Trabalho realizado por várias forças

Categories: Trabalhos

0

Geralmente fazemos associação de trabalho a algum esforço fisico feito durante a realização de alguma tarefa, como quando movimentamos algum objeto, arrastamos um guarda-roupas, lavamos louças etc. É por esse motivo que dizemos que a medida do trabalho realizado é muito subjetiva, mas a Física define com multa precisão o que é trabalho. Trabalho realizado por uma força constante nada mais é do que o produto da força pelo deslocamento.

Como a força e o deslocamento são grandezas vetoriais, em que as duas possuem módulo, direção e sentido, o trabalho é definido como sendo o produto escalar da força F pelo deslocamento d. to nut page Matematicamente te Como sabemos, o tra OF2 scalar obtida pelo produto escalar entre dois vetores. Sua unidade no SI é o Joule (IJ O trabalho para elevar um objeto até certa altura independe do trajeto.

Em muitos casos, escolhemos um trajeto em que a força será menor (os egípcios, por exemplo, usaram o plano inclinado, entre outras técnicas, na construção das pirâmides). Trabalho realizado por vá várias forças Como já visto anteriormente, a fim de determinar o trabalho de uma força basta fazer o produto da força pelo deslocamento. Já quando há diversas forças sendo aplicadas sobre um objeto, para eterminar o trabalho total realizado sobre ele é preciso somar todos os trabalhos realizados por cada uma das forças.

Veja a figura acima. É possível determinar o trabalho de várias forças de duas maneiras: – a primeira delas é encontrando a força resultante e calculando o seu trabalho; – a segunda é somando o trabalho de cada uma das forças independente das outras. A primeira maneira pode ser escrita em função da força resultante e do deslocamento. Assim, temos: Na equação acima, é a força resultante. +2+3 + + n Que é equivalente a efetuar a soma dos trabalhos efetuados por cada força em separado: Ou ainda:

Sensoriamento remoto

0

Sensoriamento Remoto índice – Introdução I – Desenvolvimento – Anexos IV – Conclusão -Bibliografia V Introdução Caro leitor nas págin

Read More

Pim rh

0

PIM — Projeto Integrado Multidisciplinar JOELMA SUELI DA SILVA VASCONCELOS Projeto Integrado Multidisciplinar CLINICA DE ORTOPEDIA TRAUMA CENTER CLÍNICA DE

Read More