Trabalho sobre mapas
Por vezes a cartografia se debruça sobre a projeção de superfícies curvas sobre uperfícies planas, no processo chamado planificação. Um mapa pode conter legendas de mapa, uma escala de cores e uma escala de distância. Essas partes de um mapa ajudam os usuários a interpretar a visualização de dados no mapa. As legendas incluem as seguintes partes de um mapa: • Legenda de mapa Exibe um guia para ajudar a interpretar os dados analíticos que variam na exibição de elementos de mapas em uma camada de mapas. Um mapa pode ter várias legendas.
Para cada camada de mapas, você especifique qual legenda deve s Swipe to view next page ser usada. Uma legenda pode fornecer um guia para mais de uma camada de mapas. ?? Escala de cores Exibe um guia para ajudar a interpretar as cores no mapa. Um mapa tem uma escala de cores. Várias camadas podem fornecer os dados para a escala de cores. • Escala de distância Exibe um guia para ajudar a interpretar a escala do mapa. Um mapa tem uma escala de distância. O valor de zoom do visor do mapa atual determina a escala de distância. . 2 – Caracterizar a importância da cartografia e escalas na produção dos mapas. A cartografia sofreu uma verdadeira revolução com a aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica e do Sistema de Posicionamento Global a partir do final do século XX. Esta revolução opera-se não apenas a nível da produção mas também da circulação, manipulação e utilização de informação espacial. É fácil hoje produzir um mapa personalizado no computador ou obter um outro, de qualquer local do mundo, na internet.
A leitura de mapas é um requisito exigido em quase todas as atividades humanas, pois nossa sociedade está imersa em mapas de diferentes tipos que fazem parte do cotidiano das pessoas. Estamos completamente envolvidos pelos mapas e deles dependemos, tanto ara adquirir informações sobre a natureza, como par envolvidos pelos mapas e deles dependemos, tanto para adquirir informações sobre a natureza, como para estudá-la, conhecê-la e utilizar os recursos disponíveis bem como na organização do espaço. Ler o mapa pressupõe o pleno conhecimento dos elementos conditos numa representação.
Neste caso é importante que o aluno tenha contado permanente com diversos tipos de mapas, para deste cedo ir se familiarizando com a linguagem cartográfica constituída principalmente por símbolos e convenções especificas. 1 . – Comentário sobre alguns tipos de mapas temáticos I [pic] I O mapa mostra a taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes nos municípios brasileiros em 2006. Por ele, é possível fazer uma I I comparação dos níveis de violência por município, uma vez que o mapa considera a agressão por número de habitantes.
Assim, diferentemente I I do mapa de homicídios em números absolutos não necessariamente os municípios mais populosos estarão entre os que registraram as maiores I I taxas de homicídios. É importante também lembrar que no mapa constam as mortes por residência, ou seja, o omicídio é contabilizado no lembrar que no mapa constam as mortes por residência, ou seja, o homicídio é contabilizado no I I local onde a vítima residia e não no local onde o crime ocorreu.