Transporte coletivo

Categories: Trabalhos

0

Revista de Ciências Gerenciais vol. X, NO. N, Ano 2010 Giovani Vinicius Brota Aluno Anhanguera Educacional giovanivini@zipmail. com. br Jefferson Luiz Castilho Orientador Anhanguera Educaci jefferson_castilho@y OF8 p Marcos Rogério Ribeiro Campos Coordenador marcos. campos@unianhanguera. edu. br transporte COLETIVO Condições de Trabalho no Transporte Coletivo Resumo users depend on this transport to work, to go to the school, among other reasons. The main responsibility is the transport of lives, for that the drivers should be very well and the conditions of he vehicles should be in perfect state.

It Will also be approached, the human contact between the driver and the collector with the users, and the problems that the workers face in the day by day as: assaults, intense traffic, among others. Keywords: responsibility, public transportation, quality offleets. 1 Introdução MAIS DE DA POPULAÇAO NACIONAL DEPENDE DOS TRANSPORTES COLETIVOS PARA seus DESLOCAMENTOS DIÁRIOS, OS COLETIVOS SÃO ESSENCIAIS PARA A POPULAÇÃO E DE MUITA RESPONSABILIDADE PARA AS EMPRESAS, POR ISTO UM ERRO NO TRABALHO DO MOTORISTA PODEM COLOCAR VARIAS VIDAS EM

RISCO. seus SERVIÇOS SÃO PROGRAMADOS PARA CUMPRIR seus HORÁRIOS RIGOROSAMENTE, MAS SEMPRE EXISTE IMPREVISTOS COMO TRÂNSITO INTENSO OU QUEBRA DE SEUS VEÍCULOS. As condições de trabalho dos motoristas de transporte coletivo é uma tarefa complexa, considerando a diversidade desta atividade profissional, a relação com os usuários e o desgaste com a rotina de trabalho. 2. spectos físicos Muito são os aspectos físicos, o ruído do motor é um forte desgaste para os trabalhadores (por ser localizado na parte dianteira do veículo), algumas empresas já estão comprando eículos mais modernos em que o motor fica na parte traseira do veículo, diminuindo o ruído e também o problema de gases que os motores soltam. Outros incômodos diários são as campainhas, buzinas, ruído da porta, o trânsito e até mesmo os passageiros.

Existem outros aspectos físicos que influenciam as condições mesmo os passageiros. condições de trabalho: • Temperaturas elevadas por conta de o motor ficar bem perto do motorista, além da temperatura climática; • Pouca circulação de ar, por excesso de passageiros e também por ser um serviço monótono, o tempo todo sentado; ?? A claridade excessiva ocasionada pelo reflexo do sol no vidro de outros veículos e isto pode ocasionar um desgaste laboral; • Quando existe trabalho noturno pode causar sonolência.

Além destes itens, outro aspecto relevante que sustenta e amplia as consequências nocivas do trabalho estressante: a contaminação da vida fora do trabalho pelos fatores ansiogênicos da funçao (DEJOURS, 1988). 3. CONTATO HUMANO O contato humano entre os motoristas e cobradores com os passageiros são as maiores queixas de ambas as partes, por isso sempre os motoristas tem que estar passando por uma avaliação, final são todos os tipos de pessoas que passam pela condução a todo tempo.

O conflito acontece principalmente quando tem super lotação, ou quando a condição do veiculo não está em bom estado. 3 causar acidentes. A empresa tem a obrigação de destinar alguns lugares a estes passageiros. 4. ASPECTO MENTAL Quanto ao aspecto mental o motorista pode obter problemas psicológicos, por motivo de assaltos ou por operar com grande quantidade de informações como: • Sinalização; • Condições de vias; • Quantidade de passageiros; • Embarque e desembarque; • Horários; ?? Funcionamento do veículo. 5.

REFLEXOS DAS CONDIÇOES DE TRABALHO As condições de trabalho dos motoristas refletem na saúde física, saude mental e até mesmo em seu relacionamento fora do trabalho, com a família e amigos podendo levar a um comportamento destrutivo e de grande risco para a sociedade como o consumo de álcool. De acordo com (RAMOS, 1991) destaca que o primeiro trabalho a res eito deste assunto que se tem notícia no Brasil é de 1 relatados problemas parceria com as empresas de transporte coletivo estão proibindo a circulação dos ônibus depois de certo horário dependendo do ocal.

A maior parte dos funcionários já vivenciou assaltos ou até mesmo assassinatos em decorrência do assalto. 2. Condições de Segurança dos Veículos Não podemos esquecer-nos da segurança dos veículos na questão de manutenção, a frota deve estar com todas as revisões em dia. Já aconteceram muitos acidentes com transporte coletivo por falta de manutenção. 3.

Condições de Higiene e Conforto Muitas empresas estão pensando nas condições de trabalho dos motoristas em relação ao conforto, algumas já estão contratando especialistas em ergonomia para desenvolver ancos mais confortáveis e ergonomicamente corretos, para os trabalhadores terem uma vida com mais qualidade. Em relação á higiene na maioria das vezes os pontos finais não dispõem de água potável, ou até mesmo falta de sanitário obrigando os motoristas a utilizar banheiros de padarias e bares, fazendo também suas refeições nestes locais ou até mesmo em suas residências. PiC] Figura 2. Motorista chegando ao ponto final. S de sua renda financeira ou por intimidação de seu superior. Outra reclamação dos motoristas que nem todos têm seu horário de efeição respeitado e com isso eles ficam sobrecarregados, outro motivo é a ausência de férias. 7. trânsito O trânsito oferece cada vez mais perigo e irritação aos motoristas pelo excessivo número de veículos que cada ano aumenta mais, ocasionando muitos incidentes e acidentes.

Um balanço parcial feito em alguns estados revelou que os acidentes estão aumentando cada vez mais e um dos principais motivos é a imprudência que ocorre no trânsito e existem outros como: • Falta de manutenção dos veículos; • Falta de manutenção das estradas e ruas; • Falta de sinalização; ?? Consumo de álcool; • Desatenção; • Condição climática; • E vários outros motivos. Calcula-se que ao ano ocorrem 700. 000 mortes em consequências dos acidentes de trânsito e mais de quinze milhões de feridos em todo mundo (HOFFMANN, 1996). omo: • Os pontos de paradas devem atender as necessidades básicas dos usuários em relação a conforto e informação; • Os veículos devem estar com a manutenção em dia, com uma limpeza adequada e não devem estar com a lotação acima do especificado; • Os motoristas e cobradores devem obter um bom relacionamento com os passageiros. Para aumentar a qualidade e a produtividade tem que ter um planejamento cada vez mais eficiente e para isso tem vários indicadores de equipamentos, manutenção, controle de consumo, relação com os usuários, controle de receita e treinamento. . Considerações Finais A melhoria do trabalho é fundamental para os motoristas até mesmo a população e é de responsabilidade das empresas e órgãos públicos para obter uma maior satisfação da população que usufrui deste transporte. Até porque se o motorista e o cobrador estiverem em condições de trabalho inadequado isto oderá ocasionar estresse excessivo, aumentando os riscos de problemas de saúde para o trabalhador do transporte coletivo e também podendo ocasionar acidentes.

O transporte coletivo requer cuidados no sentido social, para oferecer qualidade com o menor preço possível. Pelo contrário as condições penosas que os passageiros passarem irá refletir em um comportamento mais rude com os motoristas e cobradores, assim os motoristas terão uma direção mais agressiva e com isso depreciando os veiculos. Agradecimentos REFERENCIAS ALBRECHT, K. O GERENTE E O ESTRESSE – FAÇA O ESTRESSE TRABALHAR PARA VOCÊ. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR EDITOR, 1988 DEJOURS, C. Uma nova visão do sofrimento humano nas organizações.

In: Chanlat, JF (Cood) O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo: Editora Atlas S. A. 1992. HOFFMANN, M. H. et. al. Álcool e segurança: Epidemiologia e efeitos. In Psicologia, Ciência e Profissão. Ano 16, n:l, CFP: Brasília 1996. http://www. estado. com. br. Acesso dia 28/04/2010. http://www. segurancaetrabalho. com. br. Acesso dia 04/05/2010. http://www. wikipedia. com. br. Acesso dia 02/05/2010. RAMOS, R. E. B. Condições de trabalho dos motoristas de ?nibus – uma contribuição a uma abordagem interdiclplinar com estudo de caso no Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro: COPPE / UFRJ, 1991 (Dissertação/Mestrado). Giovani Vinicius Brota está graduando o curso superior de tecnologia em logística pela Faculdade Comunitária de Taubaté – Anhanguera Educacional. Os interesses de sua pesquisa foram desenvolvidos na preocupação humanitária, visto o frequente descaso no transporte coletivo. Anhanguera Educacional S. A. Correspondência/Contato Alameda Maria Tereza, 2000 Valinhos, São Paulo CE”. 13. 278-181 rc. ipade@unianhanguera. edu. br 8

Ações e separação de mistura de biomoléculas em alimentos.

0

Porque o golpe da faca libera uma substância que causa o escurecimento. Ao cortarmos a fruta, também estraçalhamos algumas de

Read More

Mayr pirmnam

0

Conhecendo as Doutrinas da Bíblia Myer Pearlman Editora Vida, 2006 ISBN 8573671440 Título original: Knowing the Doctrines of the Bible

Read More