Trabalho sobre douglas mc gregor

Categories: Trabalhos

0

Unip – Universidade Paulista MacGregor Teorias X e Y ors to view nut*ge mutuamente exclusivas. Para o contrapor, antes da sua morte, MacGregor estava desenvolvendo a teoria Z, que sintetizava as teorias Xe Y nos seguintes princípios: emprego para a vida, preocupação com os empregados, controle informal, decisões tomadas por consenso, boa transmissão de informações do topo para os nlVeis mais baixos da hierarquia, entre outros. As teorias Xe Y, desenvolvidas na década de 50, por Douglas MacGregor, mostram a possibilidade de duas formas de gerenciar a produtividade humana dentro das organizações.

As duas ossibilidades, totalmente extremada nos deixam claro que ainda existem muitas organizações que trabalham tanto de forma X como de forma Y. Embora muitos autores e outras teorias discordem de MacGregor, fica evidente a presença dessas teonas nas organizações nos dias atuais, tanto integral quanto parcial. A teoria X e Y, de MacGregor, foram publicadas primeiramente em 1960, sob o título lhe human Side of enterpise” (O lado humano das organizações).

Seguindo suas teorias para obter uma administração de recursos humanos de qualidade, seria necessário adaptar os objetivos e necessidades à natureza umana para se adequar ao controle e autoridade por parte organizacional. Teoria X A teoria X representa forte controle sobre os recursos humanos dentro da organização, como demonstra os itens a seguir: – O ser humano, em geral, não gosta intrinsecamente de trabalhar, e trabalha o mínimo possivel. – Por essa razão a maior parte das pessoas precisa ser coagida, viglada, orientada, ameaçada com castigos a fim de fazer o devido esforço para alcançar os objetivos da organização. O ser humano médio prefere se devido esforço para alcançar os objetivos da organização. – O ser humano médio prefere ser dirigido, desejando evitar esponsabilidades; é pouco ambicioso, procurando segurança acima de tudo. – Empregados evitarão responsabilidades e procuram receber ordens formais, sempre que possível. – A maioria dos trabalhadores põe a segurança acima de todos os fatores associados ao trabalho, exibindo pouca ambição. Teoria Y A teoria Y deixa evidente que, através de ambiente organizacional adequado, o desenvolvimento dos recursos humanos é muito mais otimizado e pode ser mais bem aproveitado.

As características da teoria são: – O esforço físico e mental no trabalho é tão natural como o lazer ou no descanso. Controle externo e ameaça de castigo não são os únicos meios de suscitar esforços no sentido dos objetivos organizacionais. Movido pela auto-orientação e pelo autocontrole, o individuo se colocará a serviço dos objetivos que se empenhou a alcançar dentro da organização – O empenho em alcançar objetivos é função das recompensas atribuídas ao êxito da tarefa. – Em condições apropriadas, o ser humano, em media, aprende não so a aceitar, mais a procurar responsabilidades. A capacldade de exercitar, em grau relatlvamente elevado, a imaginação, o talento e o espírito criativo na solução de roblemas organizacionais, está distribuída, e não escassamente, entre pessoas. – Nas condições da vida industrial moderna, as potencialidades intelectuais do ser human dia, utilizadas apenas PAGF3tFS potencialidade das teorias às empresas atuais As teorias criadas por MacGregor podem ser aplicadas ate os dias atuais, mesmo se passando mais de 50 anos após a sua criação. Fica evidente que muitas organizações ainda trabalham com características da teoria X.

São empresas que utilizam as potencialidades dessa teoria e que acabam desenvolvendo técnicas para pressionar os recursos humanos acreditando que é ecessário criar esses mecanismos, pois nessas organizações fica evidente a certeza de que o ser humano não gosta de trabalho e só produz quando pressionado. MacGregor, em sua teoria X e Y, explica que, quando existem: desmotivação, acomodação, subutilização, inadaptação e desorientação, os gerentes, em vez de buscarem a causa em si próprios, vão atribuí-las aos empregados.

No Brasil, é comum atribui-loas ao espírito natural do brasileiro para o trabalho ou pela sua falta de educação, um preconceito que subestima e desvaloriza seu caráter. Hoje em dia, o país já passa pelos noticiários internacionais uando se lê , por exemplo, que, em apenas uma ano e melo de produção das câmaras fotográficas Yashica, a montadora alcançou níveis de produtividade iguais aos do Japão; que os pneus Pirelli têm, no Brasil, a classificação de terceiro lugar no mundo; que a Usiminas foi considerada entre as três melhores siderúrgicas do planeta, etc.

Muitas dessas organizações, que obterão êxitos até internacionalmente, têm fortes traços da teoria Y desenvolvida por Douglas MacGregor. Pode-se dizer que, hoje em dia, a formação profissional é essencialmente técnica e que é natural que as pessoas fiquem reparadas para lidar com seu trabalho es PAGF preparadas para lidar com seu trabalho especializado.

As teorias X e Y podem ser fontes de estudo para obtenção de resultados nas empresas nos dias atuais, resultados que podem ser positivos ou negativos, dependendo do uso das teorias. Embora existam muitas organizações, ficam evidente que existem, também, outras empresas que utilizam em seus recursos humanos aplicabilidades da teoria Y. Nessas empresas, notam-se grandes resultados; resultados maiores de produção, desenvolvimento, comprometimento e geração de resultados positivos.

Segredo de luisa

0

10 Em sua opinião, quais são as perspectivas futuras da mulher brasileira como consumidora? Que mudanças são esperadas em seus

Read More

Recursos humanos

0

ntroduçao O tema abordado introduz alguns conceitos a respeito da evolução da área de Recursos Humanos exatamente para apresentar ao

Read More