Valores na atualidade

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FORMAÇÃO ÉTICA E VALORES MORAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Evaldo Antonio Kuiava Universidade de Caxias do Sul – UCS eakuiava@ucs. br Idalgo José Sangalli ijsangal@ucs. br Resumo: Abordar a questão da formação ética e valores morais no processo de ensino e aprendizagem num contexto em que se valoriza mais o page conhecimento científ desafio teórico-prátic OFY para retomar a quest dc da educação na atual ética implica atender uma oportunidade pel da educação uma prática educacional voltada para o discernimento do modo mais adequado de viver e agir tanto a esfera da vida pessoal como social.

Não basta saber fazer coisas, ter saber técnico, produtivo. Esse modelo, combinado com a velocidade das mudanças na família, na sociedade, nas organizações, tem causado preocupação até aos mais otimistas, pois está influenciando todas as esferas da vida humana e, como não poderia ser diferente, também tem afetado a educação formalmente estruturada, através dos seus sistemas de ensino e de aprendizagem. É preciso que o formado saba estabelecer relações, justificar, analisar, criar, compreender e transformar o mundo m que vive, mas com ética e responsabilidade social.

Os -lal Studia Os graves problemas sociais e morais revelam que para promover a existência digna, o conhecimento tecno-científico é insuficiente. Diante disso, é inevitável perguntar pela formação e competência ética do educador, do contrário a transversalidade, ao menos no caso da ética, não passaria de discurso demagógico. O que se espera dos educadores: a responsabilidade de saber ensinar ética; além de ser exemplo, ao menos para com os seus educandos; e acolher os educandos. ara poder ompreender os comportamentos e ações morais de alguém é preciso conhecer a perspectiva ética adotada pelo agente e, ao mesmo tempo, o observador (no caso o professor) deve estar ciente de sua posição teórica. Precisa conhecer ao menos alguma teoria ética, dominar alguns dos conceitos centrais e fazer definições e distinções, tais como: liberdade, autonomia, bem, justiça, dever, igualdade. E mais, deve saber como se constitui a consciência moral e de que saber e agir não é a mesma coisa, assim como fazer não é sinônimo de agir.

Várias questões surgem desse cenário, como: s professores utilizam exemplos de situações morais do cotidiano e sabem justificar racionalmente para si mesmo e para os outros a validade dos princípios, valores e normas de vida humana, nos processos de ensino e aprendizagem com os seus alunos? Partimos da observaçao emp[rica de que há um déficlt de ética na proporção inversa ao enfoque Partimos da observação empirica de que há um déficit de ética na proporçao inversa ao enfoque cognoscitivo-epistemológico de produção de conhecimento e habilitação de profissionais da educação.

E mais, instituir leis ou normas proibitivas não desenvolve a consciência moral e a autonomia moral. Basta lembrar das conclusões de Kohlberg, em que a maioria das pessoas, mesmo na fase adulta, não passam do estágio convencional de desenvolvimento moral, isto é, aquela baseada na autoridade. Mas para a competência ética na docência é indispensável ter claro a partir de quais critérios e princípios se está explicando, argumentanto e justificando as ações e juízos morais, sempre tendo como questões norteadoras: Como devo agir? Que vida eu quero viver?

Abordar o problema da formação ética e valores morais significa, no contexto atual, retomar analiticamente os referenciais políticos, epistemológicos e pedagógicos da educação e, consequentemente, repensar a formação do docente, a sala de aula, os processos de ensinar e aprender, em todos os níveis e estágios de formação, uma vez que o estudo da ética não pode ser abordado simplesmente como um conteúdo a ser estudado, mas como fundamento de todas as atividades da prática docente. Palavras-chaves: formação ética, valores morais, ensino, aprendizagem 3

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