, integrada e qualificada, de forma gratuita. Com a implementação da Rede EAD, a SENASP/MJ passou a exer 4 OF23 forma gratuita.

Com a implementação da Rede EAD, a SENASP/MJ passou a exercer o papel de efetivo órgão condutor dos processos de educação em segurança pública, promovendo a articulação das Academias, Escolas e Centros de Formação e Aperfeiçoamento dos Operadores de Segurança Pública, obviamente em um quadro de respeito aos princípios federativos. A estratégia adotada foi a de integrar, através de uma rede nacional de telecomunicações, as ações do sistema ducacional presencial e a distância, em conjunto com as Academias de Polícia, reconhecendo as peculiaridades e a autonomia das instituições de segurança pública nos vários níveis, já que o público-alvo a ser atingido apresenta grande diversidade nos seus focos e considerável abrangência geopolítica. Atualmente, a Rede EAD está implantada nas 27 UFs por meio de 260 telecentros, instalados nas capitais e principais municípios do interior do país.

Os Telecentros O telecentro é um ambiente composto de tele sala, sala web, espaço para tutoria e sala do servidor de rede, com a nfra-estrutura e os meios necessários para teleconferências, videoconferências, capacitação baseada em computador, e-learning, exibição de vídeos e filmes. Possui antena parabólica receptora de sinal de satélite, que viabiliza a ampliação da oferta dos cursos e programas para os mais distantes pontos do território nacional. Permite, além da expansão da Rede EAD através da realização dos ciclos de cursos, o desenvolvimento de programas locais de capacitação e o fortalecimento da inclusão d’ 5 23 Está disponível tanto para educação corporativa quan itações realizadas po ocais de capacitação e o fortalecimento da inclusão digital. Está disponível tanto para educação corporativa quanto para capacitações realizadas po digital.

Está disponível tanto para educação corporativa quanto para capacitações realizadas por instituições parceiras, desde que devidamente acordado e com os objetivos voltados para a educação na área de segurança pública. O telecentro é um local de encontro e intercâmbio, espaço de aprendizagem, crescimento pessoal e profissional. Nesse ambiente a tecnologia e a conectividade são importantes, mas não suficientes para o bom andamento das atividades e continuidade de seus objetivos de desenvolvimento. A interatividade entre os alunos, tutores e gestores é parte fundamental na montagem da sua estrutura. Os Gestores O gestor da Rede EAD é responsável pela administração do telecentro e coordena as ações relacionadas à educação a distância na área de segurança pública no seu estado/município.

São atribuições do gestor: v’ Administração do telecentro; v’ Gestão da EAD local; v’ Gestão da matrícula dos alunos do seu telecentro; v’ Acompanhamento dos alunos do telecentro e apoio a eles durante os ciclos de cursos; ‘ Indicação e acompanhamento dos tutores no desempenho de suas funções; v’ Representação do seu estado/município junto à SENASP; v’ Representação da Rede EAD junto à instituições pa ado/município; 6 OF23 v’ Representação da Rede EAD junto às demais áreas nto das corporações vinculadas à segurança. a continuidade de seus objetivos de desenvolvimento. A interatividade entre os alunos, tutores e gestores ê parte v’ Representação da Rede EAD junto à instituições parceiras no estado/município; v’ Representação da Rede EAD junto às demais áreas de treinamento das corporações vinculadas à segurança.

Os Tutores Os tutores da Rede EAD são profissionais da área de segurança pública, indicados pelos gestores dos seus respectivos área de segurança pública, indicados pelos gestores dos seus respectivos telecentros. Eles possuem conhecimentos necessários sobre os temas dos cursos nos quais atuam e são capacitados para estimular e facilitar tanto o processo de aprendizagem dos alunos quanto o compartilhamento de conhecimentos entre eles. As principais tarefas do tutor ao longo do curso são: v’ Verificar qual ou quais são suas turmas e quem são seus alunos; ‘ Estabelecer contato com os alunos através do Painel de Aviso e da Caixa Postal. ‘ Criar fóruns v’ Dar retorno rápido e eficiente às intervenções dos alunos e estimular a colaboração entre eles. v’ Criar salas de Chat (bate-papo). v’ Acompanhar a participação dos alunos nos módulos, fóruns e chats ao longo do curso; v’ Atribuir nota aos alunos; v’ Elaborar e enviar o Relatório Final da Turma. A cada ano realizam-se diversos ‘ciclos de cursos’, que mobilizam um grande número de pessoas nas funções de alunos, tutores, gestores, administradores, coordenadores e conteudistas. Cada ‘Ciclo de Cursos’ é composto pelas seguintes etapas: 1 ) Fase preparatória: Ocorre antes do início efetivo d 23 condições para a montagem das turmas.

Esta fase é composta das seguintes atividades: (1 ) Inscrições dos adas on-line); (2) Validação das inscrições (realizada 1 ) Fase preparatória: Ocorre antes do início efetivo do ciclo, criando condições para a montagem das turmas. Esta fase é composta das seguintes atividades: (1 ) Inscrições dos alunos (realizadas on-line); (2) Validação das inscrições (realizada pelos gestores); e (3) Associação dos tutores aos cursos e turmas. ) Matrícula dos inscritos: representa o início do ciclo. Todos os alunos com inscrições validadas recebem um e-mail de e-mail de confirmação da matrícula, gerado automaticamente pelo sistema, informando a turma a qual pertence, o login e a senha de acesso ao AVA. 3) Período das aulas: a carga horária dos cursos varia entre 40 e 60 horas. Todos iniciam-se na mesma data, porém, terminam em datas diferentes.

Os cursos de 40 horas têm cinco semanas de duração e os de 60 horas têm sete semanas. Em ambos os casos, a primeira semana é dedicada à familiarização dos alunos com o Ambiente. OBS: Não é necessário que o aluno acesse as 40 ou 60 horas para que conclua o curso e seja aprovado. O fundamental é que participe das atividades propostas. Dentro do período das aulas, os alunos devem ler e concluir os módulos do curso e realizar as avaliações. 4) Conclusão das atividades das turmas: Após o término do período das aulas, tutores, gestores e administradores precisam concluir uma série de atividades que foram sendo desenvolvidas paralelamente ao andamento dos cursos.

Cabe ao tutor, neste período, concluir o lançamento das notas dos alunos e emitir o relatório da turma para finalizar suas atividades no ciclo. ) Fechamento do ciclo: realizado pela administração da Rede EAD. Quando ocorre o fechamento deixa de existir qualquer possibilidade de alteração de dados referentes ao ciclo encerrado. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) OF 23 3) Periodo das aulas: a carga horaria dos cursos varia entre 40 e 60 horas. Todos iniciam-se na mesma data, porem, Login / Configurações necessárias O Ambiente Virtual de Aprendizagem é um conjunto de ferramentas que viabilizam o funcionamento da Rede EAD e a realização dos cursos.

Através dele é possível integrar administradores, gestores, tutores e alunos, a partir do ossível integrar administradores, gestores, tutores e alunos, a partir do desenvolvimento de suas funções e atividades. Há dois caminhos para entrar no AVA: 1 . Diretamente, através do endereço http://senaspead. ip. tv/. 2. Por meio do site www. mj. gov. br/ead, clicando no link “Acesso aos cursos”. Em ambos os casos, a página de identificação de acesso (Figura 1 ) irá se abrir. Figura 1 : Página de Identificação de acesso [pic] Para acessar o seu ambiente pessoal do AVA, preencha os campos “Login” e “Senha” e, em seguida, clique em “Entrar”. Você terá acesso ao ‘Módulo Educacional’, que oferece as ferramentas necessárias para os seus estudos (Figura 2).

Figura 2: Página Inicial do Aluno Além de permitir sua entrada no sistema (Login), a página de identificação de acesso possibilita: Preparar o seu computador para navegar nos cursos g OF23 Para acessar o conteúdo dos cursos sem problemas, browser) precisa estar atualizado e habilitado a Para acessar o conteúdo dos cursos sem problemas, o navegador (browser) precisa estar atualizado e habilitado a executar JavaScript, que é uma linguagem de programação muito comum na web e utilizada nos cursos a todo omento. Além disso, como o Flash é utilizado na interface de alguns cursos, seu plug-in (específico para cada navegador) também precisa ser atualizado. Essas atualizações são feitas pelos fabricantes dos softwares para aumentar a segurança dos usuários.

Normalmente os programas que permitem a execução do JavaScript e a visualização em Flash são instalados automaticamente quando o browser tenta abrir um curso que o exige. Porém, pode ser que você ou algum programa que você instalou os tenha desabilitado. programa que você instalou os tenha desabilitado. Verifique no link “Requisitos Necessários para Navegar no Sistema”, na pág. http://senaspead. ip. tv (Figura 1 , a), as orientações para reabilitar/instalar o Java elou o Flash. Você pode, também, fazer a instalação dos programas a partir dos sites www. java. com e www. adobe. com. br. Lembre-se: após reabilitado/instalado um dos programas ou ambos, você deve reiniciar sua máquina e tentar novamente o acesso.

Preparar o provedor de e-mails para receber mensagens vinculadas ao sistema. O e-mail é uma ferramenta fundamental para a comunicação na Rede EAD. Caso você utilize um provedor de e-mails om sistema de proteção anti-spam, é necessário configurar seu provedor para receber mensagens do domínio senaspead. ip. tv (p. ex. : ead@senaspead. ip. tv). Os diversos provedores apresentam diferentes formas de configuração do bloqueio/desbloqueio de e-mails. Verifique no seu provedor o que precisa ser feito para desbloquear o recebimento de nossas mensagens. A orientação para fazer o desbloqueio, em alguns provedores, está disponíveis no link “Garanta o recebimento das Mensagens” na pág. https://senaspead. ip. v (Figura 1 , b). Acessar a ficha de inscrição p/ participar dos cursos como aluno Clique no link “Acesso a Ficha de Inscrição” (Figura 1 , sua inscrição a cada novo ciclo de cursos. IO OF23 Lembre-se: apôs reabilitado/instalado um dos programas ou ambos, você deve reiniciar sua maquina e tenta Clique no link “Acesso a Ficha de Inscrição” (Figura 1 , c) para realizar sua inscrição a cada novo ciclo de cursos. Critérios para inscrição A cada ciclo de cursos abrem-se novas inscrições, que obedecem as seguintes regras: • Os alunos que nunca participaram de cursos da Rede EAD podem se inscrever para um único curso neste primeiro ciclo.

2 Geracao computadores

0

Geraçao: A utilizaçao do Transistor (1955-1965) Em 1952 um novo componente que apresentava inúmeras vantagens em relação ás antigas válvulas:

Read More

Caso toyota

0

Sistema Toyota de Produção, também chamado de Produção enxuta, surgiu no Japão, na fabrica de automóveis Toyota, logo após a

Read More