Trabalho sobre magnetismo
FACULDADE PIO DÉCIMO Trabalho sobre Magnetismo Pesquisa a ser entregue a professora Ana Angélica, responsáve ar 2 to view nut*ge Alunos: Saulo Santos Curso: Engenharia Elétrica INTRODUÇÃO AO MAGNETISMO ricos. mecanicistas, caracterizado por superstições metafísicas que prevaleceram até a renascença. Já nesta época surgiu a primeira grande aplicação tecnológica do magnetismo: a bussola, que foi fundamental na época dos grandes descobrimentos.
O invento da bússola dependendo da fonte data desde 1100 AC na China até 637 DC na Europa, sabendo-se que no século XIV já era bastante usada. O primeiro tratado, “De Magnete” datado de 1600 foi escrito por Gilbert, considerado o “Pai do Magnetismo”. Foi o primeiro a dizer que a Terra era uma grande magneto. A prmeira teoria publicada por Descartes, eliminou a idéia de “efluvia” (emanações) e passou a atribuir a partes “enroscadas” que penetram em “canais” existentes nos magnetos e na Terra, indo de um polo a outro (daí o conceito de pólos).
Com o surgimento do método científico e a substituição da etafísica pela matemática entre 1600 e 1700 (Galileu, Newton, e ainda do estabelecimento da teoria da Eletricidade (Coulomb, 1750), nasceu a eletrodinâmica com Oersted (—1800) e depois Biot, Savart, Arago, Weber e Ampere, este último introduzindo a noção de campo magnético que até sugeriu que o magnetismo era devido à correntes microscópicas. O Final do XIX século foi marcado por 2 grandes gênios, um experimental e outro teórico. Faraday, que foi o primeiro a utilizar o termo campo magnético fez várias contribuições sendo a mais importante a lei da indução,