Xd admin

Categories: Trabalhos

0

1-PESQUISA ENVOLVENDO ADMINISTRAÇAO 1. 1 -POR QUE É NECESSÁRIA A ADMINISTRAÇÃO Uma empresa é uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, seu principal objetivo, na visão moderna das empresas é consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. A administração tem como objetivo ajudar as empresas a terem um resultado melhor, a atingirem seus objetivos. ortanto, a por ser uma disciplin resultados,em uma e e equilíbrio de metas Drucker: “administra 3 as é necessária , voltada para a eficiência, eficácia pontou Peter to à ação”. 1. 2-0 QUE É ADMINISTRAÇÃO? E COMO SE DIFERENCIA ADMINISTRAÇÃO COMO ARTE E CIÊNCIA? Administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), designam o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. Administrar como processo significa planejar, dirigir, organizar, coordenar, e controlar organizações e tarefas, tendo como objetivo maior produtividade e lucratividade.

Para se chegar a isto, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve s estratégias necessárias para alcançá-los. Administrar como sistema ou atividade dinâmica, consiste em tomar decisões sobre totalmente baseada na experiência cotidiana, e sendo guiadas por instintos dos “administradores”. Instintos como: “eu acho que uma boa forma de fazer nossos produtos venderem é baixar os preços”, e então eles baixavam, mas sem nenhum estudo mais a fundo de qual sena a melhor solução. Talvez o problema estivesse no atendimento, e não no preço.

A partir de 1903, Frederick Winslow Taylor (1856-1915), definiu que a administração deveria ser uma matéria estudada, ssim como direito e medicina, para que a empresa desse certo. Ou seja, Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas. Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como consequência modifica-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer. 1. 3. OS DIFERENTES NÍVEIS DE ADMINISTRAÇÃO.

O profissional que utiliza a Administração como meio de vida pode trabalhar nos mais variados níveis de uma organização. Cada empresa necessita não de um administrador apenas, mas de uma equipe de administradores em vários níveis e nas várias áreas e funções para conduzirem as diversas especialidades dentro de um conjunto integrado e harmonioso de esforços em direção aos objetivos da empresa. Assim, as organizações se desdobram em três níveis organizacionais: 1. 3. 1 -Nível institucional É o nível organizacional mais elevado, composto dos dirigentes ou de altos funcionários. ? também denominado nível estratégico, pois é o responsável pela definição dos principais objetivos e das stratégias organizacionais, lida com os assuntos relacionados com o longo prazo e com 23 organizacionais, lida com os assuntos relacionados com o longo prazo e com a totalidade da organização. É o nível que se relaciona com o ambiente externo da organização. 1. 3. 2-NlVel gerencial É o nlVel intermediário, situado entre o nível institucional e o nível técnico, cuidando do relacionamento e da integração desses dois níveis.

Uma vez tomadas as decisões no nível institucional, o nivel gerencial é o responsável pela sua transformação em planos e em programas para que o nível técnico os execute. O nível gerencial trata do detalhamento dos problemas, da captação dos recursos necessários para alocá-los dentro das diversas partes da organização e da distribuição e colocação dos produtos e serviços da organização. 1. 3. 3-Nível técnico Éo nível mais baixo da organização.

Também denominado nível operacional, é o nível em que as tarefas são executadas, os programas são desenvolvidos e as técnicas são aplicadas. É o nível que cuida da execução das operações e tarefas, é voltado ao curto prazo e segue os programas e rotinas desenvolvidas no nivel gerencial. 1. -AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ADMINISTRADORES Segundo Mintzberg, o planejamento estratégico é essencial e resultante na dinâmica das organizações, onde o primeiro passo é a implementação de soluções e não o ponto de partida no seu processo de formulação.

Nesse planejamento deve conter decisões, relações humanas e processamento de informações. Para que as decisões sejam positivas e alcançadas a médio prazo é necessário que o administrador saiba do nível hierárquico, do tamanho da empresa, da economia e outros fatores, buscando os recursos e as tomadas de decisões no momento certo. O modelo organizac buscando os recursos e as tomadas de decisões no momento certo.

O modelo organizacional de Mintzberg em seu livro “Estrutura e Dinâmicas das Organizações” apresenta cinco estruturas que são: o vértice estratégico, a linha hierárquica, o centro operacional, a tecnoestruta e o pessoal de apoio, onde cada um deles tem sua função dentro e sistema, interagindo das mais variadas formas e enquadramento. A estrutura organizacional de uma empresa está ligada entre si por diferentes fluxos, como o de autoridade, material de trabalho, produção, ‘nformações e processos de decisão, onde a unção do gerente é o cumprimento e supervisionamento com a gestão de recursos de forma eficaz .

Ele diz que o administrador dispõe de técnicas para fazer uma análise do tempo, buscando as alternativas positivas. Para que os resultados sejam obtidos é necessária uma estratégia com as informações organizacionais e criticas, procurando as ligações necessárias para obtê-la. Não é simples, mas com formulações em todo departamento e com a comunicação tudo se torna possível. Os administradores segundo Mintzberg, tinha que ter a revisão das atividades diretas e indiretas, fazendo-se um elo de igação com o ambiente, possuindo várias responsabilidades gerenciais além do processo administrativo. . 6- AS ATRIBUIÇÕES DO GERENTE, COMO ADMINISTRADOR: Conhecer e atender a organização; conhecer o pessoal do seu departamento; conhecer e dar a conhecer as práticas e normas administrativas da organização; controlar e reduzir os custos; ter habilidade para transformar e inovar idéia; ser receptivo às modificações’ ter independência de julgamento. 1. 7- AS RAZOES PARA PLA DESENVOLVIMENTO DE 4 23 modificações; ter independência de julgamento. 1. – AS RAZÕES PARA PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA. Com o planeamento e desenvolvimento de carreira, os empregados visualizam mais claramente quais são suas aptidões, habilidades, potenciais e interesses pessoais. Com isso, fica mais fácil a relação dos interesses de um empregado e as necessidades da empresa. Assim, a probabilidade das organizações reconhecerem os talentos e qual cargos devem ocupar é maior do que se não houvesse tal planejamento.

CINCO VARIÁVEIS BÁSICAS DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO As variáveis da Teoria Geral da Administração segundo Fayol é o ato de administrar como sendo: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Previsão – Visualizar o futuro com flexibilidade e a apreciação é o aspecto determinante para o com plano de ação. Organização – Constituir tarefas úteis ao funcionamento da empresa, na parte de organização material e social. Comando – Dirigir e orientar o funcional, alcançando o máximo retorno de todos os empregados.

Coordenação – Harmonizar e ligar todas as atividades do negócio, facilitando o trabalho e sincronizando ações adaptadas aos meios e fins. Controle – Certificação e verificação. Observar se o plano adotado está sendo seguido e as instruções transmitidas, objetivando ocalizar as fraquezas e erros no sentido de retificá-las e as mesmo tempo preveni-las. 1. 9-OS DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO NAS PRÓXIMAS DÉCADAS: s OF23 se passaram.. Se problemas constantes nessa década não forem sanados ,eles permearão toda uma nova geração.

Seguindo essa visão ,vislumbram-se os seguintes desafios; • Energia limpa ,barata e renovável (melhor forma de obter) • Alimentos distribuídos para regiões sem poder de compra (desertificação de áreas de agricultura) • Alimentação Gene-modificada (Transgênicos,clones e extinção) • Empresas que não existem no mundo real (Internet,ou similar) ?? Tecnologia dá acesso á informação,mas não ensina com aprender e reter na mente essa informação. (O que será biblioteca no futuro) • Falta de água doce limpa e potável. Degelo dos pólos) • Aquecimento global • Qualidade de vida • Violência social e moral (qual será o comportamento humano,crenças e educação) 1. 10-RESUMOS: 1. 10. 1-A INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS NA ADMINISTRAÇÃO. Sócrates dizia para não desprezar os homens hábeis. platão,expõe como gerenciar os bens públicos. Aristóteles, três formas de Administração pública: Monarquia,Aristocracia e democracia. René Descartes divisão do trabalho, da ordem, do controle .

Kal Marx e Friedrich Engels poder político e do Estado nada mais é do que o fruto da dominação econômica do homem pelo homem 1. 10. 2- A INFLUENCIA DA ORGAN ZAÇAO DA IGREJA CATOLICA – Através dos séculos, as normas administrativas e princípios de organização pública foram incumbidas a reis durante a sagração pelo Papa(a lereia não po terra e sim o reino 6 autoridade, seu estado-maior e sua coordenação funcional. 1. 10. 34 INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO MILITAR A organização militar tem influenciado enormemente o esenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo.

Muitos teóricos da Administração que posteriormente se basearam na organização e estratégia militares para adaptá- las à organização e estratégia industriais. Na visão militar toda organização requer um cuidadoso planejamento, no qual a decisões devem ser cientificas e não intuitivas. 1. 10. 4- A INFLUENCIA DA REVOLUÇAO INDUSTRIAL A partir de 1776, com a invenção da máquina a vapor e a sua posterior aplicação à produção, modificou completamente a sociedade provocando profundas mudanças.

Na 2a Revolução; a ubstituição do ferro pelo aço,vapor pela eletricidade,maqunaria automática, especialização do trabalho,domínio da industria pela ciência. Evolução nos transportes e comunicações,novas formas de organização capitalista:instituiçóes bancárias. 2. ABORDAGEM DA ADMINISTRAÇÃO 2. 1 -ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA O engenheiro Frederick Winslow Taylor (1856-1915), é o fundador da Administração Científica nasceu em Filadélfia, nos Estados Unidos. Principais vultos: FMI. Taylor (1856-1915), Carl Barth (1860-1939), Henry L.

Gantt (1861-1919), Harrin on Emerson (1853-1931), Frank Gilbreth (1868-1924 th (1878-1961). da Administração está nas consequências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.

Seu trabalho se deu no chão de fábrica junto ao operariado, voltado para a sua tarefa. Preocupou-se exclusivamente com as écnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos (Motion-time Study). Taylor começou por baixo, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Taylor verificou que um operário médio produzia menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível.

Conclui-se que o operário não produzia mais, pois seu colega também não produzia. Daí surgiu a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais. Taylor escreve um livro: Shop Management, cuja essência é: • O Objetivo de uma boa administração é pagar salários altos e ter baixos custos unitários de produção. • para realizar esse objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisas e experimentação, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle de operações fabris. ?? Os empregados devem ser cientificamente colocados em e as condições de serviços ou postos em qu 8 23 materiais e as condições de trabalho sejam cientificamente selecionados, para que as normas possam ser cumpridas. ?? Os empregados devem ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal seja cumprida. • Uma atmosfera de cooperação deve ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade desse ambiente psicológico que possibilite a aplicação dos princípios mencionados. . 1. 2-SEGUNDA FASE DO TRABALHO DE TAYLOR Concluiu que a racionalização do trabalho do operário deveria ser acompanhado de uma estruturação geral da empresa. Esta empresa padecia de três tipos de problemas: ?? Vadiagem sistemática por parte dos operários, que vem da época imemorial e quase universalmente disseminado entre os trabalhadores. O sistema defeituoso de administração. Os métodos empíricos ineficientes utilizados nas empresas. ?? Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização. • Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho. Para sanar esses três problemas, idealizou o seu famoso sistema de Administração que denominou Scientific Management (Gerência Cientifica, Organização Cientifica no Trabalho e Organização Racional do Trabalho). Este trabalho é composto por 75% de análise e 25% de bom senso. métodos científicos em todos os oficios recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho. ORT). Os principais aspectos da ORT são: • Seleção Cientifica do Trabalhador – O trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões. A maestria da tarefa, resultado de muito treino, é importante para o funcionário (que é valorizado) e para a empresa (que aumenta sua produtividade). • Tempo-padrão — O trabalhador deve atingir no mínimo a produção estabelecida pela gerência. ? muito importante contar com parâmetros de controle da produtividade, porque o ser humano é naturalmente preguiçoso.

Se o seu salário estiver garantido, ele certamente produzirá o menos possível. • Plano de Incentivo Salarial – A remuneração dos funcionários deve ser proporcional ao número de unidades produzidas. Essa determinação se baseia no conceito do Homoeconomicus, que considera as recompensas e sanções financeiras as mais significativas para o trabalhador. • Trabalho em Conjunto – Os interesses dos funcionários (altos salários) e da administração (baixo custo de produção) podem er conciliados, através da busca do maior grau de eficiência e produtividade.

Quando o trabalhador produz muito, sua remuneração aumenta e a produtividade da empresa também. • Gerentes planejam, Operários executam – O planejamento deve ser de responsabilidade exclusiva da gerência, enquanto a execução cabe aos operários e seus supervisores. • Desenhos de cargos e tarefas – Com a Administração Cientifica, a preocupação básica era a racionalidade do trabalho do operário e, consequentemente o desenho dos cargos mais simples e elementares. A s tarefas a serem 0 DF 23

Sistema de referência e contra-referência em saúde bucal e educação permanente em salvador: proposta de capacitação a partir da identificação dos fatores dificultantes.

0

Sistema de referência e contra- referência em saúde bucal e educação permanente em salvador: proposta de capacitação a partir da

Read More

Resumo do filme – duas faces de um crime

0

Resumo do Filme “As duas faces de um crime”. Equipe: Marcondes Diego Thiago Farias Renê Emanuel Disciplina: psicologia aplicada ao

Read More