Socialismo utópico

Categories: Trabalhos

0

O Socialismo Utópico surgiu em meados do século XIX. Pensadores socialistas que vieram posteriormente definiu o Socialismo como conceitos e ideias fantasiosas, onde acharam que era impossivel de ter acontecido sem que houvesse um conflito entre burgueses e proletários. Os socialistas utópicos acreditavam que a implantação do sistema socialista ocorreria de forma lenta e gradual, estruturada no pacifismo, inclusive na boa vontade da própria burguesia. Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier deram os primeiros assos no desenvolvimento das teorias socialistas.

Eles não reconheciam autoridade externa, além de subordinar a religião, a ciência, sociedade e instituições políticas a uma drástica e permanente critica. E de todas as coisas, to ar 2 considerada irraciona c: , Swipe to r. t page Robert Owen defend primassem pela felici era a medida al deveria ser sociais que ração poderiam superar os problemas causados pela economia capitalista. Charles Fourier defendeu Swi;R ta defendeu uma sociedade sustentada por ações cooperativas. Nelas, o talento e o prazer individual possibilitariam uma sociedade mais próspera.

E Saint-Simon defendeu outra sociedade onde a oposição entre operários e industriais deveria ser reconfigurada. Para isso, ele pregava a manutenção dos privilégios e do lucro dos industriais, desde que os mesmos assumissem os impactos sociais causados pela prosperidade. Mesmo não observando a aplicabilidade de suas teorias, as noções lançadas pelos membros desse movimento de ideias tiveram papel fundamental para que outros intelectuais udessem conceber novas reflexões sobre a sociedade capitalista.

Levantando determinados pressupostos, os socialistas utópicos sofreram a crítica dos socialistas científicos. Para os científicos, o socialismo utópico projetava uma sociedade sem antes devidamente avaliar as condições mais enraizadas que constituíam o capitalismo. Com isso, os socialistas ambicionavam definir a natureza do homem e, a partir disso, indicar o caminho entre a harmonia e os interesses individuais.

Transtorno

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO SAN ‘ANNA Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica Aindiara Carneiro de Oliveira Célia Regina da Silva Denise Duarte

Read More

Contabilidade publica

0

CONTABILIDADE PÚBLICA SUAS ALTERAÇÕES PROVOCADAS PELA CONVERGÊNCIA NTERNACIONAL. Alex Limonge Leimann — RA 68460 [1], Franciel Roberto Artus – RA

Read More