Trabalho sobre a natura s/a

Categories: Trabalhos

0

NATURA S. A 201 1 ntroduçao Apresentamos neste trabalho um estudo da importância da Natura S. A e o variados tipos de produtos oferecidos por esta enorme organização que esta presente em varios Países da america e latina e em alguns Países da europa. NATURA COSMÉTICOS S. A, é uma empresa brasileira de Swipetoviewn ‘t p sociedade por ações pelo estatuto social, de Listagem do Novo era _ de governança corpo (Bovespa).

OF34 2004, que se rege e pelo Regulamento • nta o mais alto nível s de São Paulo A sede, em Cajamar (SP), abriga um centro integrado de pesquisa, produção e distribuição, possui uma fábrica e um laboratório ara desenvolvimentos dos produtos( óleos de palmeiras oleaginosas nativas), em Benevides (PA), centros de distribuição, em Itapecerica da Serra (SP), Matias Barbosa (MG), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Canoas (RS). para apoiar nossa permanente busca pela inovação, contamos desde 2006 com um Centro Avançado de Tecnologia em Paris, na França.

A Companhia tem por objeto a atuação e a exploração do comércio, da exportação e da importação de produtos de beleza, higiene, produtos cosméticos, artigos de vestuário, além de diversos ramos especificados no contrato social, e também a restação de serviços de qualquer natureza, tais como serviços relacionados a tratamentos estéticos, assessoria mercadológica, planejamento e análise de riscos, e também a organização, estável em 72%, em 2008. Nas operações internacionais, houve avanço na maioria dos países, com destaque para a Argentina, que teve alta de 11 pontos percentuais e alcançou 80%.

No Brasil, o índice de favorabilidade entre os colaboradores voltou ao patamar de 69%, influenciado pelo resultado na área operacional, apesar dos destaques positivos entre as áreas administrativas e de vendas. Em 2009, será feito um profundo trabalho para everter essa situação. Há evidências de percepção de melhorias em temas como qualidade de vida e treinamento (neste caso, fortemente impulsionado pelo público comercial) e, embora tenhamos o desafio claro de evoluir na qualidade de nossa relação com os colaboradores, os pontos de atenção são altamente convergentes com o plano de ação que estamos implementando.

As oportunidades de melhoria estão relacionadas justamente a temas como liderança, qualidade do processo decisório e relacionamento, aspectos centrais de nosso novo modelo organizacional. Evoluções como o novo time de liderança, a implementaçao da estão por processos com as unidades de negócios e regionais aproximando o relacionamento e a qualidade da decisão, e o fortalecimento da cultura organizacional contribuirão para avançarmos continuamente no aumento da favorabilidade com todos os públicos.

Acreditamos que não se trata de evoluir alguns pontos percentuais, mas de mudar de patamar na percepção dos nossos colaboradores. O movimento de reafirmação de nossa cultura terá um importante papel no ambiente de trabalho, especialmente a partir do momento em que também se tornar um processo dentro da empresa, vinculado ao engajamento e à gestão da qualidade das elações. O amplo diagnóstico realizado com os colaboradores em 2008 resultará em açõ 34 qualidade das relações.

O amplo diagnóstico realizado com os colaboradores em 2008 resultará em ações orientadas aos diferentes grupos em 2009. Origem da Organização A Natura é uma marca de origem brasileira, que surgiu em 1969 com o foco específico em cosméticos e perfumaria, nascida das paixões pela cosmética e pelas relações, atualmente está presente em sete países da América Latina e na França.

No Brasil, esta é a industria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda ireta. A empresa com atuação no mercado a mais de 40 anos, apreciada e reconhecida por manter como método o modelo de negócios pela venda direta, buscando a criação de valor sustentável a empresa e a construção de relações de qualidade com a sociedade. Governança Corporativa * Passou por uma expressiva modificação especialmente com a abertura de capital, em 2004, e da adesão ao Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo Mais alta instância administrativa da Natura, o Conselho de Administração é composto por três sócios-fundadores e por quatro conselheiros xternos independentes, que não ocupam nenhum cargo executivo internamente. A escolha dos conselheiros levou em consideração qualificações, conhecimento em relação ? sustentabilidade, complementaridade de vivências executivas e ausência de conflitos de interesse. Conselho de Administração constantemente para a analises de temas estratégicos, a implantação do plano de ação e o desempenho integrado econômico, social e ambiental da companhia. A atuação do Conselho é avaliada regularmente, todos os anos, e a remuneração dos seus integrantes é composta por uma parte fixa, mensal, e outra variável, anual, vinculad emuneração dos seus integrantes é composta por uma parte fixa, mensal, e outra variável, anual, vinculada ao alcance de objetivos econômico-financeiros, sociais e ambientais. Atualmente, quatro comitês auxiliares, os quais têm a missão de apolar o Conselho de Administração na avaliação de temas estratégicos para os negócios da empresa, que são: Comitê Estratégico, Comitê de Governança Corporativa, Comitê de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional, Comitê de Auditoria, Gestão de Riscos e Finanças. A Natura conta com um Comitê Executivo (Comex) e três omitês regionais — Brasil, América Latina e Internacional —, que se reportam ao Conselho de Administração e são fóruns de discussões executivas, com aplicações geográficas distintas.

O Comex possui três comitês de suporte, que analisam as iniciativas relacionadas à gestão da marca, sustentabilidade. e produtos * Informações sobre Filiais * Além do Brasil, a empresa está presente na França, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e México, e Bolívia, onde atua via distribuidor local, a sua participação no mundial é ramo é relevante. * Passou por uma expressiva mod’ficação especialmente com a Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa).

Mais alta ausência de conflitos de in 4 34 por uma parte fixa, mensal, e outra variável, anual, vinculada ao alcance de objetivos econômico-financeiros, sociais e ambientais. de apoiar o Conselho de Administração na avaliação de temas * A Natura conta com um Comitê Executivo (Comex) e três comitês regionais – Brasil, América Latina e Internacional -, que se reportam ao Conselho de Administração e são fóruns de relacionadas à gestão da marca, sustentabilidade. produtos. de nossos produtos por meio do sistema de venda direta, emos, ainda, o envolvimento de cerca de 850 mil consultoras e consultores, para quem geramos oportunidades de trabalho e renda. Empresa que estimula o desenvolvimento pessoal, material e profissional de seus consultoras e os encoraja a se tornarem agentes de transformação, contribuindo para a disseminação do conceito do bem estar bem e para a construção de uma sociedade melhor.

Responsabilidade Social: O ano de 2008 marcou o i O ano de 2008 marcou o inicio de um periodo de evolução da nossa estrutura organizacional, o que afetou diretamente nossos colaboradores no Brasil, e vem sendo desenvolvido até hoje. O Sistema de Gestão Natura começou a ser implantado baseado em três pilares: processos, cultura e liderança. Esse movimento certamente se refletiu em nossos colaboradores, gerando um desconforto. Os primeiros sinais de melhoria, no entanto, já são percebidos, com a reação no clima da área administrativa, a mais afetada pela reorganização.

O foco principal da mudança foi tornar a empresa mais leve, ágil e eficiente na tomada de decisões, com menos níveis hierárquicos, mais próxima dos consumidores e do mercado. Mobilizamos e engajamos a organização como um todo para alavancar esse rocesso. Desde o início de 2008, começamos a realizar o processo de ajuste de nossa estrutura. Com isso, houve uma redução de 8,6% no número de colaboradores no Brasil – de 4. 798, em 2007, para 4. 386, em 2008 —, sem impacto na atividade fabril e na força de vendas.

A estrutura da Natura no País, até então orientada por áreas, passou a adotar o modelo de unidades de negócios e unidades regionais, o que promove uma atuação mais autônoma, direcionada e descentralizada. Com o mesmo cuidado com que desenvolvemos nossas fórmulas, nos ocupamos das embalagens de nossos produtos, ara que elas reflitam a atratividade e o impacto positivo dos valores de nossa Companhia, bem com nossa preocupação com a responsabilidade ambiental. Fomos pioneiros, em 1983, no uso de refis para nossos produtos de maior consumo. Essa medida reflete expressivamente nosso comprometimento com a questão ambiental.

Gestão de Pessoas: 6 OF34 expressivamente nosso comprometimento com a questão A área de Recursos Humanos desempenha um papel fundamental no gerenciamento de profissionais, desde a atração de talentos, aliando processos educacionais e de desenvolvimento, gestão do clima organizacional, até a emuneração, aplicando práticas gerenciais Inovadoras e reconhecendo talentos. Nossos colaboradores são considerados parceiros estratégicos na superação das sempre ousadas metas definidas pela Natura e nosso principal desafio tem sido a manutenção deste importante capital – o ser humano.

A Natura é formada por pessoas comprometidas com os projetos da empresa e determinadas a realizar com sucesso suas metas. Elas buscam realização na participação ativa dos processos da empresa e procuram conquistar novos horizontes. Remuneração e Reconhecimento A empresa apresenta uma remuneração competitiva, dentro do adrão de mercado, o que possibilita manter e motivar nossos colaboradores e também atrair novos talentos.

A remuneração total baseia-se em salário e beneficios atraentes, e está baseada em um agressivo sistema de remuneração variável: participação nos lucros e resultados, bonificação por resultados. Os principais benefícios oferecidos aos colaboradores são: Assistência Médica e Odontológica, Seguro de Vida em Grupo, restaurante, Clube Natura, Venda Interna de Produtos (VIP) – produtos Natura com desconto de 40% do valor da tabela de sugestão de preços, transporte fretado e berçário. Comunicação

A Natura sempre mantém um processo dinâmico e constante de comunicação em diversas áreas, e está empenhada em transmitir e expressar informa ões conhecimentos, idéias, emoções, planos, objetivo de forma cl conhecimentos, idéias, emoções, planos, objetivos e resultados de forma clara e transparente. É compromisso da empresa garantir o alinhamento e comprometimento de todos em relação aos desafios do trabalho, manter um n[vel de relacionamento positivo e transparente entre a empresa e seus colaboradores, clientes e fornecedores, evitar o retrabalho e garantir a disseminação do conhecimento.

I Parceiros e colaboradores Nossos colaboradores são de extrema relevância na trajetória de sucesso da empresa. Entendemos que cada um contribuiu a sua maneira para o nosso crescimento. Além disso, desempenham o papel de agentes de transformação na sociedade, seja no desenvolvimento de iniciativas que envolvem nossa cadeia de valor, seja ao atuar, de forma voluntária, em projetos alinhados com nossos Valores e Crenças. Assim, era mandatário que tivéssemos um cuidado fundamental com os profissionais desligados.

Elaboramos um pacote especial de benefícios, que incluía gratificação em dinheiro, extensão de plano de saude apoio para a recolocação no mercado de trabalho. Criamos, também, um Centro de Carreira, que colocou à disposição consultores especializados e espaço de convivência para a integração, abrindo a possibilidade de construção de uma rede de relacionamentos e até estrutura de tecnologia com acesso à Internet e suporte administrativo. A duração prevista do programa é de seis meses e, desde seu início, em janeiro de 2009, 25% dos participantes já estavam recolocados em novas atividades.

O movimento de desligamentos foi acompanhado por outro de contratação, fruto do processo de regionalização das atividades a Natura, que tem gerado postos de trabalho não só em São Paulo, mas em outros estados e regiões do Brasil. Para preench de trabalho não só em São Paulo, mas em outros estados e regiões do Brasil. para preencher essas vagas, primeiramente demos oportunidade de remanejamento para os colaboradores desligados. Na América Latina, as operações que mais abriram vagas foram as do Peru, Colômbia e Chile, por terem apresentado aumento da força de vendas.

Parte do transtorno gerado por toda a reorganização pôde ser verificada no Índice de rotatividade. No Brasil, o turnover chegou a 12,4%, ante os 9% do ano anterior. O público operacional teve maior participação no resultado. Vale lembrar que o modelo de células semiautônomas, implantado desde 2006, completou um ciclo de avaliações e de amadurecimento em 2008. As células semiautônomas reduziram um nível hierárquico e criaram uma estrutura segundo a qual os colaboradores respondem diretamente ao gerente da fábrica. Com isso, houve um importante ganho de autonomia.

Os profissionais que não se adaptaram ao modelo e não apresentaram bom desempenho acabaram nos deixando. Comunidades Fornecedoras O uso sustentável de insumos da biodiversidade brasileira é a rincipal plataforma tecnológica da Natura. Entendemos que o desenvolvimento das comunidades fornecedoras é fundamental para a conservação do patrimônio ambiental. Estabelecer e manter essa rede de relacionamentos e inseri-la no modelo de negócios é um desafio que a Natura assumiu há alguns anos, com o propósito de incentivar a conservação ambiental e valorizar o conhecimento tradicional.

A complexidade da logística de abastecimento (que envolve custos, qualidade e rastreabilidade dos insumos); o marco regulatório ainda em construção que rege os diversos aspectos desse relacionamento; e a diversidade ultural e social das comunidades envolvidas co aspectos desse relacionamento; e a diversidade cultural e social das comunidades envolvidas compõem um cenário que exige esforço contínuo. Atualmente, temos 23 comunidades parceiras da Natura, localizadas nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil e em um país da América Latina (Equador).

Ao todo, reunem 1. 895 famílias. Esse conjunto de comunidades caracteriza-se por uma grande diversidade, tanto cultural, quanto socioeconômica. Além disso, estão localizadas em diferentes ecossistemas e apresentam diferentes formas de organização social e institucional. Fazem parte desse público desde pequenos grupos de agricultores familiares no Sul do Brasil até comunidades tradicionais extrativistas com grande numero de famílias no Norte do país.

A cadeia de abastecimento também inclui empresas beneficiadoras, que transformam os insumos, provenientes das comunidades, em matérias-primas para nossos produtos. No caso da unidade industrial de óleos e massa de sabonetes da Natura em Benevides, no Pará, este relacionamento se dá atualmente de maneira direta com quatro comunidades fornecedoras, e será consolidado com outras comunidades do entorno em 2009. Nossa relação com estes grupos, ao longo dos últimos anos, tem sido pautada por diversas formas, diretas e indiretas, de geração local de valor.

Além da compra de insumos, estabelecemos contratos de repartição de beneficios e, em alguns casos, apoiamos financeiramente o desenvolvimento destes fornecedores e suas cadeias produtivas. O crescimento do valor de fornecimento em 2008 está relacionado ao aumento do número de comunidades, principalmente as vinculadas à Unidade Industrial de Benevides, e ao consequente aumento de com ras. Quanto à redução dos valores destinados a c 0 DF 34

Administraçao – estudo de caso da cvrd

0

Estudo de Caso: CVRD 1) Argumentos a favor. má administração enquanto estatal, com poder centralizado em administradores de topo, interesses

Read More

Trabalho

0

ESTÁCIO – FIB CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA ADMINISTRAÇAO – BACHARELADO GESTÃO DE CADEIA E SUPRIMENTOS ELICHARLE BRITO DE ALMEIDA OF4

Read More