Sebenta ginástica

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Escola Secundária Antero de Quental Ginástica INDICE 1. Resumo Histórico da Modalidade. …. 7 2. 1. Ginástica n 7 2. 1 . 1. Rolamento à frente engrupado.. … 7 2. 1. 2. Rolamento à retaguarda engrupado… … 8 2. 1. 3. Rolamento à frente com … 22 2. 1 . 12. ilidade. • • • • • • • • • • • • • Swipe to nex: page pernas afastadas…… nto à retaguarda co ern oras 2. 1. 5 Rolamento à Re Sv. içx to …. 13 2. 1 . 6. e rolamento à frente………. 2. 1. 10. Salto de mãos 2. 1. 11. AViã0……. .. IO 2. 1 A. Rolame ntas e em Extensão Invertido seguido d 17 2. 1. 8. … 19 2. . g. Roda …. 20 . … 22 2. 1 . 13 poslçbes de flexib . … 22 2. 1. 2. 1. 14. Saltos, voltas e afundos…….. 22 2. 2. Plinto e cavalo……….. ….. 23 22. 1. salto de Eixo.. … 23 2. 2. 2. salto Entre- … 25 maos… 2. 3. Trave.. • • • • • • • • • • • • • • • • … 23 2. 3. 1. Entrada com salto em extensão.. . … 23 2. 3. 2. PiVô…………. 25 2. 3. 3. saltos gímnicos… … 23 2. 3. 4. Rolamento ? ….. 25 23. 5. Rolamento à r 23 Departamento de Educação Física 2. 3. 6. Posições de equilibrio… … 25 2. 3. 7. saída em .. 23 2. 3. 8. Esquemas 25 2. . Minitrampolim.. … 27 Fases do Salto. ……. 27 2. 4. 1 . Salto em Extensão……… PAGF .. 27 2. 4. 1 . Salto em Extensão.. ….. 27 2. 3. 2. salto 28 2. 3. 3. Salto de carpa com pernas afastadas…… … 29 3. 3. 4. Salto com uma pirueta………. ….. 31 3. 3-5. salto de Mortal 32 …. 49 4. 1. Ginástica no nto à retaguarda ngrupado… .49 4. 1. 1 . Rolamento à frente e 4. 1. 2. Rolame 4. 1*3. Rolamento à frente com pernas afastadas… … 51 4. 1. 4. Rolamento à retaguarda com pernas afastad .. 53 4. 1. 5. Apoio facial invertido.. _ … 55 4. 1. 6. Apoio facial invert … 56 4. 1. 7.

Ro ido com rolamento à frente.. 8 4. 1. 8. . 4. 1. g. ponte. …. 61 4. 2. Ginástica de aparelhos………… 4. 2. Ginástica de aparelhos.. ……. 62 42. 1. salto de eixo – boque e plinto 52 42. 2. Salto entre mãos plinto 65 42. 3. Salto em extensão Trampolim Reuther…… 67 4. 2. 4. Salto engrupado Trampolim Reuther….. — 68 4. 2. 5. Salto com pirueta – Trampolim Reuther……… . 2 4. 3 Ginástica Acrobática…….. . .. 70 4. 3. 1. … ,70 43. 2. prancha Facial….. . .. 71 4. 3. 2. prancha Facial Dorsal. 72 4. 3. 3. Pino pra ia…. .. 72 4. 3. 4 Monte para os ombros (base de joe lhos). ….. .73 4. 3. 5.

APOi0 facial in ertido com apoio nas coxas do 4. 3. 6 Apoio facial invertido com apoio nos joelhos do base ( base sentado)………. 75 4. 3. 7 Apoio facial invertido com apoio n ente a dois os joelhos do base (base de pé). 7. Bibliografia. … ,77 4. 3. 8 Rolamento à fr …….. 78 86 1. RESUMO HISTÓRICO DA MODALIDADE A palavra gy’mnos vem do grego antigo e traduzido quer dizer «nu». Os atletas da antiga Grécia e Roma, preparavamse para as competições fazendo exercícios físicos sem roupas. Na altura os movimentos e diversas disciplinas desportivas promoviam não só o desenvolvimento ffsico, ma s também o espiritual.

Uma vez que a Ginástica esteve sempre ligada aos gregos e romanos (mais tarde), quando o gigantesco império de Júlio César entrou em declínio, o mesmo aconteceu à ginastica. Só no século XVIII este desporto renasceu na Europa. Francisco Amoros foi o criador do ensino da Ginástica em Espanha, d urante o século XVIII. J. F. C. Gutts Muths foi, no século XIX o pion eiro da Educação Física e da Ginástica Moderna. Muths estudou a forma como os gregos executavam os seus exercícios físicos e criou uma forma básica de Ginástica para implementar na Educ ação Física.

Este senhor foi também o responsável por elaborar ma classificação anatómica dos exercícios, usando aparelhos para desenvolver os músculos do corpo. Um compatriota de Muths, o alemão J. F. Jahn, juntamente co m o sueco p. H. Ling continuaram o seu trabalho. Jahn desenvolveu o desporto Ginástica, enquanto Ling desenvolveu um sistema de Ginástica. Friedrich Ludwig Jahn fo i o mais proeminente prof stica do princípio do PAGF s OF compatriotas. Introduziu novos aparelhos destinados a exer cicios de força e de destreza, tais como as paralelas, a bar ra fixa, o boque e a mesa alemã.

As primeiras competições organizadas também tiveram lugar por esta altura. Ling baseou o seu trabalho em factores médicos e anatómicos e classificou os exercícios físicos de acordo com esta linha de pensamento. Trabalhou com e sem aparelhos, considerando como primeira importância o movimento do corpo em vez da aquisição de destreza. 4 2. CONTEUDOS GINÁSTICA ARTÍSTICA NO SOLO Consiste na realização de u ma série de movimentos continuos e ritmicos, alternando com destrezas gímnicas. Todo o espaço do sol o (12m x 12m) deve ser utilizado, em todas as direcções. 2. . GINÁSTICA NO SOLO 2. 1. 1 . ROLAMENTO À FRENTE ENGRUPADO COMPONENTES CRÍTICAS C]Partindo da posição em pé e e extensão, desequilibrar o corpo para a frente, através da projecção da bacia para a frente e para cima; CIApoiar bem as palmas das mãos no solo, à largura d os ombros, com os dedos bem afastados, de forma a sustentar o peso do corpo e direccionar o movimento; OFIectir a cabeça, juntando o queixo ao peito; ; CIApoiar a nuca no solo; OFIectir os membros inferi doos unidos; cas (cintura), ajudando à projecção da bacia para cima e para a frente 3. 1. 2.

ROLAMENTO A RETAGUARDA ENGRUPADO COMPONENTES CRÍTICAS CID esequilibrio à retaguarda; OQueixo ao peito; C]Colocaçao das palmas das mãos no solo, ao do da cabeça, cotovelos unidos, os dedos orientados para trás; DManutençáo das pernas unidas à passagem da bacia pela vertic al dos ombros; C]Repulsão de braços; DEIevação do tronco, ma ntendo as pernas unidas e mantendo a mesma direcção do ponto de partida. 6 AJUDAS acolocar uma mão na nuca do aluno, ajudando à flexão da cabeça e a outra mão na parte posterior das coxa mais próxima, ajudan do a promover o desequilíbrio à retaguarda.

A ajuda poderá ser f eita, também ao nível dos ombros, ajudando a extensão dos braç os, para facilitar a passagem da cabeça entre os mesmos. 3. 1. . ROLAMENTO À FRENTE COM PERNAS AFASTADAS COMPONENTES CRITICAS Oldêntico ao rolamento à frente engrupado DManter os mem bros inferiores estendidos e unidos afastandoos só no fim do movimento; CApoiar as mãos entre os membros in feriares, na fase final, para a•udar o corpo a subir; DTerminar em equilíbrio.

PAGF 7 s viradas para cima, e manter os cotovelos unidos, à largu a dos ombros, até apoiar as palmas das mãos no colchão ; DManutenção da posição encarpada durante todo o enrolamento; CIForte repulsão dos membros superiores, até à sua extensão; DEIevação do tronco, mantendo os mem ros inferiores em extensão e unidos, e mantendo a mesma direcção do ponto de partida do a promover o desequilbrio à retaguarda. A ajuda poderá ser f os, para facilltar a passagem da cabeça entre os mesmos. . 1. 6. ROLAMENTO À FRENTE SALTADO COMPONENTES CRÍTICAS C]lmpulsão de pernas, projectando a bacia para cima e para a frente; CIFase aerea, lançando os membros superiores para a frente; acolocaçáo das mãos à largura dos ombros com dedos orientad os para a frente; CColocação da nuca no solo; JEnrolamento pro gresslvo sobre a coluna mantendo o corpo engrupado e sem oscilações laterais. Departamento de Educaç CIOlhar dirigido para as mãos; DDesequllíbrio do corpo e rolamento à frente. 0 CIMãos nas caxas, a ajudar na colocação da bacla. 1. 9. RODA DESCRIÇÃO TÉCNICA C]lniciar o movimento com os braç os em elevação superior no prolongamento do tronco e em posição de afundo da perna de impulsão; DApoio alternado das mãos no solo, afastado dos pés; DAIinhamento dos segmentos corporais na vertical, extensão do s membros superiores e inferiores; CIOlhar dirigido para as mãos; DRepulsão dos membros superiores; CIRotação da bacia, na trajectória aérea; Ginástlca CIApoio alternado dos pés na linha do movimento;

Cl Extensão dos membros superiores; DOIhar dirigido para as mãos: DBloquear os ombros e fazer uma r epulsão forte e dinâmica dos membros superiores; 13 DPromover a união dos membros infe flores após a passagem pela vertical; DManter o corpo em extensão durante a trajectória aérea; CIRecepção com o corpo em extensão. C]Colocar a mão mais próxima no ombro e a outra mão na zona p osterior na bacia. 3. 1. 11. AVIAO COMPONENTES CRÍTICAS DE-quilíbrio sobre uma perna; CITronc o paralelo ao solo e membro inferior livre acima da horizontal; CIPernas em extensão. 14 CIManter a posição durante 3 se undos

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