Senhora- josé de alencar – fichamento
ESCOLA INTELECTOS SENHORA FICHA DE LEITURA Vol. Único ALVARO ÁRAUJO E LARISSA BOTELHO. Svipe nextp Itaberaba 2011 ALVARO ÁRAUJO E LA apresentado á professora da Escola Intelectus, 201 1 Senhora * Sinopse para a II unidade Trabalho Karinne Cruz Aurélia aos dezoito anos descobre que é herdeira do avô, e recebe uma grande fortuna. A partir de sua ascensão, ela conhece a elite fluminense, e torna-se a rainha dos salões e uma das mulheres mais disputadas do Rio de Janeiro. Órfa de pai e de mãe começa a viver com uma parenta e Viúva D. Firmina, já que na época não admitiam emancipação feminina.
Apesar de todos os privilégios, ela não deixara de governar sua casa, e tomou ainda a decisão de dirigir suas ações com entendesse. Em uma determinada manhã, tomada pelo orgulho e sofrimento, Aurélia encarrega Lemos, seu tio e tutor para negociar seu casamento. Cheia de surpresas, ela oferece um dote de cem contos pra o seu antigo noivo Fernando com a condição de que não fosse revelado a sua identidade até o dia do casamento. Ao aceitar a proposta, os dois se casam, e Fernando se sente felizardo ao descobrir a sua futura esposa, já que continuara apaixonado por ela.
Na note de núpcias Aurélia demonstra que o casamento era apenas uma farsa, e que sua intenção era vingança. Se sentindo humilhado, Fernando passa onze meses de agonia em busca dos cem contos para conseguir livrar-se do casamento. Quando ele consegue restituir o dinheiro, Aurélia para de lutar contra seu amor, e mostra o testamento passando toda sua fortuna para o amado como prova de que o ama. Felizes, Aurélia e Fernando se beijam, se entregando inteiramente um ao outro, e vivem felizes. * Personagens Principais * Aurélia Camargo: A personagem é a protagonista do livro, e apresenta um perfil determinador.
Antes de sua ascensão era uma mulher humilde e de bom caráter, que co perfil determinador. Antes de sua ascensão era uma mulher humilde e de bom caráter, que com as circunstâncias passa a ser fria e calculista. Quando ela descobre que é herdeira da fortuna, não se ilude com o luxo que é oferecido pelo dinheiro, e ao contrário, muitas vezes sente repúdio as futilidades e a falsidade da sociedade que a cerca. Entretanto, é uma mulher sedutora, e não mede esforços para conseguir o que deseja, além de chamar atenção por sua beleza estonteante. Fernando Seixas: Faz o par romântico com Aurélia, e ao ongo do romance se mostra ambicioso e determinado. Apesar de ser um homem de família simples, ele apresenta em público como um homem de classe. Fernando era inteligente, educado, elegante, e tinha uma boa relação familiar. Porém seu lado ambicioso é marcado na trama, já que acreditava no casamento como um meio de ascensão social. Seixas deixa ser levado pela ostentação e, portanto desiste do noivado com Aurélia, por a mesma ser de origem pobre. Lemos: Tio e tutor de Aurélia é caracterizado por sua vivacidade e esperteza. Lemos é um velho gordo de estatura baixa, mas rolho e bojudo. Cuidava dos negócios de Aurélia, que o escolheu por ser facilmente dominável. * D. Firmina: Velha parenta de Aurélia, viúva, ficou com a guarda da menina já que a mesma era órfã, e não podia optar por emancipação. Apesar do cargo recebido não exercia o governo da casa nem das ações de Aurélia, mas costumava acompanha-la em festas e compras. * Adelaide Amaral: Jovem rica que disputa juntamente com Aurélia o casamento com Fernando.
Carregando a vantagem de ser uma moça rica, c 3 juntamente com Aurélia o casamento com Fernando. Carregando a vantagem de ser uma moça rica, consegue noivar-se com Seixas ferecendo um dote de trinta contos; No final ela acaba casando com Torquato Ribeiro. * Torquato Ribeiro: Moço Humilde, que ajudou Aurélia no casamento com Fernando. No final casou-se com Adelaide, mulher que sempre amara. * D. Emília Camargo: Mãe de Aurélia e irmã de Lemos, ela é marcada no livro por se casar sem o consentimento dos pais. D.
Emília torna-se viúva, e como forma de proteção, incentiva Aurélia a se casar cedo, ressaltando como motivo, a sua beleza. • Espaço O Romance acontece na agitada Rio de Janeiro, marcada primeiramente por grandes salões, bailes, teatros e lugares refinados. Ainda no presente, é relatado o casarão de Aurélia, com características vigentes do século XIX. “Não acompanharei Aurélia em sua efêmera passagem pelos salões da corte, onde viu, jungido a seu carro de triunfo, tudo que a nossa sociedade tinha de mais elevado e brilhante. (Primeira parte: O preço. Cap. l, p. 12). Quando a história envolve o passado é revelado também lugares como a casa ainda humilde de Aurélia e de Seixas, que diferem das habitações retratadas anteriormente, porém condiziam com a vida que os personagens levavam no livro, aos ambientes são exemplificados em riquezas de detalhes singulares. Os arranjos domésticos, mais escassos na casa do pobre, porém de outro lado mais difíceis, o cuidado da roupa, a conta das compras diárias, as contas do Emílio e outros misteres tomavam- lhe uma parte do dia. ” (Segunda parte: Quitação. Cap 4 misteres tomavam-lhe uma parte do dia. ” (Segunda parte: Quitação.
Cap. II, p. 86). “O aspecto da casa revelava, bem como seu interior, a pobreza da habitação. A mobília da sala consistia em sofá, seis cadeiras e dois consolos de jacarandá, que já não conservavam o menor prestigio de verniz. O papel da parede de branco passara o amarelo percebia-se que em alguns pontos já havia sofrido hábeis remendos. ” (Primeira parte: O Preço. Cap. V, p. 29). • Tempo O tempo em que o romance decorre é feito em ordem cronológica, porém sem linearidade. Diferente de muitos romances, “senhora” não apresenta começo, meio e fim. A narrativa começa com Aurélia rica. Há anos, raiou, no céu fluminense, uma nova estrela”. (Primeira parte: O preço; Cap. l, p. 9) Na segunda parte, a história desenrola-se em flashbacks, voltando ao passado e descrevendo a infância de Aurélia. “Dois anos antes deste singular casamento, residia na Rua de Santa Teresa, uma senhora pobre e enferma”. (Segunda parte: Quitação; Cap. l, p. 79). E no final, já no presente acontece todo o desfecho da historia entre Aurélia e Fernando Seixas. “As cortinas cerraram-se e as auras da noite, acariciando o seio das flores, cantavam o hino misterioso do santo amor conjugal. (Quarta parte: O resgate; Cap. l, p. 1 82). * Complicação do romance: O romance “Senhora” deixa claro em toda sua trama a crítica ? aristocracia da época e seus ideais carregados de machismo e interesses. O Conflito ent S aristocracia da época e seus ideais carregados de machismo e interesses. O Conflito entre os protagonistas surge dessa diferença de interesses econômicos. Seixas era um homem ambicioso que mesmo apaixonada por Aurélia, não aceitou casar- se com uma menina de origem humilde e a trocou por um dote de trinta contos.
Sem saber, Aurélia era herdeira do avô paterno e, portanto tornou-se uma moça rica. Nesses dois acontecimentos é relacionado ao casamento por conveniência e a alta sociedade burguesa que Aurélia começa a frequentar depois da herança. O romance começa a complicar- se quando por vingança Aurélia oferece um dote de cem contos e consegue casar-se com Seixas sem que o mesmo saiba a sua dentidade. São onze meses de agonia e dúvidas por melo de ambos, que não mais se reconhecem, quando verdadeiramente o que gostariam é entregar-se um ao outro, deixando todo o orgulho e o passado de lado. (… ) Entremos na realidade por mais triste que ela seja, e resigne- se cada um ao que é: eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido. ” (Primeira Parte: O Preço, capitulo XIII; p. 77) “-Vendido sim, não tem outro nome. Sou rica, muito rica, sou milionária; Precisava de um marido, traste indispensável às mulheres honestas. O senhor estava no mercado; comprei-o. Custou-me cem contos de reis, foi barato; não se fez valer (Primeira Parte: O preço, capitulo XIII; p. 7) * Avaliação da leitura Senhora é um romance considerado uma verdadeira obra prima de José Alencar, apesar de seus diversos romances em uma carreira extensa, senhora destacou-se por conseguir relacionar o romance em uma carreira extensa, senhora destacou-se por conseguir relacionar o romance e o drama de um casal apaixonado com a sociedade e o contexto histórico da época. Senhora nos remete ao século XIX, ao final do segundo império, retratando todos os ideários burgueses, a aristocracia, o asamento por conveniência e a alta sociedade.
O autor consegue mostrar sua indignação no livro de forma culta e subjetiva, e ainda é feliz em caracterizar a protagonista como forte e determinada capaz de quebrar esses ideais machistas da época, que transparece ser a opinião de Alencar. Apesar de às vezes apresentar uma linguagem de difícil entendimento, a leitura foi se tornando envolvente, principalmente na segunda parte com os flashbacks. Todos os personagens sempre bem caracterizados, leva consigo detalhes ricos e singulares e faz todos os leitores a imaginarem, e viajarem com o livro.
O romance entre Seixas e Aurélia, é uma história de amor que foge dos casais que se amam durante todo o drama. Senhora mostra que o amor que os dois possuíam, também foi o causador de raiva e vingança. Apesar das dificuldades que o casal passavam para ficarem juntos, no final é dado com felizes. * BIBLIOGRAFIA * http://pt. wikipedia. orOviki/Senhora_%281ivro%29 * http://vestibular. brasilescola. com/resumos-de-livros/senhora . htm * http:h’www. passeiweb. com/na_ponta_lingua/livros/analises _completas/s/senhora * http://ww. w. algosobre. com. br/resumos-literarios/senhora . html * httpWwww. br101 . org/livros/senhora. html